terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Campeonato Espanhol

Pela 17ª rodada, Real Madrid e Barcelona vencem e apenas dois pontos separam os gigantes.

Barcelona

Jogando em casa, o time catalão enfrentou a equipe do Levante, 17° colocado na tabela com 15 pontos. Se olhássemos apenas as posições que as duas equipes ocupam na tabela de classificação, certamente apostaríamos em mais uma goleada do Barcelona. Vamos então adotar outros critérios, vamos observar as duas escalações.

No papel
Da equipe do Levante vale a pena destacar o atacante uruguaio Stuani, vice-artilheiro da série B espanhola na temporada passada com 22 gols.

No Barcelona, mesmo sem a presença da dupla de zaga titular (Puyol e Pique) e sem Messi - os três jogadores foram poupados pelo técnico Guardiola - se olhássemos a escalação fatalmente apostaríamos em mais uma goleada. Na defesa Guardiola improvisou, o volante Busquets jogou ao lado de Abidal; as laterais do time foram brasileiras, na direita Daniel Alves, e pelo lado esquerdo da defesa catalã jogou Maxwell; no meio, Mascherano atuou como primeiro volante enquanto a dupla Xavi e Iniesta coordenava as investidas ao ataque. Na frente, Villa pela esquerda e Pedro pela direita jogaram abertos pelos lados enquanto Bojan era a referência na área adversária. Apesar das ausências, o Barcelona é sempre forte, tem padrão de jogo, valoriza a posse de bola e envolve a equipe adversária com facilidade. Certamente não encontraria dificuldades para bater a equipe do Levante, mas a vitoria não veio com tanta facilidade.

O Jogo
Jogando sem o auxílio de Messi, Xavi e Iniesta tiveram dificuldades para encontrar espaços na defesa adversária. Pedro, Villa e Bojan até que se movimentaram muito, mas faltou entrosamento ao trio e, apesar do domínio catalão, o primeiro tempo passou em branco. O Barcelona criou boas oportunidades, mas não conseguiu abrir o placar. Os gols só vieram no segundo tempo.

Sem Messi em campo, Xavi e Iniesta tiveram que procurar alternativas para furar o bloqueio criado pela equipe do Levante. As apostas iniciais da dupla foram feitas nos atacantes, mas como a primeira etapa terminou em 0 a 0, no segundo tempo os meias do Barça encontraram uma ótima alternativa: Daniel Alves.

Quando Messi está em campo, Daniel participa ativamente das jogadas de ataque do Barça. Messi joga aberto pelo lado direito do campo, conduz a bola na diagonal, para o centro do ataque, e cria uma avenida na defesa adversária para o apoio de Daniel.
Na partida contra o Levante Daniel demorou a ser acionado, quando foi não decepcionou.

Aos dois minutos da segunda etapa o brasileiro recebeu passe de Xavi, dentro da área e teve tranquilidade para limpar um zagueiro adversário, levantar a cabeça e rolar para Pedro abrir o placar. Barcelona 1 a 0.

O gol trouxe tranquilidade. Enquanto o Levante apenas se defendia, o Barcelona seguia mantendo a posse de bola e ditando o ritmo do jogo.
Aos 13 minutos, em uma bela troca de passes, veio o segundo gol: Bojan saiu da área, se apresentou para Xavi, recebeu passe, tocou para Daniel Alves na lateral do campo e voltou para a grande área para receber o cruzamento. Enquanto todos esperavam que Daniel alçasse a bola na área, o brasileiro mais uma vez levantou a cabeça e rolou para Pedro, livre de marcação, da entrada da área - ocupando o espaço onde Bojan iniciou a jogada - estufar as redes do Levante e marcar 2 a 0 para o Barça.

Com a vantagem no placar o Barcelona tirou o pé e aos 34 minutos o Levante surpreendeu a defesa catalã. O atacante Stuani recebeu passe de Valdo e, de primeira, mandou uma bomba para o fundo do gol defendido por Valdés.

O gol obrigou o Barcelona a ser mais cauteloso. Nos minutos finais da partida, qualquer descuido da defesa poderia resultar no empate. A equipe visitante não ofereceu muito perigo e o Barcelona apenas administrou a vantagem e confirmou a vitória. Placar final: Barcelona 2 x 1 Levante.

O Barcelona não deu show, fez o que deveria ser feito, conquistou os três pontos – somou 46 - e manteve a vantagem de dois pontos sobre Real Madrid, que somou 44 pontos após a vitória sobre o Getafe.

Destaques
Pedro, autor de dois gols; Daniel Alves, com duas assistências e Thiago Alcântara.
O filho do ex-jogador Mazinho, que entrou no lugar de Mascherano, mostrou que tem potencial e que pode crescer muito nas próximas temporadas.


A esperança merengue
Após seis meses sem entrar em campo, sua última partida havia sido na Copa do Mundo contra a Holanda, Kaká voltou a vestir a camisa merengue.
O Brasileiro entrou nos 15 minutos finais da partida contra o Getafe e, apesar de ter contribuído pouco para a vitória pelo placar de 3 a 2, é o principal reforço do Real para a sequência do campeonato.
Apesar da pressão e da desconfiança de boa parte da torcida merengue, Kaká ainda não mostrou no Real Madrid aquele futebol que encantou a metade Rossonera de Milão, o brasileiro é uma importante arma para a sequência da temporada e para continuar a “caçada” ao líder Barcelona. O momento é de recuperação para os dois, O Kaká precisa do Real Madrid e o Real Madrid precisa do Kaká.(VR)



Colaboração: Vander Ribeiro

Nenhum comentário: