quarta-feira, 7 de julho de 2010

Final da Copa, Xabi e Van Bommel, Luxa e Dimas

Segue a coluna do Jornal O Tempo, que será publicada na sexta.

Estilos em confronto

Está chegando o grande dia da final da Copa do Mundo.

De um lado a Holanda

Holanda e Nova Zelândia são as únicas seleções que não perderam na Copa.
Mais que isso! A Holanda venceu todos os jogos das Eliminatórias e da Copa do Mundo. É necessário tirar da memória o estilo da Holanda vice de 74 e 78, a seleção de Sneijder e cia é totalmente diferente da sublime Holanda de Cruyff em 74 e da vice, na Argentina com Rene e Willy van de Kerkhof e Rensenbrink, em 78.
Sneijder é um talento acima da média e Robben também joga um futebol de sonhos.
Kuyt dá o tom da luta, do trabalho e corre o campo todo. Volta para marcar e se apresenta o tempo todo como opção.
A Holanda faz um jogo que precisa de Sneijder bem.
Quando ele recebe a bola tudo é diferente.
Os homens abertos pelas pontas são também uma notícia boa para o mundo da bola.

Espanha do jogo pensado

E a Espanha?
A Espanha adotou um estilo e aposta tudo nele. Del Bosque segue o que Aragonéz fez na Eurocopa.
Valorização de posse de bola. Muito toque, muito giro, muita técnica.
Enquanto a Espanha está com a bola, os adversários correm atrás dela. Se a Holanda deixar a bola com a Espanha, ela vai sofrer. Se a Espanha deixar, Sneijder achar Robben Kuyt, a Espanha vai ter muita dificuldade.


Versátil- Volante ou meia? No PSV, em seis temporadas, Van Bommel foi meia. Do Barcelona, ele foi para o Bayern. Na Alemanha, ao lado de Schweinsteiger, Van Bommel se posiciona como na seleção. Fecha na marcação e sai para o jogo com qualidade. O nome dele é pouco lembrado, mas ele divide a responsabilidade da saída com Sneijder. Olho nele!

Versátil II- Depois de cinco temporadas no Liverpool, Xabi Alonso foi para o Real. No Liverpool ele foi primeiro volante com liberdade para o jogo e meia com preocupação defensiva. Dono de ótimo passe e potente chute de longa distância, Xabi é o responsável pela bola longa. Num estilo de toques curtos e rápidos, é ele o homem do esticão e da inversão das jogadas. Olho nele!

E agora?- Dunga já se foi e as enquetes apontam Felipão como técnico da seleção. Mano, Leonardo e Luxemburgo também foram citados. Pesa contra o atual treinador do Atlético o sonho de ser gerente de futebol. Se fosse apenas técnico, a campanha do Atlético poderia ser outra. Ou será que o Ceará é melhor que o time do Galo? Sobrou gerenciamento errado e faltou competência de treinador.

Confusão- De uma hora para outra o Cruzeiro anuncia um pacotão de reforços. De um minuto para o outro Rafael Marques se torna dúvida e o que estava acordado não está mais. Ora! O grande segredo do Cruzeiro era saber negociar em silêncio. Fez grandes negócios assim. Será que esqueceu a fórmula?

Nenhum comentário: