sábado, 29 de agosto de 2009

Você conhece o Debreceni?


Vai começar a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Os olhos do mundo verão Barcelona, Manchester, Inter, Liverpool, Real, Bayern, Debreceni, etc. Debreceni? Sim! O campeão húngaro também vai disputar a Liga. A proposta é conhecer um pouco dos clubes que entram na principal competição de clubes da Europa, especialmente os que buscam um lugar ao sol.

Debreceni
Clube da cidade de Debrecen, que está a 200 km de Budapeste. Considerada a segunda cidade da Hungria, Debrecen está experimentando um crescimento muito grande nos últimos anos, muito em função de investimento de capital estrangeiro. Uma das principais universidades da Hungria está em Debrecen.
O clube foi fundado em 12 de março de 1902 como Egyetértés Football Club. Em 1912 houve uma separação entre os fundadores e o clube passou a se chamar Debreceni Vasutas Sport Club.
Com o início do profissionalismo na Hungria, em 1926, o Debreceni perdeu espaço para o Bocskay. Enquanto o Bocskay crescia o Debreceni caía para divisões inferiores. Em 1940 o Bocskay faliu e o Debreceni voltou a crescer e buscou voltar à primeira divisão. Em 42/43 o Debreceni voltou e permaneceu por quatro anos. De lá para cá, nos últimos 50 anos, a equipe subiu e caiu sete vezes. Em 67 o Debreceni chegou a disputar a terceira divisão húngara. Em 93 a equipe firmou o pé na primeira divisão e derrapou apenas em 2001, no entanto, contou com a sorte de ver que a equipe do Budapeste BKV Elöne, que subiu, havia desistido de disputar a primeira e o Debreceni foi convidado a voltar. A oportunidade de ficar na primeira fez despertar em um empresário local o desejo de investir. Gábor Szima colocou a mão no bolso e buscou administrar o clube. Em 2005 o centenário Debreceni foi campeão pela primeira vez. Feito que se repetiu em 2006, 2007 e 2009. Em 2009/10 o Debreceni vai disputar pela primeira vez a fase de grupos da Liga dos Campeões. Caiu no Grupo E. Na luta contra os húngaros estão o penta campeão Liverpool, o Lyon e a Fiorentina. Vida dura!

Uniformes
Na fundação as cores eram vermelho e branco.
Em 1925 o uniforme usado foi verde e branco.
Em 1937 passou para violeta e branco.
Algumas vezes o time chegou a usar amarelo e azul.

Nomes
Após a segunda guerra a política tomou conta do futebol húngaro e o Debreceni mudou de nome várias vezes.
48/49 - Debreceni Vasutas Sport Egyesület
49/55 - Debreceni Locomotive (ganhou o apelido de Loki)
56 - Törekvés
57/79 - Debreceni Vasutas SC
79- União do Debreceni Vasutas SC e DMTE, formando Debreceni Munkas Vasutas Sport Club (DMVSC). Durou 10 anos.
89 até hoje- DVSC - Debreceni Vasutas Sport Club

O time

Basicamente formado por húngaros e muitos deles servem à seleção nacional. Um hondurenho, um sérvio, um montenegrino e três brasileiros, dentre outros jogam pelo Debreceni. Os brasileiros são o zagueiro pela esquerda Hugo de 22 anos. No Brasil ele já defendeu o Friburguense e o Vasco. Outro zagueiro é o Leandro de 27 anos. Leandro jogou no Corinthians, Londrina e Atlético Paranaense. Vinícius é o outro brasileiro, um jovem de 20 anos que passou pelo Porto Alegre.

Foto - Fundação do Debreceni em 1902 - site oficial do clube.

Nenhum comentário: