quinta-feira, 11 de março de 2010

Campeonato Espanhol

Após virada Real Madrid assume a liderança

Jogando em seus domínios a equipe do Real Madrid enfrentou um adversário muito bem equilibrado. Na tabela do Campeonato Espanhol o Sevilha é uma daquelas equipes que podem “decidir” o campeonato. O time está longe de terminar a Liga no topo, ocupa a quarta posição (43 pontos) e briga por uma vaga na Champions League, mas assim como Atlético de Madrid e Valência, sempre foi um adversário duríssimo para Real Madrid e Barcelona, aquele que não consegue vencê-lo, fatalmente não conquista o título. E foi justamente sabendo disso que o Real Madrid entrou em campo. O time merengue precisava da vitória para não deixar o líder Barcelona se distanciar novamente na tabela de classificação. A vantagem, que chegou a ser de cinco pontos, antes da partida era de apenas dois, e uma provável derrota para o Sevilha complicaria a situação do Real na briga pelo título.
Sabendo do grande desafio que teria pela frente, o técnico Manuel Pellegrini optou por uma escalação mais cautelosa. Conhecendo bem as qualidades da equipe do Sevilha, escalou o Real em um tradicional 4-4-2: Sergio Ramos pela lateral direita, a dupla de zaga foi composta por Albiol e Garay, e pela lateral esquerda a entrada de Arbeloa deu mais consistência ao setor defensivo da equipe madrilista. Com isso, o técnico Manuel Pellegrini pôde utilizar o brasileiro Marcelo um pouco mais adiantado. O lateral, atuou na meia esquerda e, ao lado de Kaká, foi o responsável pelo setor de criação do time merengue. Marcelo jogou bem e a justificativa usada por Dunga para a não convocação do lateral acabou “colando”. Durante a convocação para o amistoso contra a seleção da Irlanda, Dunga foi questionado pela não convocação do jogador e disse que Marcelo não atua como lateral no Real Madrid, e sim como meia.

Com uma linha de quatro defensores e dois homens de marcação no meio, Xabi Alonso e Lass Diarra, Kaká e Marcelo teriam liberdade para apoiar as investidas de C. Ronaldo e Higuaín ao ataque. O argentino ficava mais fixo, era o homem de área, e C. Ronaldo tinha liberdade para se movimentar por todos os setores ofensivos do campo. No papel ficou tudo muito bem acertado, mas dentro de campo o esquema não funcionou muito bem e a estratégia cautelosa adotada por Pellegrini não deu certo. Com a preocupação inicial de se defender, e com medo de ser surpreendido, o Real acabou deixando o Sevilha gostar do jogo. A equipe da região da Andaluzia explorava os contra-ataques e criava suas principais jogadas pelos lados do campo. Pela esquerda, jogando bem aberto, Capel chegava muito bem, e pela direita Jesus Navas, com muita velocidade, criava boas jogadas para as finalizações do atacante Negredo. Aos dez minutos Capel cruzou rasteiro, o meio-campista Xabi Alonso tentou evitar que o atacante Negredo chegasse primeiro na bola e cortou o cruzamento para o fundo das redes de Casillas. Sevilha 1 a 0. Com o gol sofrido o Real Madrid partiu para cima. Cristiano Ronaldo, Kaká, Higuaín e cia desperdiçaram muitas oportunidades de empatar a partida. O Real mandou no jogo, pressionou muito, mas atacava de forma desordenada e não conseguiu chegar ao gol de empate. Enquanto o Real Madrid pressionava, o Sevilha, muito consciente em campo, valorizava a posse de bola: prendia a bola no ataque, arrumava algumas faltas, esfriava o jogo e fazia o tempo passar.


Segundo tempo
Se a situação já não era boa para o Real Madrid, o time perdia por 1 a 0 em pleno Santiago Bernabeu, na segunda etapa ficou pior ainda. Aos seis minutos Dragutinovic marcou o segundo gol do Sevilha. Em uma cobrança de falta despretensiosa, da intermediária, Casillas preferiu nem pedir a formação de barreira e foi surpreendido. O chute veio fraco e Casillas falhou; deixou a bola tocar no gramado, na pequena área, e aceitou. Sevilha 2 a 0. Após o gol, a única alternativa que restava ao Real Madrid era ir ao ataque. O esquema adotado por Pellegrini desmoronou de vez. O técnico mexeu no time, dois homens de defesa, Lass Diarra e Arbeloa, deixaram o campo para a entrada de Van der Vaart e Guti. As substituições surtiram efeito, o Real Madrid aumentou a pressão e partiu para cima de vez do Sevilha.
Aos 14 minutos C. Ronaldo colocou o Real de novo na partida. Após passe de Marcelo para Higuaín, a bola resvalou na defesa e sobrou limpa, na marca penal para o português diminuir o placar. O Real continuou pressionando e dois minutos após o primeiro gol, aos 16, chegou ao gol de igualdade: após cobrança de escanteio, Sérgio Ramos subiu mais que a defesa do Sevilha e empatou a partida. Se o Real cresceu no jogo, o Sevilha desapareceu. Ficou acuado e não conseguiu suportar a pressão. O time merengue seguia perdendo oportunidades e os ponteiros do relógio passavam cada vez mais rápidos. A equipe do Sevilha se defendia de todas as maneiras, o goleiro Palop fazia o impossível para evitar o triunfo madrilista. No último minuto da partida ele fez uma defesa incrível; após cruzamento de Sergio Ramos, Higuaín finalizou de cabeça e Palop, apesar de ter feito uma excelente defesa que evitou o gol de Higuaín, rebateu a bola para o centro da área e Van der Vaart marcou o gol que deu a liderança do Espanhol ao Real Madrid. Placar final Real Madrid 3, Sevilha 2.

O Real assumiu a ponta da tabela após o tropeço do Barcelona diante do Almeria. A equipe catalã empatou em 2 a 2 com o time do goleiro Diego, ex-Atlético. O goleiro foi destaque na partida e fez no mínino três defesas que garantiram o empate no placar. Real Madrid e Barcelona têm os mesmos 59 pontos e de acordo com os critérios de desempate, o Real assume a liderança. O time merengue tem 20 vitórias contra 19 do Barça.
Pela próxima rodada os merengues enfrentam a equipe do Valladolid, 18° colocado, fora de casa. Enquanto o Real enfrenta uma equipe que luta contra o rebaixamento, o Barcelona tem uma partida complicada pela frente: após o empate contra o Almeria o time do artilheiro Messi, 19 gols, joga contra a equipe do Valência de David Villa, segundo colocado na artilharia da competição com 17 gols.(VR)
Colaboração: Vander Ribeiro

Nenhum comentário: