segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Alívio alvinegro

Após cinco rodadas, Atlético volta a vencer pelo brasileiro.

O jogo:

Com a ausência de um lateral esquerdo de ofício – Fernandinho e Leandro estão lesionados – a solução encontrada por Luxemburgo foi improvisar. Um lateral completo exerce duas funções básicas dentro de campo: defender e apoiar. É difícil encontrar um jogador que exerça com excelência as duas funções.Só para ilustrar, Roberto Carlos foi titular absoluto da seleção brasileira durante mais de dez anos, e com sua aposentadoria da seleção, o setor foi um dos pontos fracos do Brasil durante a Copa do Mundo. No Atlético, as funções foram divididas. Lima se encarregou de marcar, a função defensiva da posição foi sua responsabilidade. Ricardinho foi o responsável pela armação pelo lado esquerdo do campo, atuou como um ala.
Se pela esquerda Luxemburgo teve dificuldades para armar o time e acabou improvisando, na direita, mesmo com a ausência de Diego Macedo, o time não teve problemas. Rafael Cruz, finalmente estreou com a camisa alvinegra e jogou bem.
Foi firme na marcação, apareceu para o jogo e apoiou bem. No meio, Serginho e João Pedro foram os responsáveis pela marcação e Diego Souza, ainda sem ritmo de jogo, jogou solto. Na frente, Tardelli e Berola jogaram abertos pelos lados.
Na primeira etapa o time cometeu os mesmos erros das últimas partidas. Falhas na marcação, muitos passes errados e, mesmo jogando com três zagueiros – Lima, Werley e Cáceres - a equipe do Guarani encontrou espaços para chegar com perigo ao gol defendido por Fábio Costa. Sentindo as dificuldades que a equipe alvinegra encontrava na saída de bola, o time do Guarani adiantou sua marcação e pressionou o Atlético em seu campo de defesa.
Na primeira etapa a partida foi aberta, as duas equipes tiveram oportunidades, mas não conseguiram marcar.

Segundo Tempo:

Luxemburgo mexeu na equipe e Rafael Jataí entrou no lugar de João Pedro. Com a alteração Serginho teve mais liberdade, Jataí ficou mais na marcação e o meio ganhou consistência. Com um meio mais coeso, os alas puderam trabalhar com liberdade e o estreante Rafael Cruz foi o grande destaque. Foi dele a jogada para o primeiro gol de Tardelli. Aos 25 minutos Ricardinho, em uma rápida cobrança de falta, surpreendeu a defesa do Guarani. O meia encontrou Tardelli, livre de marcação, na grande área e de perna esquerda o atacante marcou seu sexto gol na competição.Galo 2 a 0.
Após o gol, o zagueiro Fabão foi expulso de campo por reclamação. A defesa do Guarani pedia impedimento no lance, mas a posição de Tardelli era legal.
Aos 32 minutos foi a vez de Obina balançar as redes. Após cruzamento de Diego Souza, o atacante que substituiu Neto Berola subiu mais que a defesa e cabeceou sem chances para o bom goleiro Douglas.
Com a vitória garantida a equipe atleticana vacilou o aos 47 minutos o Guarani diminuiu o placar. Mazola invadiu a área, foi mais rápido que a defesa e bateu cruzado: placar final: 3 a 1.
Se a vitória contra o Grêmio Prudente pela Copa Sul-americana deu confiança à equipe, o triunfo sobre o Guarani deu tranqüilidade aos atacantes alvinegros. Com os gols marcados, Tardelli e Obina terão mais tranqüilidade para trabalhar. Com o ataque funcionando,diminui a pressão, diminui a cobrança e naturalmente as peças irão se encaixar. (VR)

Colaboração:Vander Ribeiro

Nenhum comentário: