sábado, 6 de março de 2010

Galo pode ter dificuldades

Ano passado, bastava não ter Diego Tardelli que o Atlético penava para conquistar pontos no Brasileiro. Hoje, no Mineirão, o atacante é desfalque certo. Tardelli tem desempenhado uma função diferente da de 2009. Pouco mais recuado e mais aberto, o artilheiro do Brasileiro não tem feito gols, mas tem sido muito importante na armação das jogadas ofensivas. Vanderlei Luxemburgo pode voltar a escalar Renan Oliveira, Evandro ou Geovani, como opções de meio, ou até recorrer a Marques, opção mais ofensiva.
Corrêa também não joga. O volante-meia ficará três semanas afastado. Sem ele o time perde bastante. Corrêa tem passe muito bom e sabe trabalhar a bola longa. Os prováveis reservas são Fabiano ou Carlos Alberto. Fabiano é menos combativo e sai mais com a bola. Carlos Alberto cerca mais, entretanto, é fraco na qualidade das chegadas ao ataque.
Do outro lado vem um Democrata bem montado e que ainda não foi derrotado fora de casa. Moacir Jr. deve jogar um time fechado e explorar os contra-ataques em alta velocidade, especialmente pela direita, nas costas de Júnior.
Deve ser no mínimo interessante o jogo do Mineirão.

3 comentários:

Claudinei Souza disse...

Olá, Mário. Conforme você observou, o Tardelli agora está jogando na sua real posição, armando as jogadas e partindo para cima da defesa adversária.
O Renan Oliveira poderia até substituí-lo, mas falta-lhe ousadia quando recebe uma oportunidade dessas. O meia erra muito e parece não acreditar que essa possa ser a sua grande chance de brilhar definitivamente com a camisa do Galo. Me lembra o Kerlon, no Cruzeiro. Um potencial que se apagava quando a responsabilidade de liderar o ataque lhe era imposta.
O Evandro é um bom jogador. O único problema são seus surtos de craque que lhe vem à mente, tentando jogadas individuais como se incorporasse o melhor jogador do mundo. Parece-me que ele joga muito Playstation e acredita ser um Messi, um Gaúcho, um Wayne Rooney ou sei lá quem! Ao invés de fechar o meio, ele tenta atacar mais e não consegue exercer a real função designada pelo treinador.
Sobre o Geovani eu não posso falar pois pouco o vi atuar.
O Côrrea, sim, fará muita falta! É um jogador que desarma bem e marca bem o seu setor.
O Fabiano é um bom nome para substituí-lo. Ele conduz melhor a bola do que o Carlos Alberto.
Desejo fazer uma última observação: o Luxemburgo sempre foi um técnico ousado, que impõe respeito tático às equipes que comandou. Pois bem.
Tenho ouvido comentários sobre possíveis contratações de atletas para o gol alvinegro, haja visto a má fase dos dois titulares.
Um só joga adiantado e o outro é horrível com a bola nos pés.
Pergunto-lhe: falta coragem ao professor Luxemburgo de acreditar no potencial do Renan Ribeiro, um goleiro jovem porém rodado em competições internacionais pela Seleção Brasileira? O Kalil disse que o Mineiro já era, então, porque não dar-lhe essa oportunidade? Essa competição não é um laboratório para as outras?
E então? O que falta?

Marcelo Bechler disse...

Vale um lembrete: é a primeira contusão de Tardelli desde que chegou ao Atlético.

Abraço!

Blog do Marra disse...

Fala, Claudinei!
Não acho que falte coragem. Renan tem sido observado e, para a comissão técnica, ainda falta algo a ele, e, lançar mão dele imediatamente, poderia ser mais um risco.
Abraço