sábado, 25 de setembro de 2010

Luxa, Cuca, América e Neymar

A coluna de domingo do Jornal SUPER de Belo Horizonte está aqui.
O adeus ao tal projeto de Luxemburgo e a possibilidade de um novo futebol são os principais assuntos.
As variações de esquema que o técnico Cuca tem tentado fazer e os candidatos ao título fazem parte da coluna de domingo.
Pelo que vem jogando, o América disputa o acesso e é tema da coluna.
Sem esquecer, é claro, do assunto Neymar e seus desdobramentos.


Cabeça erguida
O fim do projeto Luxemburgo não pode ser encarado com tristeza pelo atleticano. Luxemburgo tem em seu currículo títulos e mais títulos, mas no Atlético não deu certo.
Assim como Rubens Minelli, que também chegou com expectativa lá no alto e que não confirmou em campo tudo o que dele se esperava.
Falando totalmente a verdade, Luxemburgo já foi tarde.
Entretanto, não é a simples saída dele que vai determinar uma subida na tabela e a escapada da zona de rebaixamento.
O trabalho é longo e o tempo é curto. Até o final do ano os jogadores vão ter de propor doação em campo e o treinador deverá buscar apenas os pontos. A hipótese de ver o time jogando um futebol bonito está descartada.
Tenho ouvido várias vezes e de diferentes vozes que ninguém sabe o que aconteceu para que o trabalho não desse o resultado esperado.
Na minha visão, e falei várias vezes disso, o Atlético jogava errado.
Cheguei a falar que o Atlético era o Flash Gordon do futebol nacional – o rei do espaço. Todos os adversários gozavam de muito espaço para trabalhar a bola e pensar como atacar o Galo. Zé Luis corria feito um louco para tentar cobrir as laterais e a defesa ficava exposta. O erro foi técnico, o treinador errou!

Variações- Cuca vai acertar e vai errar, mas tem sido possível variar esquemas e trabalhar de acordo com os adversários. A formação com três volantes marcando e saindo para o jogo já deu certo. Roger e Montillo armando pode ser arma para alguns jogos. Quando os principais titulares de meio estiverem de fora, o esquema com três zagueiros pode funcionar.

Disputa- Com variações e adaptações o Cruzeiro vai chegando perto dos líderes. Apesar da bela campanha e do treinador, não acredito muito no Fluminense como campeão. O título parece estar sendo disputado por Corinthians, Inter e Cruzeiro. Se o Inter mantiver concentração até a reta final, o time pode chegar lá. Elenco, maturidade e talento os gaúchos têm.

América- Chegou a hora da regularidade. Não dá para perder pontos bobos. Todo jogo é mais complicado, já que a disputa pelo acesso e pela fuga da zona de rebaixamento se acentuou. O América se credenciou ainda mais ao topo, graças ao bom desempenho recente contra rivais lá de cima da tabela. É possível e será herói . É bom lembrar que o Coelho não tem jogado no Independência.

Neymar- O talento da Vila Belmiro não é santo e ficou de fora da lista de Mano Menezes. O treinador só não chamou Neymar pelo ocorrido fora de campo e vai obrigar o garoto e jogar mais bola e a falar cada vez menos. O que Neymar ainda não percebeu é que, com a contusão de Ganso, tudo está nas costas dele e sozinho ele não resolve. Ele é muito bom, mas Ganso é melhor.

Nenhum comentário: