sábado, 15 de agosto de 2009

SUPER de 16.08

Amanhã é dia de coluna no SUPER.
Olha ela aí:
Foot, que quer dizer pé

Sempre ouço sugestões para melhorar o futebol. Já recebi um projeto, todo detalhado, que tratava da criação de uma Liga de aspirantes ao profissional. Outra ideia recorrente é sobre a extinção da lei do impedimento. Entendo que as adequações são vitais para o esporte, especialmente pensando em valorizar o tempo de bola correndo em campo. A boa jogada muitas vezes é barrada com faltas. O excesso de faltas não deixa a bola rolar e atrapalha o espetáculo. Colocar limite para o número de faltas parece ser uma medida que preserva a qualidade do evento, privilegia a boa técnica, no entanto, não acredito que a Fifa adote tal medida. Outra alteração é totalmente viável. Futebol não é foot? Foot não é pé, em inglês? Alguém poderia explicar o motivo do lateral ser cobrado com as mãos? Não seria mais fiel ao próprio nome do esporte se o lateral passar a ser chutado? O chute na cobrança de um lateral modificaria a dinâmica do jogo. Aquele zagueiro, sem recurso, teria que pensar antes de dar um chutão de qualquer jeito, afinal de contas, um lateral, batido com os pés, pode virar uma chance real de gol. O bom zagueiro, mais técnico, seria mais valorizado. As jogadas com perigo de gol aumentariam. Pense nisso!

“Futebol não é foot? Foot não é pé, em inglês? Alguém poderia explicar o motivo do lateral ser cobrado com as mãos?”

América – As emoções mais fortes dos torcedores dos clubes mineiros estarão no Independência. Hoje pode ser um grande dia para o Coelho. É certo que do outro lado estão profissionais que buscam a mesma meta, no entanto, acredito em uma classificação para a Série B. Ainda que venha uma decepção, as indicações são claras de que o América está no caminho certo.

Gaciba – O árbitro Leonardo Gaciba foi reprovado nos testes físicos e vai ficar um bom tempo afastado no Brasileirão. Dá para entender? É verdade que ele não é um gênio, entretanto, é muito melhor que maioria. Gaciba fica de fora e o Djalma Beltrami fica livre? Não seria o caso de punir a banca que aplicou os testes físicos e liberar o árbitro?

Elenco – Novamente o discurso de que o elenco do Atlético é fraco volta à tona. Qual time pode perder um meio de campo inteiro e ainda consegue manter a pegada? A tarefa de hoje é duríssima! Encarar o Timão, em São Paulo, não é fácil. É muito importante vencer e iniciar o returno com uma boa sequência de resultados.


Meio de campo – Não existirá duelo entre Adilson e Luxemburgo. Haverá uma luta por recuperação na tabela do campeonato. O Cruzeiro precisa da vitória, os três pontos aproximam os clubes. Entretanto, o que mais o Santos tem feito na competição é empatar. A força da compactação do meio do Cruzeiro dá esperanças de que o Peixe não vai conseguir criar as jogadas.

3 comentários:

Herivelto Alves de Aguiar disse...

Olá. O caso do Gaciba não é a primeira vez que acontece. No jogo entre o Galo e Corinthians seria muito bom ver Rentería ao lado do Tardeli, dois jogadores rápidos e de alto nível. Um abraço.

RODRIGO DOLABELA disse...

Parabéns MESTRE !!!

Marcelo Bessa disse...

Marra,

Falando do meio campo do Cruzeiro, não está na hora do Fabinho ser titular no lugar do Fabrício que vem jogando a muito tempo só nos microfones!!!!!!!!!

O que voce acha?????????

Marcelo Bessa