quinta-feira, 22 de abril de 2010

Coluna de O TEMPO de 23/04

Encontro marcado

A Copa do Brasil reserva para a próxima semana um encontro marcante no Mineirão. Na quinta, tem Atlético x Santos. Vanderlei Luxemburgo vai rever alguns de seus jogadores em 2009 e o público de Belo Horizonte vai ter a oportunidade de ver os meninos do Santos bem de perto. Para quem quer ser campeão o ideal seria evitar encontrar o Santos, no entanto, a tabela já acenava para o confronto e ele foi inevitável. O Santos é imbatível? Não. Na verdade, o Santos até perdeu mais em 2010 que o próprio Atlético. O Peixe perdeu para o Mogi Mirim e Palmeiras, com o time titular e com os reservas perdeu para o Guarani. O Galo foi derrotado duas vezes. Uma no Mineiro, para o Cruzeiro e na Copa do Brasil o time de Luxemburgo perdeu para a Chapecoense. Entretanto, ninguém no Brasil joga um futebol mais bonito e vistoso que o Santos. Para que o Atlético consiga passar para a próxima fase é necessário que o time jogue um futebol acima da média do que tem jogado até agora. Vanderlei armou muito bem a equipe contra o Sport e o esboço do time parece estar montado, mas será que consegue parar o Peixe e ainda obter vantagem? Uma coisa é certa: atualmente o Atlético só é derrotado quando o jogo acaba.

Finais- Antes de Neymar, Robinho e Ganso, o Atlético tem pela frente um time que não toma gols. O Ipatinga foi programado para jogar bem defensivamente e sair em alta velocidade e com qualidade ao ataque. Mesmo jogando muito desfalcado, o time do Vale do Aço mostrou que tem um padrão de jogo estabelecido e é altamente perigoso nos contra-ataques.

Libertadores
- A hora de o torcedor do Cruzeiro reclamar do treinador e questionar os jogadores já passou. A Libertadores é a competição e ponto final. Vale a pena romper com o time? A hora é de abraçar a equipe e erguer a cabeça. É perfeitamente possível ver o Cruzeiro jogar um bom futebol novamante.

Lições
– A eliminação no Mineiro abriu folga na agenda e pode ajudar a reparar erros que precisam ser evitados. Quantos gols a defesa do Cruzeiro tem levado do mesmo jeito? Será que os adversários não perceberam que a defesa oferece espaços e a recomposição às vezes é lenta? É preciso voltar a ter a confiança da torcida e é preciso reparar erros costumeiros.

África- A bruxa que sempre passa antes da Copa do Mundo está assustando muita gente boa. Drogba, Kaká, Fábregas e Torres sabem do que estou falando e sofrem em busca da recuperação clínica para a Copa. Enquanto isso, argentinos e holandeses observam seus melhores jogadores em ótima forma. Messi e Robben já estão no clima da competição. Todo cuidado é pouco com eles.

Nenhum comentário: