segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Camp Nou vai ficar pequeno

É hoje!
A liderança do Campeonato Espanhol está em jogo. Real Madrid, 32 pontos, e Barcelona, 31, se enfrentam e a promessa é de um jogaço.

2009/2010
Na temporada passada o Barcelona de um show e a Liga ficou com Messi, Xavi e Cia. Com um futebol envolvente, rápido e de muito toque de bola, não teve para os rivais, ou melhor, não teve para o Real Madrid. O time merengue fez uma temporada irregular e teve muitos problemas ao longo da competição. Fora de campo, quem comandava a equipe era o chileno Manuel Pelegrini. O treinador, que teve boa passagem pelo Villarreal, não conseguiu fazer o time de Madrid apresentar um bom futebol. A equipe não tinha conjunto e disputou o título graças ao talento individual de seus jogadores. Kaká e C.Ronaldo seriam as grandes estrelas da temporada. Das duas apostas, apenas o português brilhou. Enquanto Kaká sofreu muito com as contusões e foi uma incógnita ao longo da temporada, o português assumiu a responsabilidade de comandar a equipe dentro de campo e correspondeu, jogou praticamente sozinho.


2010/2011
Para esta temporada o Real Madrid vem mais forte. José Mourinho assumiu o comando da equipe e a mentalidade mudou. O time é mais consistente, mais coeso e apresenta um futebol mais coletivo. Além de Mourinho, os reforços para o lado de dentro do campo também acrescentaram muito à equipe merengue. Ricardo Carvalho, Di Maria e principalmente o alemão Ozil deram uma nova cara ao Real.
Enquanto o Real Madrid se reforçou, o Barcelona fez prevalecer sua tradição. O clube catalão valoriza suas categorias de base e tem uma geração campeã; Valdés, Puyol, Pique, Xavi, Iniesta, Pedro e Messi vieram das “canteras”. Enquanto o Real Madrid contrata grandes jogadores, o Barça prefere criar seus craques. Uma peça ou outra é trocada - vai Ibra vem Villa – mas o padrão de jogo é sempre o mesmo; valorizar a posse de bola, manter o adversário em seu campo de defesa e na base da técnica conquistar a vitória.
No jogo de hoje teremos vários duelos particulares e as comparações são inevitáveis: Daniel Alves ou Marcelo? Ozil ou Iniesta? Mourinho ou Guardiola? Messi ou C.Ronaldo? Para você, quem vence o duelo de gigantes? Barcelona ou Real Madrid?

Colaboração: Vander Ribeiro

Nenhum comentário: