terça-feira, 3 de novembro de 2009

Um pouco sobre o Argentinos Jrs


Juan Pablo Sorín faz amanhã o jogo do apagar das luzes de sua carreira. Para comemorar o fim foi marcado um jogo contra o time que proporcionou o início. O Argentinos Jrs é um clube mais que centenário e de uma história riquíssima, cheia de problemas, vitórias, dramas, quedas e craques. Sorín, Riquelme, Redondo, Borghi e Maradona foram revelados lá no bairro La Paternal, Buenos Aires.
O início do clube se deu a partir da união de dois outros clubes locais. Os Mártires de Chicago venceram o Sol de la Victória por 3 a 1 e resolveram chamar os adversários para criar um novo clube. Daí nasceu, em 15 de agosto de 1904, a Asociatión Atlética y Futebolística Argentinos Unidos de Villa Crespo, mais tarde conhecido como Asociación Atlética Argentinos Juniors. Em sinal da simpatia nutrita pelo Partido Socialista Argentino o uniforme assumiu a cor vermelha. Calção, camisa e meião, todos vermelhos.
A primeira partida foi vergonhosa. Uma derrota para o Club La Prensa por 12 a 1.
Os "Bichos Colorados" ou "Tifóns" saíram da Villa Crespo em 1906 e voltaram em 1907. Em 1909 se integraram a AFA.
Um ato da diretoria em 1912 mostra bem qual a origem do clube. A AFA, naquele ano, fez um convite para os "bichos colorados" passassem a disputar a Primeira Divisão, os dirigentes negaram e alegaram que seria melhor conquistar a vaga em campo. A decisão gerou uma inquietação local. Até porque o acesso demorava. Em 1920 os "Tifóns" disputaram o acesso contra o El Porvenir. Empataram o primeiro jogo por 1 a 1 e perderam o segundo por 2 a 1. No entanto, a década de 20 marcou a chegada na elite. Em 1925 o clube inaugurou um estádio para 10 mil pessoas. O jogo inaugural foi contra o Huracán: vitória por 4 a 3. Um ano depois o clube chegou ao vice campeonato argentino. Entretanto, a situação financeira começava a complicar e em 37 o time caiu para a Segunda. O início da nova virada foi em 40 com a construção de um estádio maior. É verdade que as condições eram muito precárias, mas no mesmo ano que o estádio foi construído o clube venceu a Segunda Divisão e aí veio o troco da Federação Argentina. Alegando que as condições do estádio não eram dignas da Primeira divisão a AFA não permitiu o acesso.
Os títulos mais importantes foram:
Campeão da Libertadores de 85
Campeão Argentino de 85
Campeão Metropolitano de 85
Campeão da Segunda divisão em 40 e 96/97.
Por ter sido campeão da Libertadores, o Bicho Colorado disputou a final do Mundial Interclubes contra a Juventus em 85. No tempo normal houve um empate por 2 a 2, e os italianos venceram nos pênaltis.

O time

No atual campeonato, o Argentinos Jrs ocupa o sétimo lugar com 20 pontos ganhos. Foram cinco vitórias, cinco derrotas e dois empates. Foram marcados 17 gols e 12 foram sofridos. Os jogadores que marcaram gols foram: Gabriel Hauche (5), Néstor Ortigoza (3), Ismael Sosa (3), Nicolas Gianni, Pavlovich, Scotti, Mauro Bogado, Matías Caruzzo e Santiago Raymonda, todos com um gol.

Os titulares, na sua maioria, ficaram em Buenos Aires para o confronto contra o Rosário Central. É a disputa de times que têm o mesmo número de pontos (20). O Rosário é o nono e o Argentinos Jrs é o sétimo. Nas últimas partidas os resultados da equipe não têm agradado. A última vitória foi em 17 de outubro, contra o Racing, por 2 a 0. Andrés Scotti e Santiago Raymonda marcaram. O time foi: Sebastián Torrico; Ignácio Canuto, Matías Caruzzo, Andrés Scotti; Gonzalo Próperi, Juan Mercier, Néstor Ortigoza, Fernando Domínguez e Santiago Raymonda; Gabriel Hauche e Ismael Sosa. Uma semana depois houve o jogo contra o Tigre: empate em 1 a 1. O gol foi marcado por Néstor Ortigoza e o time foi exatamente o mesmo e com a mesma disposição tática, um 3-5-2.
No dia 29/10 o River, que vai muito mal na competição bateu os "bichos colorados" por 2 a 1. O gol foi marcado por Néstor Ortigoza, de novo. O time teve formação idêntica. Na última rodada o adversário foi o Chacarita Juniors e o resultado foi o empate em dois gols. Mauro Bogado, que começara a partida no lugar de Gonzalo Prósperi fez um gol e Pavlovich, que entrou no segundo tempo, fez o outro.

Reservas


O campeonato de reservas se dá paralelamente ao torneio principal. Na competição dos reversas a campanha do Argentinos Juniors é muito fraca. O time que tem entrado em campo pode ser o do jogo contra o Cruzeiro. Segue a escalação dos últimos três jogos dos reservas:
19/10
Nicolás Peric; Pedro Balbuena, Federico Pistone, Daniel Franco e Nicolás De Matei; Walter Dominguez, Facundo Alfonso, Fernando Alarcón e Carlos Santibañez; Diego Garcia e Sebastián Jaime. O treinador é Fabián de Sarasqueta.
26/10
Diego Quirós; Cristian Vaglioni, Federico Pistone e Lucas Fernández; Pedro Balbuena, Fernando Alarcón, Santiago Coronado e Nicolás de Matei; Walter Dominguéz, Leandro Barrera e Sebastián Jaime.

Foto: Bichos Colorados saudando a torcida. Site oficial do clube
29/10
Nicolás Peric; Federico Pistone, Maximiliano Sola, Germán Basualdo e Daniel Franco; Franco Quiroga, René Lima, Ciro Rius e Walter Dominguéz; Andrés Romero e Diego García.
O técnico e ex-atacante do Argentinos Juniors e do Flamengo Cláudio Borghi não deve dirigir a equipe contra o Cruzeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Mario Marra. Jornalismo é primeiramente informação. Parabéns.

Renato - SP