segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atlético melhora no 2º tempo e goleia o xará paranaense

Apesar de ter tido as melhores oportunidades de gols do que o Atlético Paranaense, o Galo não conseguiu marcar o seus tentos na primeira etapa.
Com um bom volume de jogo mas enfrentando uma equipe que jogava recuada à espera dos contra-ataques, o time mineiro errava muito nas finalizações e deixava a equipe visitante dominar mais o setor de meio campo.

Após os 20 minutos iniciais, os comandados do técnico Vanderlei Luxemburgo começaram a atuar melhor, pressionando mais o time paranaense pelas laterais com Coelho e Leandro.

O Galo teve ótimas chances com Muriqui atuando como uma espécie de assistente - tipo um pivô na categoria futsal - e Tardelli mais livre para chutar, sendo ainda mais ofensivo e obrigando o excelente goleiro Neto a se desdobrar em sua meta.

Quando o time parecia ter recuperado o domínio do meio campo, o meia Zé Luís sentiu uma contusão próximo a região lombar e Luxemburgo teve que optar pela entrada do experiente Júnior, mantendo o elenco ofensivo e posicionando os jogadores Corrêa e Fabiano um pouco mais atrás, fechando a entrada da área atleticana e evitando os avanços de Paulo Baier e Alex Mineiro. Apesar da alteração tática, o Atlético continuava perdendo chances incríveis de abrir o placar no Mineirão.

Percebendo o perigo, o técnico do Furacão, Leandro Niehues, adiantou a sua marcação e equilibrou novamente o seu meio de campo, mantendo o resultado para a etapa suplementar.

Somente durante o intervalo da partida foi possível a entrada da torcida paranaense Os Fanáticos no estádio Governador Magalhães Pinto, recebida com os devidos procedimentos de segurança aos seus integrantes.

No segundo tempo, o Galo voltou mais aguerrido e mais objetivo.

Aos dez minutos a casa do Atlético Paranaense caiu. Coelho cruzou da direita e o goleiro Neto espalmou para fora da pequena área. Muriqui dominou e abriu o placar no gigante da Pampulha. A torcida ainda comemorava quando, dois minutos após, o lateral esquerdo Leandro cruzou novamente a bola para a área adversária e Diego Tardelli marcou, de cabeça, o seu primeiro gol pelo Brasileirão 2010.

Com o resultado inesperado logo no princípio da etapa final, o Atlético Paranaense foi obrigado a abrir-se e sair para o jogo, cedendo ainda mais espaços para os donos da casa.

Aos 27 minutos, após uma ótima troca de passes na entrada da área rubro negra entre Fabiano, Júnior e Ricardinho, o ex-corinthiano campeão do mundo marcou o seu. Ricardinho recebeu de calcanhar e chutou forte no canto esquerdo do goleiro Neto, que nada pode fazer.

O jogo parecia ganho mas o Galo começou a dar mais oportunidades de contra-ataques ao seu adversário e, aos 37 minutos, Bruno Mineiro marcou o gol de honra dos paranaenses, após o cruzamento de Netinho na segunda trave alvinegra.

Contra o Furacão, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu a entrada dos estreantes Marcelo, no gol, e do meia João Pedro na equipe principal, além do zagueiro Benitez no lugar de Ricardinho, quase ao fim da partida.

Sobre o goleiro Marcelo, o técnico disse em sua coletiva à imprensa que gostou da sua atuação, considerando-o um atleta rápido e ágil, apesar de não ter tido tantas oportunidades de mostrar o seu talento devido à boa marcação atleticana no setor defensivo. Já o meia não teve muito tempo para ser avaliado em campo, mas mostrou personalidade com a camisa alvinegra.

Do lado paranaense, os destaques foram o bom goleiro Neto e os atacantes Alex Mineiro e o ex-atleta do América-MG, Bruno Mineiro, autor do gol paranaense.

A arbitragem de Sálvio Spinola, árbitro da FIFA-SP, foi boa, não comprometendo o ritmo do jogo.

O melhor em campo, na minha opinião, foi o meia Ricardinho, do Galo, que fechou muito bem o seu setor e deu ótimos passes para os seus companheiros.

O próximo adversário do Galo será o Vitória, na próxima quarta-feira às 19h30, no Barradão.

O Furacão enfrentará o Atlético Goianiense, na Arena da Baixada, na próxima quinta-feira e no mesmo horário.

Colaboração: Claudinei Souza
Fotos: Vander Ribeiro


Galeria de imagens

7 comentários:

Marina Oliveira disse...

Que bom ler você comentar times mineiros, apesar de que eu acho que você dá muita moral ao Atlético. Geralmente a imprensa dá mais ênfase a times paulistas.

Você considera 3 x 1 uma goleada?

Não corta meu coração. E responda.

Marina Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina Oliveira disse...

O primeiro comentário é válido! O Atlético-MG jogou contra o paraense. Eu pensei no Guarani de Campinas que jogou contra o Cruzeiro ontem e associei ao jogo do Galo. Fiz uma confusão...

E aí, 3 x 1 é goleada?

Claudinei Souza disse...

Olá, Marina!
É um prazer receber um post seu.
3X1 é goleada pelo volume de jogo apresentado pelo Atlético durante a partida de ontem.
Se todos os ataques perdidos pelo Galo fossem convertidos no primeiro tempo, o que não aconteceu ora pela falta de pontaria ou ora pelas excelentes saídas do goleiro Neto, o placar seria elástico.
Depois que o Luxemburgo conseguiu orientar melhor o posicionamento do seu meio campo, o domínio foi predominantemente alvinegro.
Vou comentar um jogo do Cruzeiro e outro do América e você verá que não dou moral somente para o Galo.
Gosto é de ver um bom futebol, jogado como se valesse um título nacional, tipo o campeonato inglês, onde o jogo é disputadíssimo até o juiz apitar o final. E é perigoso alguém ainda dar um pontapé na bola como se o jogo não tivesse encerrado...
Um grande abraço e até a próxima postagem.

Marina Oliveira disse...

Obrigada pela resposta!

Vc quem toma conta do Blog?

Abraços!

Claudinei Souza disse...

Querida Marina,
Desde o final de 2008, fomos convidados - o Vander Ribeiro e eu - para formarmos uma equipe de apoio ao blog.
O Mário foi nosso colega de faculdade e participavamos com comentários e algumas matérias especializadas.
O Vander comentava algumas partidas do campeonato espanhol e eu, em janeiro, cobri a Copa Itatiaia.
Foi à partir dessa cobertura que começamos a introduzir um novo projeto de leitura, tipo uma revista eletrônica, na qual os internautas pudessem visualizar o que estavam lendo.
A idéia do Mário era ampliar e modificar a estrutura do blog, possibilitando uma abrangência maior sobre as informações e análises publicadas.
Era um sonho antigo a ida do Mário para um centro jornalístico maior, como São Paulo.
Aos poucos ele o alcançou com a sua competência e dignidade.
Assim, continuamos dando a mesma colaboração, só que dessa vez sem o nosso companheiro fisicamente presente em Minas.
Mas ele continuará acompanhando as equipes daqui, pode ter certeza.
Um grande abraço.

Marina Oliveira disse...

Olá, Claudinei!

Adorei o "Querida Marina"! Agradeço a atenção, mais uma vez. Você foi muito simpático e solícito. Eu perguntei porque realmente não conhecia você e não sabia dessa parceria. Muito legal a iniciativa de vocês em se unirem neste trabalho, mesmo a distância.

Farei questão de saber de seu próximo comentário com relação ao Cruzeiro e ao América. Amo futebol, especialmente o futebol mineiro.

Abração!