segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estaduais inauguram etapa das desculpas

Antes de a rodada começar, você já tinha ouvido falar no Arapongas?
Você conhecia o glorioso Serrano, de Vitória da Conquista?
Cruzeiro todos conhecem, mas poucos conhecem o Cruzeiro de Porto Alegre.

Quem está acostumado com o mundo fashion na Série A do Brasileiro acaba se assustando. Entretanto, os Estaduais reservam surpresas dos pequenos e um arsenal de desculpas e justificativas.

É certo que os times das Séries A e B tiveram calendário até início de dezembro e os jogadores de seus clubes ainda vivem a fase da preparação física para toda a temporada. No entanto, foram muitas as surpresas e alguns clubes já iniciam o ano tendo que explicar o inexplicável.

Na Bahia, os eternos rivais Bahia e Vitória começaram perdendo. O Bahia perdeu fora de casa para o Serrano, de Vitória da Conquista. O placar de 2 x 1, com gol de Jael, não bem aceito pelo treinador Rogério Lourenço. Estreando no comando da equipe, Rogério disparou contra o Estádio Lomanto Júnior e contra a arbitragem. Para embasar suas reclamações contra o trio do apito, Rogério colheu depoimentos de seus jogadores. Um falou que não foi falta e o outro reclamou que sofreu pênalti.
Rogério poderia ter falado que o tempo de preparação física influenciou.
Poderia ter feito o que fez Boquita, que disse ser difícil ajustar um time com 15 contratações.
Entretanto, Rogério preferiu colocar a culpa em fatores externos.

O Vitória também perder e foi em casa. O Colo Colo de Ilhéus, fez 1 x 0.
Antônio Lopes disse que o time é carente de um homem gol e que sem a figura de referência a vida do rubro-negro será complicada.

O Coritiba fez o papel dele, mas Atlético PR e Paraná tropeçaram feio e em casa.
O Paraná recebeu o Corinthians PR e foi derrotado por 3 x 1.
Já o Furacão não conseguiu segurar o Arapongas, de Arapongas.
Sérgio Soares falou da falta de tempo de preparação, mas jogou na conta da desatenção a derrota.

Avaí e Figueirense também buscam explicações. O Figueira empatou com o Metropolitano de Blumenau, em Blumenau. O Avaí estreou com derrota para a Chapecoense, em casa.
Para agravar a situação e aumentar o quadro de decepção, a Chapecoense chegou a estar vencendo por 2 x 0 e ainda viu o zagueiro Marcelo Ramos marcar contra e ser expulso. Nada adiantou e o Avaí não conseguiu o empate.

O Inter, que além do Brasileiro teve a disputa do Mundial em dezembro, joga o Gauchão com time B e também foi derrotado.
Enderson Moreira, que já dirigiu a equipe no início de 2010, até que não ficou procurando muitas desculpas. Quem procurou e achou desculpas para a derrota, diante do Cruzeiro, foi o presidente Giovanni Luigi. Para ele, a ansiedade pesou e o time foi derrotado.
De todas as declarações a mais forte e sincera parece ter sido a do técnico Renato Gaúcho. Renato tentou explicar o empate contra o Lajeadense.
Para ele, o Grêmio facilitou o jogo fazendo 2 x 0, ainda no primeiro tempo, mas depois menosprezou o adversário e o Lajeadense chegou ao empate.

Início é sempre assim. A diferença técnica fica menor e a diferença física pode pesar.
O ano de 2011 começa com novos nomes de times e velhas desculpas.

Nenhum comentário: