quinta-feira, 13 de maio de 2010

São Paulo vence e amplia vantagem




Na primeira partida da fase de quartas-de-final da taça Libertadores 2010, deu São Paulo.
O time paulista venceu o Cruzeiro por 2 a 0 em pleno Mineirão. A equipe celeste, favorita para conquistar a vaga, jogava em casa e tinha a obrigação de vencer. Enquanto o São Paulo conquistou a vaga para as quartas-de-final em uma sofrida disputa de pênaltis - após dois empates em 0 a 0 contra o Universitário-PER - o Cruzeiro conquistou sua vaga para as quartas-de-final vencendo duas vezes o Nacional-URU e adquiriu a credencial de favorito.
O São Paulo soube respeitar todo o favoritismo celeste. Adotou uma postura defensiva e esperou o Cruzeiro tomar a iniciativa na partida. O time do Morumbi ocupou bem os seus setores defensivos e não deu espaços ao ataque celeste. Kléber e Thiago Ribeiro lutaram muito, mas não conseguiram criar oportunidades claras. O Cruzeiro pressionava, pressionava e parava na forte marcação são-paulina. Ricardo Gomes armou muito bem a equipe; preencheu o meio-de-campo, dando mais consistência ao setor defensivo, e apostou suas fichas no estreante Fernandão. O pivô tricolor jogou enfiado entre os dois zagueiros celestes e foi praticamente o único jogador de ataque na equipe são-paulina. De início, todas as bolas o procuravam. O grandalhão era o ponto de referência da equipe do São Paulo. Quando a defesa tricolor parava as investidas do Cruzeiro, todos buscavam, através de lançamentos, o estreante. Aos poucos, o time tricolor se soltou em campo e saiu um pouco mais para o jogo. Com o passar do tempo a postura defensiva se tornava perigosa diante de um Cruzeiro que, mesmo não tendo sucesso em suas investidas, não deixava de ser veloz e técnico. Thiago Ribeiro e Kléber são atacantes versáteis, criativos e que têm talento suficiente para encarar qualquer defesa. Com os dois em campo, e com a postura defensiva adotada pelo São Paulo, o gol celeste parecia questão de tempo.
Aos nove minutos de jogo, Henrique subiu mais que a defesa tricolor e cabeceou para a boa defesa de Rogério. Aos 12, foi a vez de Kléber invadir a área e bater forte, dando trabalho ao goleiro do São Paulo. Apesar do Cruzeiro ter tomado a iniciativa no jogo, quem abriu o placar foi o São Paulo. Aos 23 minutos, Dagoberto, após boa jogada do ataque tricolor, recebeu na pequena área e abriu o placar: 1 a 0.
O Cruzeiro sentiu o gol, e após alguns minutos de abatimento, voltou a pressionar. Para fugir da forte marcação do meio-de-campo são-paulino, Henrique e Fabrício deram mais velocidade a bola; invertiam as jogadas e assim buscavam dificultar a marcação são-paulina. A estratégia de pouco adiantou, o nervosismo tomou conta da equipe do Cruzeiro. O time celeste errou muitos passes e o primeiro tempo terminou com o São Paulo em vantagem.

Segundo tempo

As equipes voltaram sem mudanças. O São Paulo voltou se defendendo e o Cruzeiro seguiu pressionando. Logo no início da segunda etapa, aos três minutos, Thiago Ribeiro obrigou Rogério a fazer uma boa defesa. Perdido por um, perdido por mil! Adilson substituiu Diego Renan, em noite pouco inspirada, pelo atacante Guerrón. Agora, com três atacantes em campo, o Cruzeiro tinha mais armas e foi mais ofensivo, criou muitas oportunidades, mas não soube aproveitá-las. Enquanto o nervosismo e a ansiedade tomavam conta do Cruzeiro, o time do São Paulo continuava concentrado e, agora mais do que nunca, explorava os contra-ataques. Foi em um deles que o time tricolor chegou ao segundo gol. Aos 21 minutos, Fernandão, em ótima jogada, deu um lindo passe de calcanhar para Hernanes marcar: 2 a 0.
Nos minutos restantes o Cruzeiro continuou criando e desperdiçando oportunidades. Guerrón e Kléber não conseguiram transpor a defesa são-paulina. Thiago Ribeiro até que conseguiu, aos 31 minutos marcou, mas o árbitro anotou posição de impedimento e o Cruzeiro teve um gol anulado. O time celeste continuou tentando diminuir a vantagem e aos 38 minutos quase obteve sucesso. Roger finalizou e a bola caprichosamente tocou nas duas traves e não entrou. O lance mostrou que realmente não era a noite do Cruzeiro. Placar final: São Paulo 2 x Cruzeiro 0.
O São Paulo ampliou a vantagem, deu um passo importante para conquistar a vaga para a próxima fase, mas nada está definido. A vantagem de dois gols é muito boa, mas o Cruzeiro tem time para vencer o segundo confronto. Para o Cruzeiro a classificação ficou complicada, mas não impossível. (VR)

Colaboração: Vander Ribeiro

Galeria de imagens:

















Fotos: Vander Ribeiro

Nenhum comentário: