segunda-feira, 26 de abril de 2010

Entre tapas e beijos

A relação entre imprensa e torcida deveria ser boa.
Apenas boa e nada mais.
Entretanto, o mal uso gerou problemas e conflitos.
Não são poucos os casos de favorecimentos a jogadores e clubes.
A distorção não é e não pode ser o padrão.
A opinião deve ser vista apenas como opinião e deve ser emitida livremente e com o respeito e isenção necessários.
Procuro zelar pelo que faço e tenho a preocupação de argumentar nas minhas opiniões.
Trazer exemplos e enumerar lances e situações transformam a impressão em fato.
Recebi um comentário e quero dividir com os leitores.

"Isso é enganar o torcedor. Por muito pouco o Galo não ficou de fora da semifinal deste campeonato mineiro. A torcida, tão sofrida, está mais uma vez iludida. Culpa de ambos. De vcs que são irresponsáveis ao transformar japoneses em craques e dos próprios torcedores que parecem não aprender nunca."

Dar a opinião se um jogador foi mal ou bem não se encaixa em responsabilidade ou irresponsabilidade. Achar o cabelo da Mariana Ximenez bonito ou feio é questão de opinião. Criticar o corte do terno do Lula é opinião. Achar que o Corrêa é um bom jogador...opinião ou responsabilidade?

5 comentários:

Eugenio Raggi disse...

Marra,

Não leve para o lado pessoal. Falei da imprensa em geral.

Mas quando se fala a respeito de Correa, chamá-lo de bom jogador é negar os fatos, negar a trajetória do atleta (repleta de muitos baixos e pouquíssimos altos), negar todas as suas atuações ridículas ao fim do ano passado. Correa é um volante - o que, por si só, já o coloca num panteão inferior de atletas (com as raras exceções de praxe).

Pode-se dizer o quiser de um atleta. Mas no caso do Correa sempre vai ficar a marca do jogador lento, previsível, burocrático e limitadíssimo intelectualmente. Mas é o que a torcida do Galo vem se acostumando a eleger como craque nestes tempos em que pequenos espasmos lhes dão sobrevida.

No mais, Marra, você ainda é uma exceção à parte. Quem sabe mais uma decepção com esse timinho mentiroso do Luxemburgo possa fazer a parte limpa da imprensa - da qual vc faz parte - ficar um pouco mais cética com os kalils e Vanderleis dessa vida.

Bessas disse...

Eugenio,

Como disse o Mário Marra,questão de opinião. Você, eu, ele todos nós podemos discordar é algo pessoal, subjetivo. Agora vou dar uma de adviogado do diabo, invertendo a coisa, quantos não chmaram e chamam Marquinhos Paraná de Craque ou bom jogador?????
Então como você mesmo disse no seu comentário"... pode -se dizer o que quiser de um atleta."

Só fiz essa colocação pra você ver que não é fácil a vida de comentarista.Porque quando se trata de opinião de um determinado jogador prevalece a subjetividade e a interpretação dos dois lados, a de quem tá comentando e a de quem está lendo ou ouvindo, e o pior a cor da camisa.

Valeu Abraço,

audisio disse...

Mário Marra,
Voce é um dos poucos lúcidos e isentos comentaristas de futebol em Minas. Isto não quer dizer que não tenha seu time de preferência. Quer dizer que você se coloca numa posição de analista crítico em relação ao objeto de estudo é o jogo de futebol. Neste ponto suas análises e ponderações são na maioria das vezes muito bem colocadas e equilibradas e principalmente muito bem contextualizadas. Ao contrário do seu par Leonardo Figueredo que sempre se deixa levar pela emoção e pelo sentimento, escapando quase sempre do principio básico da análise que é a isenção. Por isso o seu respeito de todas as torcidas!

marcia disse...

Quero desde ja deixar claro q esta é a minha OPINIÃO e não o JULGAMENTO...não se deve manter uma opinião formada sobre nada e nem sobre ninguém....quero aqui dizer q suas opinioes foram sempre muito sensatas e imparciais,não q eu concorde sempre c elas,afinal sou torcedora e não comentarista,mas faço questão de ressaltar q na minha OPINIÃO vc esta entre os melhores...fica aqui o meu abraço e a minha torcida pelo seu sucesso.

muito de mim disse...

Infelizmente existem pessoas que confudem opinião com responsabilidade. Nós jornalistas temos sim o direito de expressão. Agora lendo o primeiro comentário vi que a pessoa citada no seu texto veio tentando se desculpar dizendo que se referiu a imprensa num modo geral. Não se pode generelizar!Dizer que a imprensa fala, a imprensa faz é muito fácil!