terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Campeonato Espanhol

Estamos mudando de endereço.
Acesse http://www.blogdomarra.com

Real Madrid vence Mallorca e a caçada ao Barcelona continua.

Após o tropeço contra Almeria, quando o Real Madrid apenas empatou com o lanterna da competição, o técnico José Mourinho resolveu corrigir alguns erros.

Kaká

Procurando o lugar ideal para o brasileiro no meio de campo madrilista, contra o Almeria o treinador optou por escalar a equipe sem um centro avante de oficio. Mourinho adiantou C. Ronaldo, tirou o português de sua posição, escalou Kaká no meio, ao lado de Ozill, e o Real Madrid desmoronou.

Desta vez, jogando contra o Mallorca, Mourinho preservou o homem de frente e optou por sacar Ozil do time titular. Na frente, Benzema teve mais uma oportunidade e não decepcionou. O francês jogou bem, fez a referência na área adversária, tabelou, procurou espaços entre os zagueiros e participou ativamente do jogo.

Di Maria e C.Ronaldo jogaram abertos pelos lados e Kaká chegava de trás.
O comandante do Real ainda não encontrou a formação ideal para a equipe e procura o lugar mais adequado para que Kaká possa render o esperado.

No meio, sem Khedira lesionado, Mourinho - por opção - sacou Xabi Alonso e a dupla de contenção foi formada por Gago e Granero. Enquanto Gago se encarregava da marcação, Granero tinha mais liberdade para avançar e auxiliava Kaká na transição da defesa para o ataque.

O Jogo


Nos minutos iniciais a falta de entrosamento foi nítida. O Mallorca marcava muito e C. Ronaldo e Di Maria foram anulados pelos jogadores adversários. Com a forte marcação nas laterais, o Real Madrid concentrava suas jogadas pelo meio, mas a falta de entrosamento pesou e com muitos erros de passe o Real Madrid não criava.

Apesar das dificuldades, o clima era bom. O Real Madrid se soltou em campo, ditava o ritmo da partida e tudo indicava que o gol sairia naturalmente. Aos 12 min., em uma jogada de muita velocidade, veio a primeira chance: Marcelo, Kaká e Benzema fizeram ótima tabela e criaram boa oportunidade de abrir o placar. A chance foi desperdiçada e na sequência veio o susto.

Com o lateral Marcelo ainda no campo de ataque, a equipe do Mallorca aproveitou o descuido da defesa madrilista. O Atacante Nsue recebeu livre pela direita de seu ataque, nas costas do lateral Marcelo, avançou com velocidade e bateu cruzado. A bola acertou a trave direita de Casillas e por muito pouco o Mallorca não abriu o placar.

O susto fez com que a equipe do Real Madrid diminuísse o ritmo. A equipe merengue sentiu o golpe e, após o lance, buscou o ataque com mais cautela. O adversário era perigoso, no primeiro turno o Mallorca foi a única equipe que não perdeu para os dois gigantes. Foram dois empates: 0 a 0 contra o Real e 1 a 1 contra o Barça.

O Real Madrid passou a valorizar a posse de bola e não se arriscava. A principal característica do time merengue é a velocidade de suas jogadas, quando optou por valorizar a posse de bola, o time merengue passou a fazer um jogo que não é o seu. O Real Madrid tinha a posse de bola, mas não sabia o que fazer com ela.

Segundo tempo

Com o zero no placar, Mourinho fez duas alterações e mexeu na equipe. Kaká deixou o campo para a entrada de Ozil; e Gago deixou o gramado para a entrada de Xabi Alonso.
As mudanças surtiram efeito e o time do Real voltou a explorar sua principal característica: a velocidade.

O time voltou mais ligado. Com toques rápidos deu mais velocidade ao jogo, e aos 15 min. veio o gol. Em um ataque de muita velocidade, C. Ronaldo recebeu passe de Ozil e tocou para Granero, na entrada da área, rolar para Benzema. O atacante teve calma para limpar o lance e bater de pé esquerdo, no canto direito do goleiro adversário. 1 a 0.

Após o gol o Real deslanchou, foi o senhor da partida. O Mallorca apertou a marcação, o jogo ficou truncado e os atacantes madrilistas só eram parados com faltas. Apesar do jogo ter melhorado na segunda etapa, tivemos apenas mais duas oportunidades claras de gol, uma para cada lado. A primeira foi para o Real: C. Ronaldo, de cabeça, escorou cruzamento pela direta e a bola tocou no travessão adversário. Já nos acréscimos, aos 47 min., foi a vez do Mallorca, mas Casillas desviou para escanteio e evitou o gol de empate. Placar final: Real Madrid 1 x 0 Mallorca.

Com a vitoria o Real Madrid continua na segunda colocação com 51 pontos, quatro pontos atrás do líder Barcelona que, após mais uma goleada – 3 a 0 contra o Racing – soma 55 pontos.

Destaque


Após as alterações o time merengue encontrou seu jogo e as mudanças de Mourinho surtiram efeito. Com Ozil no lugar de Kaká, o meio de campo ganhou mais mobilidade, não por fatores técnicos, mas o ritmo de jogo do alemão fez a diferença.

Se a entrada de Ozil deu mais mobilidade, a de Xabi Alonso deu mais consistência. O volante coordenou as jogadas no meio de campo do Real, foi firme na marcação, preciso nos passes e milimétrico nos lançamentos e inversões de jogadas; Alonso foi perfeito. A entrada do volante foi mais importante para o Real Madrid que a entrada de Ozil. Fazer as jogadas que o Ozil faz, Kaká também sabe fazer; jogar como Xabi Alonso joga é para poucos. (VR)


Colaboração: Vander Ribeiro

Nenhum comentário: