sábado, 3 de abril de 2010

Campeonato Espanhol

Real Madrid vence dois clássicos e continua na liderança

Após ser eliminado da Champions League o Real Madrid concentra toda sua força na conquista do Campeonato Espanhol. Da eliminação para o Lion até agora, foram quatro vitórias. A primeira, contra o Valladolid (4 a 1), evitou que uma crise se instaurasse na equipe merengue. Uma derrota dentro de casa, logo após a eliminação da Champions League traria consequências trágicas ao elenco. Isso não aconteceu, o Real conseguiu a vitória e o time continuou na ponta do Espanhol. Para deixar a “crise” um pouco mais distante, na sequência veio a vitória fora de casa em cima do Sporting Gijón, 3 a 1 de virada. As outras duas vitórias vieram nos clássicos de Madrid: contra o Getafe nenhuma surpresa, com dois gols e C. Ronaldo e dois de Higuaín o Real definiu o jogo logo no primeiro tempo e garantiu a vitória pelo placar de 4 a 2. Se contra o Getafe o Real Madrid não teve problemas para conquistar a vitória, contra o Atlético o time merengue encontrou um pouco mais de dificuldades.

O Jogo
O Real Madrid partiu para cima do Atlético logo no início e buscava o gol a qualquer custo. Acreditando na superioridade técnica de seus jogadores o time merengue pressionava muito, mas atacava de forma desordenada e não conseguia criar oportunidades claras de gol. Enquanto a pressão aumentava, o Atlético se comportava muito bem em campo. O time do atacante Aguero – genro de Maradona - diminuía os espaços, e a forte marcação exercida obrigava os atacantes merengues a buscar o jogo no meio-de-campo. Sem espaços para a criação, Higuaín, Van der Vaart e C. Ronaldo arriscavam chutes de longa distância e insistiam nas jogadas individuais. As principais oportunidades da equipe do Real foram criadas por C.Ronaldo. O português é um jogador muito técnico e, jogando pelos lados do campo, tem muita facilidade para envolver os adversários e encontrar espaços para as finalizações.

Ao contrário de Kaká, o atacante português se adaptou muito bem ao esquema de jogo do Real. O time merengue não joga um futebol vistoso, entra em campo para ganhar acreditando mais no talento individual de seus jogadores do que na coletividade de um grupo coeso. C.Ronaldo tem a cara do Real Madrid; é um grande jogador e, apesar de também saber jogar coletivamente, acaba deixando prevalecer o individualismo. Seu talento é inquestionável, graças a ele o Real já conquistou várias vitórias, e como C. Ronaldo gosta de decidir, e também de ser o centro das atenções, acabou caindo nas graças da torcida merengue. O português tem um futebol individual, objetivo e eficiente; do jeito que o Real Madrid gosta.

De volta ao jogo
Apesar do maior volume de jogo do Real Madrid, quem saiu na frente no placar foi o Atlético. Aos 10 minutos, após cobrança de arremesso lateral, o zagueiro Albiol tentou se antecipar, errou o tempo de bola e o ataque do Atlético teve total liberdade para abrir o placar: Aguero recebeu passe de Tiago e fez a assistência para Reyes bater cruzado, no canto direito, sem chances para o goleiro Casillas. Com a desvantagem no placar o Real Madrid aumentou ainda mais a pressão, mas de nada adiantou. A equipe continuava desordenada em campo e pouco criava. Após sofrer o gol, o pouco que restou de coletividade da equipe do Real foi por água abaixo. O time insistia nas jogadas individuais e nas finalizações de longa distância, mas a estratégia não funcionava. Enquanto o Real buscava o gol, o time do Atlético se defendia com tranqüilidade e investia – também sem sucesso - nos contra-ataques. O restante da primeira etapa foi morno, o Atlético apenas se defendeu e o Real desperdiçou duas boas oportunidades de gol. Aos 37 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Higuaín, na pequena área, limpar o goleiro e chutar. O português Tiago, na hora H, travou o chute do argentino e evitou o gol de empate. A segunda oportunidade veio aos 45 quando C. Ronaldo, livre de marcação e de frente para o gol, cabeceou para fora.

Segundo tempo
Para a segunda etapa o time do Real veio mudado, mas nenhum jogador foi substituído. O time mudou sua postura em campo, no intervalo o técnico Manuel Pellegrini mudou a mentalidade da equipe. O Real voltou mais consciente e por alguns minutos a individualidade deu lugar à coletividade. A mudança surtiu efeito e logo aos 4 minutos veio o empate. Após cobrança de escanteio, Albiol subiu mais que a defesa “rojiblanca” e cabeceou forte, a bola ia para fora quando Xabi Alonso, posicionado na segunda trave, aproveitou a oportunidade, empurrou a bola para as redes e empatou a partida. Após o gol o Real seguiu pressionando e a virada não demorou a sair. Aos dez minutos Xabi Alonso – como nos velhos tempos de Liverpool - fez ótimo lançamento para Arbeloa dominar no peito, invadir a área, driblar o zagueiro e marcar o gol da virada merengue. O Real continuou pressionando e aos 17 minutos foi a vez de Higuaín marcar. A defesa do Atlético “bateu cabeça” e a bola sobrou na entrada da área para o argentino marcar seu 23° gol na competição.
Durante aproximadamente 20 minutos o Real abriu mão da individualidade e apostou suas fichas na coletividade. Foi o tempo suficiente para não só virar o jogo, mas também abrir uma confortável vantagem no placar (3 a 1) diante de um adversário abatido. Após o terceiro gol, o time voltou a cometer os mesmo erros, a individualidade voltou ao gramado e a equipe diminuiu seu rendimento em campo.
Aos 22 minutos, após cobrança de escanteio, Xabi Alonso deu um presente ao time do Atlético: o volante cometeu pênalti ao cortar intencionalmente um cruzamento com a mão esquerda. O uruguaio Forlán não desperdiçou a oportunidade, bateu forte e colocou o Atlético de volta ao jogo.
O clássico que tinha tudo para ganhar mais emoção em seus minutos finais, acabou ficando sem graça. O Atlético não fez uma boa partida, Forlán, Aguero e Simão tiveram pouca inspiração e não conseguiram criar boas oportunidades de gol. O Real Madrid voltou a jogar individualmente e nada produziu. As poucas oportunidades que teve foram conquistadas através das bolas paradas e nenhuma foi aproveitada; placar final: Real Madrid 3, Atlético 2.
Mesmo jogando bem durante apenas aproximadamente 20 minutos – o período em que jogou coletivamente - o Real Madrid conquistou importantes três pontos em um momento decisivo do campeonato. Pela próxima rodada o Real joga fora de casa e enfrenta o Racing, 16° colocado com 31 pontos, equipe que luta contra o rebaixamento. Já o Barcelona joga em casa contra o Athletic, 6° colocado com 45 pontos.(VR)

Colaboração:Vander Ribeiro

Um comentário:

Daniel Reiner disse...

Caramba! Fiquei aqui escutando o "Enquanto a bola não rola" e me esqueci desse jogo. Abraço!