sexta-feira, 9 de abril de 2010

Começou e já vai acabar

O campeonato mineiro vai chegando ao fim e, ao mesmo tempo começando.
Tudo o que foi jogado até agora serviu como avaliação para os grandes e como balcão de negócios para os pequenos.
Os quatro que permaneceram mostraram mais competitividade.
O Tupi poderia estar entre os semifinalistas, mas caiu na bola contra o forte sistema defensivo do Ipatinga.
O América teve sua vida dificultada na fase de classificação, quando mostrou muita irregularidade e foi punido ao cair na disputa pela vaga contra o Atlético.

Atlético
O time chegou a mostrar um bom futebol na competição, entretanto, a imagem deixada nos jogos contra o América não foi boa.
No primeiro jogo a palavra que definia bem a equipe era superação. O time perdia por dois gols de diferença e chegou a virar o placar ainda no primeiro tempo.
No entanto, o segundo jogo foi marcado pela insegurança. A situação havia sido invertido e o Galo é quem tinha a vantagem de dois gols e um jogador a mais em campo. Ainda assim o Coelho sufocou, empatou e quase venceu. Incrível o tanto que ficou nítido que o Atlético sentiu o golpe dos gols do América.
Qual Galo vai entrar em campo? Que lições o time já conseguiu tirar do elenco?

Democrata
Novamente bem treinado pelo Moacir Júnior, a Pantera mostrou ser um time competitivo e forte no ataque. A grande virtude do treinador é ter conseguido usar a mesma base durante quase todos os jogos, o que indica disciplina e bom condicionamento físico.
Alex Santos, Dudu Araxá, Marcel, Wanderson, Sandro Manoel, Eli Tadeu e Eraldo foram destaques.
O time tende para a direita com Alex Santos e marca bem com a pegada forte de Dudu Araxá e Marcel. Wanderson busca espaços perto da área e chama Eraldo para a função de pivô. O centroavante, que já foi do Villa e do Cruzeiro, tem sido implacável nas bolas altas.
Pesa contra o Demô a parte administrativa. O time assumiu ser time de verão e não deve disputar as competições nacionais. Sendo assim recorre às parcerias e não forma jogadores em casa.
O Mamudão não trata seus torcedores como eles merecem. O cheiro dos banheiros é horroroso e escancara a falta de qualidade administrativa e de visão de futuro.

Cruzeiro
Melhor time na fase de classificação, o Cruzeiro chegou a dar sono em alguns jogos. É aceitável fazer o elenco girar e dar oportunidades aos reservas, ainda mais quando o time tem uma competição mais importante sendo realizada ao mesmo tempo, entretanto, o que ficou muito claro foi que o Cruzeiro poderia ter jogado ainda mais. Hoje, em entrevista ao programa Globo Esporte, o atacante Thiago Ribeiro assumiu que o time rendeu bem apenas quando foi exigido.
O elenco é superior aos outros e o treinador já conseguiu implantar uma filosofia de trabalho, isso faz o Cruzeiro sobrar na competição.
Evidentemente que agora uma falha pode determinar o tombo, mas o que deve ser avaliado é o projeto do Cruzeiro no Mineiro e não o resultado.

Ipatinga
Foi muito bem montado o Ipatinga. O time sempre jogou para se defender bem e explorar a velocidade nos contra-ataques.
Até a estatura dos homens de defesa pesou na montagem.
A preferência sempre foi jogar com três zagueiros e dois volantes de pegada. Luizinho sai bastante pela direita e passeia em todo o campo ofensivo. Marinho Donizeti fica mais e sai na "boa". A chegada de Alessandro deu mais força ofensiva ao time.
Outro ponto muito a favor do Tigre é que o time joga muito bem fora de casa e oferece várias ciladas para usar os contra-ataques.
Negativo é que o time chega na hora da definição com Departamento Médico cheio e o elenco não é tão grande e bom para que o time se mantenha no topo.

Nenhum comentário: