sábado, 29 de maio de 2010

Você já conhece a Jabulani?


O nome é esquisito para uma coisa que nós conhecemos muito bem. Mais arisca, cheia de inovações tecnológicas, colorida (...)


Jabulani é o nome escolhido, pela empresa de equipamentos esportivos Adidas, para a bola oficial da Copa do Mundo da África do Sul de 2010.

Na língua Zulu quer dizer "comemorar". Em IsiZulu significa "trazendo a alegria para todos". Em nosso português, a palavra não existe!


A bola foi apresentada, oficialmente, no dia 4 de dezembro de 2009, durante o sorteio dos grupos para a competição.


Entre as inovações, notamos que o número de gomos diminuiu para apenas oito, tornando-se quase uma esfera perfeita. Como parâmetro, as bolas comuns são, geralmente, produzidas com até 32 gomos hexagonais.


O modelo "Teamgeist", também da Adidas e utilizado na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, possuía 14 gomos. Daqui a pouco, a famosa pelota terá apenas um único gomo, se for seguida essa tendência tecnológica europeia.


Segundo a fabricante, a tecnologia utilizada está em estudo desde 2004 e o seu objetivo é criar um equipamento que sofra o mínimo de deslocamento, no ar, na hora do chute.


A Jabulani possui a carcaça interna produzida com fibras de algodão e de poliéster, além da câmara de ar. A sua superfície possuiu uma textura com algumas ranhuras, chamadas de 'grooves', que proporcionam um melhor contato com a pele e ajuda a bola a "voar" mais suavemente.


Uma de suas características mais marcantes é a simbologia que ela representa através de suas multicores. A Jabulani possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias oficiais do país sede.


A bola já havia sido testada no Mundial de Clubes da FIFA de 2009, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.


Uma outra versão oficial da bola, batizada de Adidas Jabulani Angola, foi utilizada na Copa das Nações Africanas de 2010. Este modelo tem uma coloração própria e diferente daquele que será utilizado na Copa da África. Não preciso nem dizer que a nossa amiga tem as cores de Angola, país que foi sede do torneio, não é?


Bem, a bola também já foi utilizada em diversos campeonatos europeus, como a Bundesliga 2009/2010, que representa a 1ª Divisão do Campeonato Alemão.


Segundo alguns jogadores, a bola ficou melhor, mais precisa na hora do passe e dos lançamentos em profundidade. Para os goleiros, a tecnologia tornou a pelota mais traiçoeira, mais difícil de ser defendida.


Mas como o espetáculo é o gol, vamos ver o que os grandes craques do futebol farão nesta tão esperada Copa do Mundo da África do Sul.


Saudações e até lá!

Colaboração: Claudinei Souza

Foto: Adidas/divulgação

Nenhum comentário: