quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Política no futebol, Cruzeiro, Atlético e América

Segue coluna do Jornal O TEMPO de 01/10.
O momento político de alguns dos principais clubes do futebol brasileiro é um dos temas.
O Cruzeiro, que não se abateu com a derrota contra o Santos e o momento complicado do Atlético também são abordados.
Finalizo com o América, que bobeou na hora errada e contra o time errado.

Política e bola

No próximo domingo o Brasil vai às urnas e um papo sobre política no futebol é apropriado para o momento.
A semana foi conturbada para diversos clubes do país. Algumas correntes do Flamengo reclamam da gestão Patrícia Amorim e até em Zico respingou.
A campanha fraca no Brasileiro e a pequena chance de vaga na Libertadores começa a incendiar a vida política no São Paulo.
A direção do Botafogo ainda não explicou as fotos de uma possível bagunça feita pelo Palmeiras no vestiário do Engenhão. Portuguesa e Ponte Preta aparecem na lista dos maiores devedores do futebol brasileiro.
Um time que escapou das manchetes política na semana é o Corinthians, que cada dia mais estreita laços com a CBF.
O Atlético também vive clima de eleições no Conselho. Entretanto, a bagunça política no futebol brasileiro atende pelo nome de Palmeiras.
Foi só o presidente se afastar para uma cirurgia, que o vice assumiu e marcou território. Salvador Palaia assumiu disposto a mostrar que vice manda também e destituiu a direção de futebol do clube.
Outro ato do vice que faz foi pagar um mês de direito de imagem. Em campo, sem ninguém perceber, o Palmeiras faz uma boa campanha de recuperação. Mas é inegável que o clima está quente.

Reflexo?- Um argumento usado para justificar os resultados em campo é o clima político. No entanto, não existe regra de quem o campo é reflexo da administração. É inegável que um clube estável oferece melhores condições, mas não basta assinar papéis e pagar contas. A direção oferece autoridade e planeja o curso. Se o time não render, é a mesma direção que tem de agir e mostrar comando.

Cruzeiro- A semana do voto foi também a semana dos contrastes no Cruzeiro. Quem viu o primeiro tempo contra o Santos, não poderia imaginar o desempenho do segundo tempo. Para sorte azul, o time não se abateu e venceu bem o Atlético GO. A disputa pelo título vai se desenhando entre os três primeiros. Mas quem busca título, normalmente é premiado com Libertadores.

Decisão- Os resultados dos adversários foram bons para o Galo, mas o time não fez o que precisava. Em condições normais o empate contra o Ceará é um resultado normal, mas a posição na tabela é crítica e exige vitórias. Contra o Atlético Goianiense não existe outro resultado diferente da vitória. É duro, mas é a realidade.

América- Inesperado foi o resultado do Coelho. A Portuguesa lutava para permanecer na luta e o Coelho poderia consolidar a briga pela liderança. É fato que a arbitragem influenciou, mas o abatimento dos jogadores chegou a ser constrangedor. O time mostrou potencial e não pode se entregar. O momento é de concentração total. Ver o Sport crescer e deixar a Lusa acreditar não é bom negócio.

Nenhum comentário: