sábado, 13 de novembro de 2010

Bill Shankly na coluna do SUPER

Você conhece Bill Shankly?

A seleção brasileira feminina de vôlei chega a mais uma final e o entusiasmo das meninas é contagiante. Está nelas, nos olhares, na força.
O futebol parece um pouco mais frio. Os atletas vibram, se motivam, querem ganhar. Entretanto, tenho a sensação que os zeros dos salários tornaram os jogadores de futebol mais frios e menos envolvidos.
É preciso recorrer um pouco a um passado distante.
Na terra dos Beatles, em 1959, um escocês chegava para mudar a história de um dos maiores times do mundo. Bil Shankly assumiu o Liverpool quando a equipe estava na segunda divisão inglesa. Por lá ele ficou até 1974. Foram 15 anos.
Três títulos do campeonato inglês, duas copas da Inglaterra e uma copa UEFA.
Mais que isso! Shankly, com seu estilo e suas frases, se tornou símbolo da torcida Red. Provocador, inquieto e insatisfeito, Bill Shankly certa vez foi perguntado sobre a pressão de se disputar uma final de Copa UEFA.
Ele não compreendeu a pergunta e se posicionou de forma extremamente popular, dizendo que pressão era a vivida dentro de uma mina, ou trabalhar sem receber salário.
A frase mais famosa dele retrata a forma com que ele via o seu trabalho. “O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso...”

Shankly- Para uns pode ser difícil compreender o que ele quis dizer. No entanto, fica claro como ele se entregava ao trabalho.
Foram 15 anos à frente daquele que se tornou o maior campeão inglês de todos os tempos e o time inglês mais vitorioso da Europa.
Os jogadores se doavam ao extremo por ele e confiavam no estilo dele.
Shankly era um estadista do futebol.

Personalidade- Algo que exalava dele era a paixão pelo time e pelo trabalho. Ele disse: "Fui o melhor técnico do futebol e devia ter vencido mais.
Não fiz nada de desonesto.
Quebraria a perna da minha mulher se jogasse contra ela, mas jamais a trairia." E sua intensidade era admirada até pela sua esposa.
Shankly não tinha medo de errar e fazia o mundo girar em torno dele.

Brasil- Em um país em que os técnicos são personalidades muitas vezes distantes da sociedade e que se apoiam em sucessos do passado para se manterem no topo, um pouco de humildade, de valor e de Bill Shankly não faria mal a ninguém. Até porque os títulos que ele conquistava só serviam para que ele se aproximasse mais de seu povo.

Paixão- Em tempos de ternos bem cortados e entrevistas recheadas de retóricas, Bill Shankly hoje seria um enorme sucesso de marketing.
Sobre uma decisão, ele disse: "Nem que eu estivesse doente perderia essa. Se eu estivesse morto, faria com que levassem o caixão para o estádio, colocassem ele em pé na arquibancada e cortassem um buraco na tampa."

Nenhum comentário: