segunda-feira, 31 de agosto de 2009

In Rafa we trust


Existem alguns hábitos no futebol brasileiro que já fazem parte da rotina do mundo da bola. O Mineirão é conhecido como lugar de comer feijão tropeiro; as torcidas vaiando os árbitros antes da bola rolar; as brigas que acontecem em dia de clássicos; a mania de pedir a cabeça do treinador. Atualmente, não gosto de nenhum dos hábitos citados acima. O que mais me deixa chateado é a implicância com o cargo de técnico no Brasil. Adilson Batista tem sido alvo de críticas desde a sua chegada ao Cruzeiro. Errou a acertou inúmeras vezes e vai continuar errando e acertando muitas outras vezes. Celso Roth, no Atlético, começa a ouvir uns gritos de "burro". Ele pegou um time desacreditado e acostumado a derrotas, levou o time ao primeiro lugar do campeonato, deu uma cara de time e, com o passar do tempo, o time começou a ser melhor marcado e perdeu vários jogadores por lesões. Qual seria o motivo que levaria as diretorias de Atlético e Cruzeiro a fazerem um mudança no comando técnico?
Em um mundo diferente, com cultura e profissionalismo diferentes as coisas são também diferentes. Na Inglaterra, onde o campeonato local é muito disputado e já passa de 100 anos, alguns técnicos até são demitidos e outros chegam para trabalhar projetos novos. O maior campeão inglês, o Liverpool, não conquista um título nacional há quase 20 anos. Foi vice ano passado, perdendo apenas dois jogos, e começou a temporada 2009/10 com duas derrotas em quatro jogos. Para demonstrar o carinho, respeito e confiança no trabalho do técnico Rafa Benítez a torcida tem levado faixas e bandeiras para os estádios e vários reds têm usado camisas com dizeres: "In Rafa we Turst", em Rafa nós confiamos.
Eu sei que lá não tem tropeiro e tem muito árbitro que erra, no entanto, será que nossas torcidas não precisariam pensar um pouco mais?

Foto - Camisa usada nos jogos do Liverpool FC

Um comentário:

marcia disse...

No país do futebol nossa torcida ta mesmo precisando aprender a"torcer",nossos juízes precisando aprender a "apitar",nossos times precisando a aprender a aproveitar as oportunidades...quem sabe até 2014 a gente aprende...