quinta-feira, 25 de setembro de 2008

VERMELHO X AZUL





As primeiras rodadas do campeonato inglês, a Premier League, bastaram para recomeçar a discussão mais freqüente sobre o futebol praticado na terra da rainha. Quem é melhor, Gerrard ou Lampard? Quem é mais decisivo? Acho muito difícil definir quem é melhor que o outro. Os dois são ótimos. As opiniões são “embasadas” na paixão. Os torcedores do Liverpool acham Gerrard o melhor. Lampard é o preferido dos azuis. Os dois são grandes jogadores e referências para os clubes. Para dificultar as coisas e acirrar a rivalidade, os dois usam a camisa 8 e exercem funções semelhantes. Atualmente o meio de campo do Chelsea permite que Frank Lampard divida responsabilidades e continue brilhando. O time tem vários jogadores decisivos e Lampard fica até ofuscado, no entanto, não é necessário ser um grande observador para ver o quanto ele é importante e técnico.
O Liverpool gira em torno de Steven Gerrard. Ele é o chefe, líder, capitão, referência e craque do time. Gerrard e Torres são os decisivos da equipe e se ele sumir do jogo o time vai sofrer. A bola não chegará com qualidade ao ataque. Hoje, até pelos investimentos dos dois clubes, Gerrard é mais importante, mais decisivo. Frank Lampard tem parceiros que dividem o peso da criação e até do combate defensivo.
Afinal de contas, quem é melhor? Não existe um aparelho para medir as qualidades de cada um. Se eu fosse o Fábio Capello, italiano técnico da seleção da Inglaterra, faria o time jogar para eles. Explorar a leveza e a técnica de Lampard e a liderança e capacidade de decisão de Gerrard seria minha obsessão. Sonharia com a visão de jogo de Lampard e incentivaria a bola longa de Gerrard. Falaria ao mundo que tenho dois volantes que são ótimos meias e dois meias que se tornam maravilhosos volantes. Exatamente por isso a velha pergunta volta anos após ano e fica sem uma resposta definitiva.
Os dois são ótimos!

Nenhum comentário: