quinta-feira, 24 de junho de 2010

Japão e Estados Unidos

Antes de qualquer Copa começar, sempre, Alemanha, Argentina, Brasil e Itália são favoritos. É normal que apareçam as forças emergentes, que podem ser a Holanda, Suécia (na época do Larsson), Portugal e Espanha. Entretanto, o que parecia impossível está acontecendo. É inegável a evolução do futebol dos Estados Unidos. A final da Copa dos Confederações mostrou isso claramente. Atualmente, o que pesa aos americanos, é a falta de vivência ou maturidade nas decisões. O time melhorou muito! Donovan e Dempsey são muito bons e eficientes. Já até me permito pensar que um dia os Estados Unidos serão campeões do mundo.
Em um patamar inferior está o Japão. Os japoneses também experimentaram um crescimento. O futebol em campo ainda precisa ser melhor testado, mas é interessante.
Algo une os dois países que já não engatinham mais no futebol: a dedicação.
Desde cedo, na escola, americanos e japoneses são convidados a pensarem competitivamente.
E ser competitivo no futebol é um bom caminho andado.

Um comentário:

Claudinei Souza disse...

Há muitos anos me pergunto quando acontecerá o dia em que a Seleção norte-americana alcançaria um futebol de alto nível.
Como você mesmo disse, desde criança, os americanos são instruídos a serem competitivos e ideologicamente orientados a serem melhores do que seus adversários em qualquer coisa que possam atuar, seja no esporte, em tecnologia ou na guerra.
A América - como se também não fossemos americanos - trata o resto do mundo como pessoas inferiores em tudo, desde a sua emancipação política da Inglaterra. Representam uma população de ex-colonos que lutaram pelo direito de não se subjugarem a ninguém.
Pois bem. No quesito esporte, atuam com quase hegemonia no basquete, na natação, elitistamente no golfe, possuem uma boa base no voleibol, no tênis, no atletismo e por aí vai...
Porque não no futebol? Não são eles conquistadores de objetivos, ou melhor, colonizadores do planeta?
Não me assustaria se o velho e hierárquico Tio Sam alcançasse tal feito histórico.
Afirmam terem conquistado até a Lua, apesar de eu não acreditar pelo contexto da época (lutavam contra o socialismo soviético e a afirmação do capitalismo) e as evidências de tal fraude foram questionadas pelo cineasta norte-americano Michael Moore.
Pois bem. É sim, possível, que brevemente teremos esta surpresa.
Quanto ao Japão, pontuarei pela chegada do mestre Zico ao país do Sol Nascente.
Com a sua ida para o Kashima Antlers em 1991, o futebol do país evolui muito. Digo que foi o próprio Zico quem os ensinou a jogar futebol! Tanto que foi ele um dos idealizadores do primeiro campeonato profissional em 1993, em nível nacional.
O Galinho de Quintino popularizou o futebol no arquipélago e, como os orientais também buscam uma afirmação neste esporte, também não me surpreende se um dia eles levarem a taça para lá.
Não sei se vocês já assistiram algum desenho japonês sobre futebol. Os caras redigem um roteiro como se fossem verdadeiros guerreiros lutando contra inimigos quase imbatíveis, bem ao estilo Dragon Ball. É hilário!
Mas, pentacampeões somos nós e torceremos até o fim contra todos que enfrentarem a nossa Seleção.
Parabéns, Dunga! Sucesso em sua caminhada rumo ao Hexa!
Um grande abraço à todos!