sábado, 17 de julho de 2010

Vai começar a gastança - Deu na FOLHA

A Folha de São Paulo traz uma matéria sobre os investimentos nos aeroportos para a realização da Copa em 2014.
Quem está acostumado com as esperas nos aeroportos, sabe que a situação é lamentável e os recentes acidentes aéreos apontam para outras frentes como a revitalização dos órgãos que administram aeroportos e voos no país.
O investimento é necessário, mas nossos olhos estão abertos.



17/07/2010 - 09h00
Governo põe R$ 5,5 bi em aeroportos para o Mundial-2014


FILIPE COUTINHO
FÁBIO AMATO
DE BRASÍLIA

O governo federal lançará nesta segunda-feira os projetos para a modernização de portos e aeroportos para a Copa-2014, com prazos e investimentos da União e das cidades-sedes. Este é o principal gargalo estrutural do evento.

A Infraero gastará mais de R$ 6 bilhões em 16 aeroportos. Só nos aeroportos das 12 cidades-sedes serão investidos R$ 5,5 bilhões, sendo cerca R$ 2 bilhões em São Paulo.
O governo também vai injetar outros R$ 750 milhões na melhoria de portos e abrirá uma linha de financiamento no valor de R$ 2 bilhões, via BNDES e fundos constitucionais, para a construção de novos hotéis.

A cerimônia será comandada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Representantes das 12 cidades-sedes foram convidados para o evento, que pretende ser o pontapé inicial para as obras nos aeroportos. Os representantes dos municípios assinarão aditivo da matriz de responsabilidades de cada governo. O primeiro documento, assinado em janeiro, abarcava obras em estádios e de mobilidade urbana.


Agora, o executivo formalizará projetos para aeroportos e definirá a atribuição de cada governo - o investimento será da União. Pelo acordo, cada governo se compromete a priorizar os processos de obtenção de licença ambiental, um dos motivos para atrasos em obras. Os custos com reformas e ampliação no entorno dos aeroportos serão de responsabilidade dos governos estaduais e municipais.

A exceção é o gerenciamento dos estacionamentos, que ficará com a Infraero. A estatal vai absorver os lucros com a privatização dos estacionamentos, mas a tarefa de monitorar a execução dos contratos será de responsabilidade dos governos locais.

'O termo aditivo tem por objetivo complementar a matriz de responsabilidades no que tange às intervenções relativas a portos e aeroportos, para a execução de medidas conjuntas e projetos imprescindíveis à realização das competições'', diz o documento assinado pelo ministro Orlando Silva (Esporte).

Ponte entre diversas sedes, o aeroporto de Brasília receberá R$ 748 milhões. A obra deverá ser finalizada em abril de 2013. O governo do DF terá até janeiro de 2011 para obter licença ambiental.

Lula deve assinar também MP para elevar o teto da dívida dos governos locais, para acelerar financiamentos. Em Brasília, as obras atrasaram porque o governo demorou para provar que tinha verba.

Um comentário:

Herivelto Alves de Aguiar disse...

Olá Marra.

Acho que gastança é pouco. Vai ser uma farra de orçamentos super faturados, empreiteiras fantasmas e muita bandalheira.
Temos que ficar de olho!

Um abraço!