sábado, 22 de agosto de 2009

Chegou a hora da macarronada


O campeonato italiano começa hoje. O brilho até que é o mesmo, muito em função da tradição de um torneio que já foi o melhor. Alguns grandes craques ainda estão por lá, no entanto, Ibrahimovic e Kaká se foram. Favorito? Inter, mas acredito na Juventos que tem um bom time. O grande candidato a decepção do ano é o Milan.
Os participantes são:
Atalanta, Bari, Bologna, Cagliari, Catania, Chievo, Fiorentina, Genoa, Inter, Juventus, Lazio, Livorno, Milan, Napoli, Palermo, Parma, Roma, Sampdoria, Siena e Udinese.
A Juventus é a grande campeã do torneio com 27 conquistas. Segue a lista de títulos:
Juventus 27
Inter 17
Milan 17
Genoa 9
Torino 7
Bologna 7
Pro-Vercelli 7
Roma 3
Napoli 2
Fiorentina 2
Lazio 2
Cagliari 1
Sampdoria
Verona 1
Novese 1
Casale 1

Com sete títulos está a Pro-Vercelli, campeã em 1908, 1909, 1910/11,11/12,12/13/,20/21 e 21/22. Fundada em 1892 a Unione Sportiva Pro Vercelli Calcio 1892 aproveitou de vários problemas dos seus concorrentes, na era do amadorismo, e saiu da segunda divisão e no mesmo ano foi campeão também da primeira. Mas o sucesso não foi por acaso, tanto que o time conquistou 7 títulos para depois cair no esquecimento. Atualmente disputa o que poderia ser chamado de a quarta divisão do futebol italiano, Série c-2.

De volta aos holofotes está o Livorno. Associazione Sportivo Livorno Calcio, fundada em 1915. Time ideológico e muitas vezes perseguido pelos fascistas.
Jogos da primeira rodada
Bologna x Fiorentina
Siena x Milan
Inter x Bari
Catania x Sampdoria
Genoa x Roma
Juventus x Chievo
Lazio x Atalanta
Livorno x Cagliari
Palermo x Napoli
Udinese x Parma

Foto da torcida do Livorno. Extraída do dite oficial do Livorno.

Um comentário:

Rivelle Nunes disse...

Gosto muito do italiano, desde os tempos dos Silvios (Luiz e Lancellotti) transmitindo nas manhãs de domingo, da Band, o Napoli de Maradona e Careca. Na bota, sou Roma.
Abraços!