sábado, 5 de junho de 2010

Grêmio permanece imbatível no Olímpico

Mesmo jogando sem seis titulares, entre eles a sua dupla de ataque, Borges e Jonas, o Grêmio manteve o seu mando de campo e derrotou o Atlético Mineiro por 2X1, ontem à noite, em Porto Alegre. Com o resultado, a equipe do Sul alcançou o 10º lugar na tabela, deixando a zona de rebaixamento para o Galo, nesta sexta rodada.


O time mineiro voltou a apresentar os mesmos erros de posicionamento na sua defesa, sofrendo com os levantamentos de bola em sua área. A zaga alvinegra continua atuando de forma imóvel e sem impulsão durante este tipo de jogada, sendo a terceira derrota consecutiva e ostentando a pior defesa do campeonato com 15 gols sofridos em seis jogos disputados.


Os dois gols de cabeça sofridos pelo Galo demonstram a falta de sintonia entre os seus defensores, que atuaram inicialmente com três zagueiros: Werley, Jairo Campos e Lima.


No primeiro tempo, o setor defensivo atuou bem até aos 37 minutos, mantendo-se atento às boas investidas de Fábio Rochemback, Hugo e Roberson. A pressão era totalmente alvinegra, com lances em velocidade entre o meio e o ataque, com Ricardinho, João Pedro, Tardelli e Muriqui.


Aos 38 minutos, um escanteio pela esquerda abriu o placar: Rochemback cobrou o lançamento e Hugo marcou o primeiro dos gremistas. Falha da zaga; Lima não subiu e o atacante tricolor não teve a menor dificuldade de marcar.


O Galo não se abateu e continuou pressionando o Grêmio, pecando apenas no último passe antes da finalização do chute para o gol.

Aos 45 minutos, Ricardinho chutou de fora da área e a bola desviou em Ozéia, enganando o bom goleiro Víctor e empatando a partida.


Vale destacar, no primeiro tempo, a boa troca de passes do meio alvinegro entre os garotos João Pedro e Rafael Jataí e pelos bons desarmes durante essa etapa.


No segundo tempo, o Grêmio, do técnico Silas, começou a marcar a saída de bola da equipe do Atlético ainda em seu setor defensivo, prevendo um novo erro do setor mineiro.


Logo aos 15 minutos veio o desempate gaúcho: em um novo cruzamento de Fábio Rochemback, Hugo apareceu novamente na área atleticana e marcou mais um de cabeça, desta vez, totalmente livre de marcação.


Com o resultado inóspito, Vanderlei Luxemburgo alterou o esquema de jogo forçando o time ao ataque: entrou Ricardo Bueno no lugar do zagueiro Jairo Campos, encostando mais o jogador em Diego Tardelli e Muriqui. O resultado foi bom, com o Galo melhorando um pouco mais em campo.

Aos 22 minutos, Diego Macedo perdeu uma oportunidade incrível. Após uma excelente defesa de Víctor dando rebote, o lateral desperdiçou aquele que poderia ser o gol de empate dos mineiros, chutando para fora e com o goleiro já batido no lance.


Após a expulsão do meia João Pedro, depois de fazer falta em um contra-ataque gremista, a situação do time visitante piorou e ficou difícil uma possível reação no estádio Olímpico.


Foi a terceira derrota consecutiva do Atlético (Vitória, Fluminense e Grêmio), que, com apenas seis pontos em seis jogos, permanece na zona de degola ocupando a 17ª posição. O próximo adversário do Galo será a equipe do Ceará, domingo, no Mineirão. Será a despedida da equipe no estádio, que fechará para as reformas previstas para a Copa de 2014 no Brasil.


Já o Grêmio saiu da ZN e tentará o seu segundo triunfo seguido no domingo, contra o São Paulo, no Morumbi, na última partida antes do recesso para a Copa da África do Sul.


Não culpo o goleiro Marcelo pelos gols sofridos, mas ao conjunto defensivo como um todo, principalmente a falta de orientação espaço/tempo do percurso da bola alçada dentro da área atleticana. Acredito que o Leandro poderia ter jogado bem melhor e se imposto mais.



Gostei da pegada do jovem Rafael Jataí no meio e da participação do ex-junior João Pedro, muito bem ao lado de Ricardinho. Os dois demonstraram personalidade em uma partida difícil.


CRUZEIRO: Começou o desmanche do time da Toca da Raposa. Com a saída do diretor de futebol Eduardo Maluf - um excelente administrador e também um ótimo negociador -, foi a vez do técnico Adilson Batista deixar o clube após três temporadas.


Junto com eles, também deixa o clube o atacante Kléber, negociado com o Palmeiras. Há rumores de que o goleiro Fábio também seja negociado para o futebol europeu. Uma pena! Fábio é uma referência positiva dentro do grupo e isso vai pesar, e muito, nas próximas atuações celestes. (CS)



Colaboração: Claudinei Souza

Nenhum comentário: