sexta-feira, 21 de maio de 2010

Coluna de O TEMPO de hoje

O verdadeiro Ganso



Ficaria meio chato falar que as luzes se apagaram, que a cortina se fechou ou que o espetáculo acabou. O fato é que Marques encerrou a carreira e marcou seu nome na história do futebol brasileiro e do Atlético. Muitos gols, dribles rápidos, cruzamentos precisos e diversas assistências. Vários momentos foram marcantes e permanecerão na memória de muitos admiradores do futebol de Marques. A verdade nua e crua é que ele parou, outros já pararam e muitos ainda vão chegar lá. A vida segue. Entretanto, a notícia do encerramento da carreira do verdadeiro Ganso, fez o ex-companheiro de Corinthians, Zé Elias – atualmente comentarista da Rádio Globo SP – lembrar dos tempos de menino, em Guarulhos. Zé Elias tem Marques como um dos poucos amigos que fez em 16 anos de futebol. Ele sempre chamou Marques de Ganso. O apelido foi dado pelo tamanho do pescoço do atleticano. Conversei com o Zé da Fiel e ele descreveu Marques como um amigo leal, simples e descontraído. A imagem que Zé Elias vai ter sempre guardada do Ganso original é a de um jovem, com sorriso tímido, vontade de vencer e de mãos estendidas para os amigos. O maior gol marcado por Marques foi a fidelidade aos amigos. Marques sai do campo, mas sua imagem não sairá da memória.



Libertadores- A eliminação do Cruzeiro não combina com o início da caça às bruxas. É preciso ser honesto e reconhecer que o São Paulo foi melhor e mais profissional. O Cruzeiro aproveitou o período de inscrições para fazer Fábio Santos jogar. Já o Tricolor, inscreveu Fernandão. Alguém vai querer comparar? Méritos ao São Paulo, dentro e fora de campo.



Brasileiro- Agora não existe outra prioridade. A meta do Cruzeiro é o Brasileiro. Entretanto, é preciso esquecer a eliminação e aproveitar o bom início. A abertura da janela não precisa ser vista como um terror ameaçador. Chegou a hora de reforçar a equipe nos pontos mais carentes. O caminho é longo, mas não precisa ser sofrido.



Apostas- Quando Vanderley Luxemburgo mostra estar disposto a investir em Sidimar e João Pedro, ele faz uma aposta com boas chances de acertar. Os meninos têm muita qualidade técnica e merecem a oportunidade de jogar. Todo cuidado e carinho com eles ainda é pouco. O que não faltam são exemplos de lançamentos de meninos da base que deram errado.



Copa- A imprensa mundial destacou a ausência da Ballack do Mundial da África. A Alemanha pode aproveitar a falta de seu capitão e dar mais liberdade ao meia Schweinsteiger. O técnico Joachim Löw já acenou com a possibilidade de adiantar o meia do Bayern de Munique e pode até dar a faixa de capitão a ele.

Um comentário:

Claudinei Souza disse...

Em uma entrevista aqui em BH, o presidente Alexandre Kalil explicou a saída de Marques. O contrato dele se encerraria agora em junho e o clube segue uma planilha de organização administrativa. Como o Atlético já havia contratado outros jogadores para a posição, o seu contrato não seria renovado. Kalil disse, ainda, que não havia sido procurado pelo jogador para tratar de uma possível prorrogação até o fim do Brasileirão.
O Luxemburgo disse quase o mesmo e ponderou ainda mais: ele - Luxa - não poderia contar com um jogador que está com a cabeça voltada para a política, já que Marques pretende candidatar-se ao cargo de deputado estadual nas próximas eleições.
O presidente atleticano garantiu uma festa comemorativa para o jogador nos moldes como foi oferecida pelo Cruzeiro ao seu lateral Sorín, ídolo da torcida celeste e que também se aposentou pela não preferência do técnico Adilson Batista pela sua manutenção no elenco.
Parabéns pelo seu trabalho aí em Sampa, Marra!
Muito sucesso para você!