terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eleição no site da Trivela

Confesso que votar para aquela festa da CBF é uma das tarefas que faço com menos gosto.
Voto e não ligo muito para a premiação e para a eleição.
Não gosto da forma e gosto menos ainda do que permeia.
Mas da Trivela eu gosto.
Gostava da revista e gosto do site.
Fiel fonte de consulta e pesquisa, a Trivela me faz mergulhar em campeonatos distantes de nossa realidade, mas campeonatos e por isso interessantes e importantes.
Ter participado de uma votação da Trivela é digno de currículo.
Abaixo segue o resultado da peleja:

Prêmio Trivela: melhores de 2010

Postado em 21/12/2010 às 15:58 por Equipe Trivela.com


Messi foi o grande vencedor do Prêmio Trivela


A Fifa tem seu prêmio de melhor do mundo. Diversas publicações pelo planeta fazem o mesmo ao final de cada temporada. Por que, então, a Trivela também não tinha a sua "premiação"? Assunto resolvido: eis o primeiro Prêmio Trivela.

Consultamos 30 jornalistas de dez veículos diferentes, incluindo televisão, rádio, internet e jornais impressos. Cada um recebeu uma lista com indicações para as categorias, mas tinha a liberdade para alterar a posição, caso achasse necessário, ou mesmo citar outros nomes - valia votar em apenas um por categoria, mas com liberdade total para a escolha.

As categorias do Prêmio Trivela foram: Goleiro, Defensor, Meia, Atacante, Jovem (nascidos a partir de 01/jan/1989), Estrangeiro no Brasil, América e Melhor do Mundo. Consideramos, como a Fifa, o ano/base 2010.

GOLEIRO
1 - Iker Casillas (25 votos)
2 - Júlio César e Maarten Stekelenburg (2 votos)
3 - Gomes (1 voto)

O goleiro do Real Madrid teve uma temporada ótima. Fez uma das melhores campanhas da história dos merengues no Campeonato Espanhol, que só não acabou com o título porque o espetacular Barcelona conseguiu ser ainda melhor.

Apesar da decepção na Liga dos Campeões – com a sexta eliminação consecutiva na mesma fase -, o goleiro foi uma das figuras principais da seleção espanhola na Copa do Mundo de 2010, que acabou com o próprio levantando a taça.

Casillas participou de forma decisiva das quartas de final, contra o Paraguai, quando defendeu um pênalti cobrado por Óscar Cardozo, com o jogo ainda em 0 a 0. Na semifinal e na final, o goleiro também teve participação importante, o que o levou a ser um dos destaques do ano.

DEFENSOR
1 - Lúcio (10 votos)
2 - Gerard Piqué (7 votos)
3 - Maicon e Philipp Lahm (5 votos)
4 - Thiago Silva (2 votos)
5 - Carles Puyol (1 voto)

Lúcio, que tem em seu currículo uma Copa do Mundo, agora poderá dizer que venceu dois dos mais importantes títulos de clubes: a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Aos 32 anos, ele é considerado um dos melhores zagueiros do mundo.

Em 2010, o defensor brasileiro conquistou cinco títulos pela Internazionale: o Mundial, a LC, o Serie A, a Copa da Itália e a Supercopa da Itália. As boas atuações no primeiro semestre renderam a ele a convocação e a titularidade na Copa do Mundo da África do Sul. O zagueiro ajudou os nerazzurri a terem a defesa menos vazada do Campeonato Italiano de 2010. Em 38 jogos da Serie A, o clube tomou 34 gols.

MEIA
1 - Wesley Sneijder (12 votos)
2 - Lionel Messi (10 votos)
3 - Xavi (7 votos)
4 - Andrés Iniesta (2 votos)

Chegou na Internazionale para ser o organizador de jogadas que os nerazzurri não tinham. Sob o comando de José Mourinho e depois de ter saído sem brilhar no Real Madrid, tornou-se peça-chave da equipe que venceu o Campeonato Italiano pela quinta vez consecutiva.

Não bastasse isso, foi um dos principais jogadores do time também na Liga dos Campeões, onde o time cresceu no mata-mata e derrubou Chelsea e o favoritíssimo Barcelona para chegar à final e bater também o Bayern Munique – sempre com os passes precisos, gols importantes e dedicação do meia holandês.

Na seleção da Holanda, foi um dos principais jogadores do time que foi eficiente e ganhou espaço ao ir vencendo no mata-mata e chegando à decisão com a Espanha. Sneijder foi o principal jogador do time e ainda foi o artilheiro da equipe. Resumindo, teve uma temporada de sonho.

ATACANTE
1 - Diego Forlán (14 votos)
2 - David Villa (5 votos)
3 - Lionel Messi (4 votos)
4 - Cristiano Ronaldo e Diego Milito (3 votos)
5 - Samuel Eto'o (1 voto)

A campanha do Uruguai teve como ponto alto, em termos de emoção, a "defesa" de Luis Suárez no jogo contra Gana, pelas quartas de final. No entanto, o grande responsável por conduzir a Celeste ao quarto lugar na competição chama-se Diego Forlán. O atacante, de 31 anos, jogou fora de posição, armando o jogo, e mesmo assim teve atuações espetaculares. Não à toa foi eleito, pela Fifa, o melhor jogador do torneio, mesmo ficando fora da final.

Além disso, Forlán também foi o principal jogador do Atlético de Madrid na vitoriosa campanha da Liga Europa. Para completar, na final, contra o Fulham, marcou os dois gols dos rojiblancos na vitória por 2 a 1.

