quinta-feira, 29 de julho de 2010

Goleiros de Mano, clássico, Libertadores e Neymar

Reproduzo a coluna de O TEMPO de sexta.
A não convocação de Fábio e de Diego Alves é um dos temas da coluna.


Sem Fábio e Diego?
A primeira lista de convocados de Mano Menezes, de uma forma geral, agradou pela proposta de renovação. Entretanto, o treinador que deu oportunidade a Ganso, Neymar e ao lateral Rafael, esqueceu de um nome e cometeu uma grande injustiça com outro. Nada contra a opção de Renan – goleiro do Avaí, que busca seu espaço, mas deixar de lado as opções de Fábio e Diego Alves foi um equívoco. A defesa do Cruzeiro apresenta espaços e falhas já há algum tempo e Fábio é chamado a operar vários milagres por jogo. Qual é o grande defeito dele? Alguém pode tentar achar explicação em alguns gols sofridos a partir de cobranças de falta, no entanto, não é preciso raciocinar muito para perceber que todos os goleiros eventualmente erram nas jogadas de bola parada. Fábio é muito bom na saída pelo alto, vai bem nos lances decisivos contra os atacantes e é frio o bastante para manter o controle emocional nos momentos decisivos. Pode ter pesado contra Diego Alves o fato de ele atuar no fraco Almeria. Entretanto, a imagem que ele deixou no Brasil é de muita segurança e ótimo reflexo. Diego é melhor que Jeferson e poderia ter sido melhor avaliado. Tomara que Mano Menezes abra os olhos para Fábio e Diego.

Clássico- Todo tipo de cuidado ainda será pouco para evitar problemas no clássico de domingo. O ineditismo do evento requer um cuidado especial. O primeiro clássico depois da paralisação do Mineirão deverá ser avaliado e reavaliado várias vezes. É o primeiro e não será o único. Se for para errar, é melhor errar pensando na segurança e no conforto de quem pagou o ingresso.

Libertadores- Chega a ser feio ver a timidez do São Paulo contra um Inter que buscou a vitória o tempo todo. É normal perder para em Porto Alegre, o que não é normal é um time semifinalista da Libertadores abrir mão de atacar e o meio de campo jogar tão distante do ataque. É possível que no Morumbi o panorama mude, entretanto, a postura e a falta de ambição da equipe foram assustadoras.

Brasileiro- Poucos perceberam, mas a pausa para a disputa da Copa já acabou. Daqui a pouco é o primeiro turno que vai embora. Uma olhadinha no calendário e o mês de agosto chegou. Qual a garantia que podemos dar aos times que não se acertaram em oito meses? De uma hora para a outra tudo se transformará? Já é hora de mudar o discurso e aprender a planejar melhor.

Neymar- Fruto da idade? Falta de maturidade ou excesso de confiança e máscara? O fato é que Neymar pode ser um grande craque, tem tudo para arrebentar na carreira, mas carrega uma fama maior que o normal. O pênalti perdido contra o Vitória foi uma demonstração clara de que o jovem jogador joga muito mais para ele que para o time.

Um comentário:

Jussara disse...

Mário, vc tem toda razão. O novo técnico da seleção cometeu um grande erro em não convocar o goleiro Fábio do Cruzeiro. Ele está em ótima fase e já se mostrou um dos melhores goleiros do Brasil. Já em relação a Neymar .. que isso ?! Esse menino tem tudo pra ser um ótimo jogador, senão, um dos melhores do país. Mas, se continuar desse jeito infelizmente não vai muito longe. A fama e a conta bancária dele podem estar até crescendo, mas, a mente .. continua de um moleque. Falta maturidade e, principalmente, humildade.