segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Wellington Paulista resolveu reclamar da imprensa

Não é fácil ser profissional da imprensa esportiva.
Trabalhar com a paixão é um desafio.
Meu conselho a quem inicia como comentarista é que ele faça a opção pelos conceitos.
Quando a opinião é baseada em conceitos alicerçados, bem embasados o comentarista argumenta e não palpita.
Entretanto, várias vezes somos levados a palpitar e eu levo na brincadeira.
Algo que também dificulta é a baixa compreensão do que é o papel da imprensa.
Uns acham que temos que bater e outros acham que temos que promover.
Nem lá e nem cá.
Bater sempre que for necessário, com respeito ao ser humano e ao profissional.
Promover não é o caso, mas destacar um time ou um jogador sempre que for necessário. O destaque deve ser dado com argumentações. Elogiar o treinador que é gente boa não é possível.
No entanto, se ele for gente boa e se souber armar um time no sistema defensivo e se for bem no trato com os atletas; se mostrar boa percepção de mercado; se privilegiar a competição saudável entre os jogadores e ainda conseguir colocar forte espírito de competição, fatalmente ele nem será lembrado pelas suas características humanas.
Outro ponto complicado é que jogador de futebol, por ser muito mimado pelos clubes e empresários, costuma não gostar de ouvir nada negativo.
Wellington Paulista resolveu reclamar que "tem gente que fica assentado nas bancadas e critica jogador..."
Ora, Wellington! A carapuça não serviu, mas a oportunidade é boa.
Não era para criticar?

3 comentários:

Luiz disse...

É Mário, essa é uma das coisas que mais me cansa em nossa profissão. É muito fácil criticar jornalista. Assim como, para alguns jornalistas, é muito fácil criticar usando da prerrogativa da opinião, mas sem análise. Quando um jornalista faz como você, que embasa suas análises em conhecimento e critério técnico, fica prejudicado pela onda que se formou na crista das "bancadas democráticas" dos programas esportivos por aí afora. Desde então, é comum torcedor cobrar de cronista esportivo que "defenda" este ou aquele interesse de um clube da região, ou de um jogador. É comum ver leitores do jornal e internautas reclamando que o veículo não comprou a briga dp time A ou B. Ridículo. Por isso aquela palhaçada de reunir um torcedor de cada time em uma bancada de televisão pra falar de futebol tinha que ser urgentemente dissociada do JORNALISMO. Por isso, aquelas rádios que fazem do "jabá" sua audiência deveriam ser diferenciadas das que fazem jornalismo. Aí, quem sabe, Luxemburgo deixaria de tentar nos ensinar a trabalhar, Emerson Leão seria pelo menos educado, Adílson seria mais humilde e outros tantos poderiam ver o jornalista apenas como alguém que tem um trabalho a fazer, ou seja, reportar e analisar fatos. E contra fatos, não deveria haver argumentos.

JDuarte disse...

Meu preazdo Mário Marra,


Jogador gosta da imprensa quando é elogiado. Quando o cara tem um nível melhor consegue entender os 2 lados da moeda, mas, não é comum.
Wéllington Paulista jogou muito mal contra o Palmeiras, mas, havia ido muito bem em outros jogos, contra o Corinthians, esteve muito bem, por exemplo.
Creio que ele tenha que ficar esperto e que se bobear vai ser banco do Farias e sem motivo prá reclamar. Centroavante vive de gols. E ele há 5 jogos não chacoalha a roseira e teve chances claríssimas de gol.
Aquelas contra o Vitória-BA estão fazendo falta...
E a vida em Sampa, tá boa. Hoje estava te vendo no Arena...
Força e Sabedoria, Paz e Alegria. Sucesso, hoje e sempre.
PS : Kalil está sendo criticado, mas, que tem jogador dele merecendo tomar uns cascudos é VERO.

Othon Gervasio disse...

WP devia ter senso crítico pra saber que NUNCA em momento algum da vida ele teve futebol pra reclamar da imprensa, alem de marketeiro, ele gosta e muito de fazer média com torcida organizada.
Devia treinar mais e falar menos, não só ele, mas tem muito jogador que quando a fase nao é boa, coloca a culpa em tudo, menos em si proprio, WP é um caso tipico do que acabei de falar...