terça-feira, 8 de junho de 2010

Júlio César e a misteriosa contusão- Deu no blog do Jorge Eduardo

Jorge Eduardo é um amigo e um repórter zeloso.
Se ele falou...tá falado. Ele não é de jogar para a galera.
Tive a cara de pau de copiar e colar o texto de seu blog (que está entre os meus favoritos).
Vale a pena ler sobre a contusão do goleiro Júlio César.


Júlio César: hérnia de disco?!?!?!

seg, 07/06/10por jorge.eduardo
Confesso que tenho várias pulgas atrás das duas orelhas em relação à essa contusão lombar do goleiro Júlio César. Confesso ainda que a passividade com a qual nós de imprensa (e não me excluo disso) estamos tratando o fato também me incomoda. Parece tudo normal que faltando uma semana para a estréia, o melhor goleiro do mundo esteja no estaleiro e que não haja nenhuma informação precisa sobre isso.

Vou contar uma historinha acontecida há alguns anos, quando cobrí o Flamengo pela primeira vez e o Júlio ainda era o goleiro rubro negro. Ele já estava negociando com a Inter de Milão quando descobrí que ele tinha duas hérnias de disco bem definidas e outras duas para acontecer a qualquer momento. Em um jogo fora do Rio, ele sentiu as costas e evitou cobrar os tiros de meta. Durante a transmissão comentei que ele tinha o problema e o mundo veio abaixo na minha cabeça! Uma informação simples, já que, para esportistas, a repetição dos movimentos e as quedas proporcionam isso, sendo a solução, hoje, igualmente simples.

Por contrariar os interesses, fui chamado de mentiroso pelo médico, hoje chefe do departamento médico do Flamengo e da seleção brasileira, José Luiz Runco, que disse todos os impropérios que sabia e que ainda me ameaçou de processo. Só que eu tinha o laudo médico do último (naquela época) exame realizado pelo jogador, em uma clínica especializada, na Barra da Tijuca e consultei vários especialistas, entre ortopedistas e fisioterapeutas, evitando dizer o nome do paciente para não ferir a ética médica. A conclusão, sem exceção, foi a de que TODOS confirmaram que aquele paciente deveria ser submetido à uma cirurgia de coluna e que os tratamentos convencionais apenas postergariam o problema. Ficou PROVADO que o Júlio tinha as hérnias de disco! E até agora estou esperando os processos prometidos pelo próprio Júlio César e pelo Dr. Runco. Só que eles sabiam – e ainda sabem – que a primeira coisa que o juiz iria pedir seria uma perícia na coluna do jogador. Talvez, por isso, ainda aguardo este processo que nunca chegou.

Tempos depois, após se submeter aos procedimentos fisioterápicos, foi noticiado discretamente que ele veio ao Brasil em um período de férias e que operou meio que escondido. Até comentei isso! Dei publicidade à informação da forma como deveria e o médico Michael Simoni, que integrava a comissão médica da CBF naquele momento, foi o destacado para tentar me convencer de que a tal hérnia operada teria sido uma de hiato e não de disco. Fiquei deconfiado e mantive minhas informações. Aliás, tenho o laudo médico até hoje guardado em casa. Foi um dos meus melhores trabalhos de jornalismo investigativo.

Pois bem. A minha dúvida é a seguinte: como o Júlio César já tem um histórico de hérnias de disco, como o médico da seleção brasileira de hoje tem o costume de mentir para defender interesses e como o Dr. Michael Simoni disse que a hérnia operada não foi de disco e sim de hiato, estaria o goleiro número 1 do Brasil novamente acometido do mesmo mal que o acometia ainda quando era jogador do Flamengo? A esposa do goleiro, a atriz Suzana Werner, foi bem clara quando disse que o marido teve um problema nas costas, no amistoso diante do Zimbábue…

Esse silêncio é muito estranho e a falta de credibilidade das informações oficiais só abrem mais margens para especulações de todos os níveis. Até para essa que eu estou fazendo agora! Pergunto: não seria mais fácil ser honesto e cristalino diante de um problema que pode causar uma instabilidade no ambiente da seleção e causar a desconfiança do público torcedor?

Pelo bem da busca pelo hexa, tomara que minhas desconfianças estejam muito erradas e que o Júlio se recupere e arrebente nesta Copa! Mas as pulgas ainda me perseguem…

Um comentário:

Anônimo disse...

Marra, que "histórinha cabulosa" essa, hein meu "chapa"!

Tomara que tal hérnia não afete o desempenho dele logo agora. Torço para que ele, e todos, fiquem bem e façam uma boa Copa!

Mas, se não der pra ele, o Gomes vai muito bem, pois é um excelente goleiro, também!

Quem sabe "ainda" teremos surpresas? - Vamos ver!