terça-feira, 20 de julho de 2010

Copa do Mundo é um grande negócio

A cidade de Poznan, atualmente com 636 mil habitantes, será uma das sedes da Euro 2012, que será disputada na Polônia e na Ucrânia. Poznan, se fosse uma cidade brasileira, seria comparada a uma grande cidade do interior brasileiro, como Santo André (673 mil habitantes), Uberlândia (636 mil habitantes), São José dos Campos (613 mil) etc.
Para receber três jogos na fase inicial da competição europeia, o estádio utilizado pelo Lech Poznan, passou por uma reforma que alterou a capacidade de 17 mil assentos para 44 mil lugares. A grande notícia para os poloneses é que o estádio vai contar com dois bares, restaurante e cerca de 2 mil vagas de estacionamento. A grande pergunta é quanto foi gasto para a reforma do estádio e a resposta surpreende: 31 milhões de libras, cerca de 84 milhões de reais.
Enquanto isso, em um certo país da América do Sul, em uma cidade muito maior, entretanto, sem tradição no futebol, o governo do Distrito Federal oficializou os valores da reforma do Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Nada mais que 696 milhões de reais.
O Mané Garrincha terá capacidade para 70 mil lugares, mas já passou por outra reforma em 2008.
Com o valor do Mané Garrincha, a Polônia poderia inaugurar mais oito estádios. É certo que a mão de obra pode variar, e que os impostos podem influenciar, tudo nem.
No entanto, a diferença é muito grande.
Não é possível que vejamos tudo isso acontecer e, ainda assim, permanecermos alheios a tudo que envolve o enorme negócio (para uns) que é a realização de uma Copa do Mundo.

As informações tem como fonte o site Máquina do Esporte e pesquisas em sites da Euro-12.

Um comentário:

Marcelo Bechler disse...

ótimo, ótimo, ótimo post...