domingo, 28 de novembro de 2010

Mata-mata ou pontos corridos?

Tanta gente tem tanto argumento...
Argumentar é salutar.
Debater é crescer.
Os últimos acontecimentos e as suspeitas de entrega dos jogos são péssimos não para a fórmula de pontos corridos e sim para o ambiente esportivo.
No mata-mata, nos últimos jogos, nada impede um time já sem pretensões na competição de ajudar ou prejudicar um terceiro interessado.
O campeonato disputado em pontos corridos é mais justo, mas não é perfeito.
Inclusive, o que é a perfeição?
Trocar a fórmula de disputa é o mesmo que tirar o sofá da sala.

Modelo argentino

Existe uma corrente que defende a média de pontos como fator preponderante para rebaixamento e classificatório para Libertadores.
Quem defende a média, entende que três anos de soma de pontuação estimula qualquer time a disputar forte e concentrado qualquer jogo.
Entretanto, a partir de qual critério, não cai quem deveria cair e não sobe quem deveria subir?
Por quais motivos o Sport fica mais três anos com verba de televisão definida, enquanto as outras equipes ficam ganhando mais para depois cair?
Defender a média de pontos é defender uma virada de mesa e poucos perceberam isso.

Sou a favor da manutenção da disputa por pontos corridos.
Gosto e muito das finais, mas entendo que as finais dos Estaduais e da Copa do Brasil já preenchem a carência dos jogos decisivos.
Chega! É preciso valorizar a fórmula atual.

2 comentários:

VictorVillafort disse...

Concordo plenamente com você Mario. Pontos corridos é competência ao longo da competição. A diferença não é um jogo agora contra um rival de A ou B, é a perda de pontos da equipe em casa, ou deixar escapar uma vitória certa no decorrer do campeonato, ou seja, aquele que manteve a melhor média fatura e nada mais justo. Mata-mata já temos na copa do brasil, libertadores, sul-americana e estaduais. O campeonato brasileiro é o melhor campeonato do mundo. Para encerrar, as vezes colocando clássicos nas últimas rodadas poderia mudar um pouco, tenho minhas dúvidas.

Vander Ribeiro disse...

Pontos corridos sempre!

é mais justo. Seria um enorme retrocesso se voltássemos aos emocionantes mata-mata e à regulamentos malucos. Quanto as finais,, cada um faz a sua. Uns brigam para não cair, outros brigam por vagas e os melhores brigam pelo título. Sobre a questão de entregar ou não resultados, uma das alternativas seria colocar os clássicos sempre nas últimas rodadas da competição. Assim, se um clube não quisesse ver seu rival sendo campeão, teria que derrotá-lo. Quando o campeonato é de pontos corridos temos várias finais particulares. Final, cada um faz a sua.

Abraço,

Vander Ribeiro