quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vai começar o Brasileirão

Quando se fala em campeonato brasileiro o que não falta é motivo para dar palpite, apostar, errar, acertar e conversar. As perguntas mais freqüentes são as mesmas todos os anos: quem vai ser campeão e quem será rebaixado. Entretanto, muitos outros campeonatos correm lado a lado, enquanto a maior disputa está em jogo.

Logo na primeira rodada a expectativa gira em torno de quem será o primeiro jogador a marcar. Alguém, ainda nos primeiros jogos, vai lembrar: “se o campeonato terminasse agora”, mas só termina em dezembro. Todo ano é a mesma história e um time que era apontado como provável rebaixado começa a vencer dentro e fora de casa e algum outro filósofo do mundo da bola vai perguntar se aquele time é ou não um “cavalo paraguaio”. Qual técnico vai cair primeiro? Em qual rodada ele cai? Quem será o artilheiro? Quem vai para a Libertadores? O discurso, as apostas e as perguntas são as mesmas e, ainda assim, o Brasileirão é o melhor campeonato do Brasil.Não perde o charme nem com escândalos de arbitragem ou com o êxodo de jogadores.

O Brasileirão 2010 vai oferecer um obstáculo novo que pode alterar o percurso de qualquer equipe. Por ser ano de Copa do Mundo o campeonato será interrompido após a sétima rodada. Quem largou bem e começou a despontar como favorito fica com a obrigação de manter a pegada e a motivação. Já os times que, ao final da sétima rodada, estiverem ameaçados de rebaixamento terão um mês para os ajustes, que normalmente passam pelas modificações nas comissões técnicas. No entanto, a interrupção para a disputa da Copa do Mundo é apenas mais um obstáculo do campeonato.

O pior de todos é a famosa janela de transferências internacionais. Aí entra em cena a verdadeira expectativa dos times. Algumas equipes claramente fazem a opção de abrir mão da disputa pensando na saúde financeira dos times. Outros, acreditando na boa largada inicial, observam a janela como oportunidade de reforçar a equipe e aproveitam a ocasião.

Até a Série B sofre com a abertura da janela e a disputa se abre muito. Em 2009, O São Caetano lutou por mais da metade do campeonato para não cair para a C. Bastou que alguns reforços chegassem com o novo treinador para o time passar a sonhar com o acesso à elite. Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga entram com igualdade de condições sem suas lutas. Os dois gigantes são apontados como candidatos a tudo. Podem buscar o título e quem busca a taça acaba premiado com a vaga da Libertadores. América e Ipatinga não tem a companhia de nenhuma equipe gigante na B. Por lá, os favoritos são Sport, Coritiba e talvez o Bahia. Sempre um paulista aparece bem, mas a disputa é viável para os mineiros. Vai começar a festa! Já tem palpite? Boa sorte!

Um comentário:

Anônimo disse...

É IMORAL A ATITUDE TOMADA PELA DIRETORIA DO CRUZEIRO EM, NO MÍNIMO, ACEITAR O HORÁRIO DO JOGO EM BELO HORIZONTE ÀS 19H00. O CRUZEIRO COMO MANDANTE PODERIA NO MÍNIMO TER SOLICITADO UM ATRASO DO INÍCIO DA PARTIDA EM 30 MINUTOS.
IMORAL TAMBÉM A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE ACEITAR O JOGO NESSE HORÁRIO. O GOVERNO DO ESTADO CONCORDAR COM A UTILIZAÇÃO DE UM ESPAÇO PÚBLICO EM UM HORÁRIO QUE IRÁ DESRESPEITOSO O CIDADÃO. O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO FAZER NADA! (ESPERO QUE A IMPRENSA FAÇA A SUA PARTE...)
MAS NÃO, O IMPORTANTE É A RENDA QUE VEM DA TELEVISÃO. O TORCEDOR QUE SOFRA AS CONSEQÜÊNCIAS.
TODOS SABEM QUE O TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE NÃO SUPORTA O HORÁRIO DE RUSH, ENTRE 18H00 E 19H00. E AINDA FAZEM UM ÓTIMO PLANEJAMENTO E ACATAM UM HORÁRIO INVIÁVEL.
VOU TORCER PARA QUE EM TODO DIA DE JOGO NESSE HORÁRIO TENHA UMA MANIFESTAÇÃO, DE PREFERÊNCIA NA PRAÇA SETE, PARA VER SE UMA HORA ALGUÉM PRESTA A ATENÇÃO NA TORCIDA, NA POPULAÇÃO, NO CIDADÃO!
UMA VERGONHA. TOTAL DESRESPEITO. EU APENAS CONSEGUI CHEGAR AO JOGO APENAS NO SEGUNDO TEMPO. ISSO SAINDO DA REGIÃO CENTRO SUL AS 18H00 (POR SER TRABALHADOR E TER QUE TRABALHAR PARA VIVER...). FICO IMAGINANDO EM QUE IA PARA CASA, E NADA TINHA A VER COM ISSO. ÀS VEZES PARECE QUE MUITO QUEREM SÓ COLOCAR O DINHEIRO NO BOLSO E OS OUTROS QUE...
INFELIZMENTE O TORCEDOR É APAIXONADO E NÃO DEIXARÁ DE COMPARECER AOS JOGOS POR UM MOTIVO DESSES.
PELO MENOS POSSO SONHAR COM UM PAÍS E UM MUNDO NO QUAL AS PESSOAS SÃO RESPEITADAS.
QUE VENHA 2014!!!
FELIPE RODRIGUES