JOVEM
1 - Thomas Müller (17 votos)
2 - Paulo Henrique Ganso (9 votos)
3 - Neymar (3 votos)
4 - Gareth Bale (1 voto)

O jovem Thomas Müller, de 21 anos, se profissionalizou no futebol em 2008. Em pouco menos de dois anos, conseguiu a titularidade do Bayern Munique e da seleção alemã.

Müller foi um dos destaques do Bayern que foi o vice-campeão da Liga dos Campeões de 2010. O atacante não conquistou o título europeu, mas este ano ele ganhou a Bundesliga e a Copa da Alemanha. Não foi apenas pelas atuações no clube que fizeram Thomas Müller ser um dos jovens jogadores mais comentados do ano.

Na Copa do Mundo da África do Sul, foi o titular da seleção e marcou cinco gols pela Alemanha, sendo um dos artilheiros do Mundial ao lado de David Villa, Wesley Sneijder e Diego Forlán. Como Müller fez três assistências [o critério de desempate é o número de passes que resultaram em gols], ele ganhou a Chuteira de Ouro. E, ainda, levou para casa o troféu de Melhor Jogador Jovem da Copa.

ESTRANGEIRO NO BRASIL
1 - Darío Conca (27 votos)
2 - Walter Montillo (3 votos)

Entre todas as categorias, em nenhuma era tão previsível a escolha como nesta. Aos 27 anos, o argentino Darío Conca foi o grande nome do futebol brasileiro em 2010. Além de ter disputado todos os jogos do Fluminense no Campeonato Brasileiro, foi o principal nome do time na conquista do título da competição.

Ao contrário de muitas estrelas do futebol mundial, Conca preza pela simplicidade e humildade fora de campo. Não é adepto do marketing pessoal e nunca reclama via imprensa de companheiros, comissão técnica ou diretoria. Faz seu trabalho em campo e conseguiu o atual status somente dessa maneira: jogando futebol.

AMÉRICA
1 - Walter Montillo (15 votos)
2 - Darío Conca e Giuliano (5 votos)
3 - Paulo Henrique Ganso (2 votos)
4 - Andrés D'Alessandro, Landon Donovan e Neymar (1 voto)

O primeiro semestre deste enganche argentino já havia sido surpreendente. Até então desconhecido, Walter Montillo brilhou na Universidad de Chile, conduzindo a equipe até as semifinais da Libertadores da América. Despertou, então, o interesse de diversos clubes de fora do Chile, e no final das contas se transferiu para o Cruzeiro durante a Copa do Mundo.

Em Minas Gerais, sem qualquer tempo maior para adaptação, causou um impacto na Raposa e no Brasileirão impressionante. Chegou dominando o meio-campo, distribuindo assistências e marcando muitos gols também. Virou o principal jogador cruzeirense e rapidamente conquistou, também, a imprensa esportiva brasileira, costumeiramente cruel com atletas estrangeiros.

MELHOR DO MUNDO
1 - Lionel Messi (11 votos)
2 - Wesley Sneijder (8 votos)
3 - Xavi (7 votos)
4 - Darío Conca (3 votos)
5 - Andrés Iniesta (2 votos)

A convicção de que Lionel Messi é o melhor jogador do mundo na atualidade é tão grande que ele quase venceu em duas categorias o Prêmio Trivela. Sua versatilidade e categoria o definem como um jogador que tanto arma as jogadas como finaliza. As duas coisas com perfeição. Com isso, ele acabou votado como meia e atacante, e, no geral, foi eleito o melhor, mesmo não tendo ficado no topo de uma posição específica.

Tudo isso sem conquistar as duas principais competições que disputou. Primeiro, na Liga dos Campeões, caiu na semifinal com o Barcelona para a Internazionale de José Mourinho. Depois, com a Argentina, tombou nas quartas de final do Mundial perante a Alemanha. Ao menos foi espetacular na campanha do título espanhol do Barcelona. No entanto, o que certamente pesou mais para todos na hora de votar foi seu talento sobrenatural. Acima de todos, sem dúvida alguma.


Jornalistas que participaram do 1º Prêmio Trivela:

André Kfouri (ESPN Brasil), André Rizek (Sportv), André Sanches (CBN), Arnaldo Ribeiro (Placar e ESPN Brasil), Caio Maia (Trivela e Revista ESPN), Celso Unzelte (ESPN Brasil), Erich Beting (Máquina do Esporte), Estela Suganuma (Trivela), Everaldo Marques (ESPN Brasil), Felipe Lobo (Trivela), Felipe dos Santos Souza (Trivela), Flávio Gomes (ESPN Brasil), Gustavo Hofman (Trivela), Lédio Carmona (Sportv), Leonardo Bertozzi (ESPN Brasil e Trivela), Leonardo Mendes Júnior (Revista ESPN), Marcelo Barreto (Sportv), Marcus Alves (Trivela e Revista ESPN), Mário Marra (CBN), Maurício Noriega (Sportv), Mauro Beting (Bandsports e Bandeirantes), Paulo Calçade (ESPN Brasil), Paulo Massini (CBN), Paulo Vinícius Coelho (ESPN Brasil), Rafael Oliveira (Esporte Interativo), Ricardo Zanei (UOL), Rodrigo Bueno (Folha de S. Paulo e ESPN Brasil), Ubiratan Leal (Trivela e Revista ESPN), Vitor Birner (UOL e Sportv), Vitor Sergio Rodrigues (Esporte Interativo)

Nenhum comentário: