sábado, 13 de fevereiro de 2010

Campeonato Espanhol

Pela 21ª rodada, Barcelona e Real Madrid vencem e apenas cinco pontos separam os dois gigantes.

Jogando em casa, o Real Madrid não encontrou dificuldades para vencer a equipe do Espanyol. O time merengue começou a partida pressionando muito e logo aos cinco minutos abriu o placar. Em uma cobrança de falta ao lado da grande área, o meia Granero não desperdiçou a boa oportunidade: alçou a bola para Sergio Ramos subir mais que a fraca defesa do Espanhol e, de cabeça, abrir o placar. O gol, logo no início do jogo, deu a tranqüilidade necessária ao Real Madrid para administrar a partida. Além de sua indiscutível superioridade técnica, o Real ainda se beneficiou com a fragilidade do adversário. A equipe do Espanyol é limitada, conta com alguns bons jogadores em seu elenco, como o veterano Ivan De La Peña (ex-Barcelona 96/97) e o japonês Nakamura (ex-Celtic da Escócia), mas para enfrentar o Real Madrid não pôde contar com nenhum deles. Muitas contusões desfalcaram o time, entre elas, talvez a mais grave de todas seja a de De La Peña. O jogador está contundido e fica de fora dos planos do técnico Maurício Pochettino por no mínimo três meses. Sem seus principais jogadores em campo, o destaque do time do Espanyol foi o goleiro Kameni.

O Camaronês fez no mínimo três defesas fantásticas e salvou seu time de sofrer uma derrota por um placar mais elástico. Apesar da boa atuação, o goleiro não conseguiu evitar que o Real Madrid ampliasse o placar. Aos 29 minutos, Kaká, após grande defesa de Kameni, aproveitou o rebote e marcou o segundo gol do Real.

Mesmo em meio às polêmicas envolvendo seu estado físico, o brasileiro atuou durante os 90 minutos e se saiu muito bem. Alternando bem as jogadas pelos lados do campo - ao lado de Guti, Xabi Alonso e Granero - Kaká coordenou as investidas ao ataque do time madrilista. É verdade que ele ainda não teve uma grande atuação vestindo a camisa merengue, mas o futebol do brasileiro - assim como o de todo o time do Real Madrid - está em ascensão. Ao longo das rodadas muitos problemas afetaram o desempenho da equipe: suspensões, contusões e muitas polêmicas acompanharam o time merengue durante todo o primeiro turno. Agora, com o início do returno, mesmo em meio às polêmicas, o time se mostra mais compacto e demonstra estar mais focado em seus objetivos. A meta madrilista é fazer a sua parte, vencer suas partidas e torcer por um tropeço do líder Barcelona.

Segundo tempo:
Na segunda etapa o Real perdeu um pouco o ritmo do jogo e demonstrou que ainda é uma equipe em formação. Durante boa parte do segundo tempo o time se desajustou em campo e, o que para leigos talvez possa parecer desinteresse, para quem acompanha futebol, sabe que aquilo que a equipe demonstrou em campo é algo natural e que ocorre em times que ainda não atingiram o seu estágio máximo de desenvolvimento.
Mesmo assim, o Real continuou mandando no jogo. Criou - e desperdiçou - algumas boas oportunidades de aumentar a vantagem no placar, mas o terceiro gol só veio no final da partida. Aos 44 minutos do segundo tempo, Higuaín, invadiu a área, passou pelo goleiro e marcou seu 12° gol na Liga.

O líder:
Enquanto o Real Madrid vencia o jogo contra o Espanyol sem dificuldades, O Barcelona enfrentou o Getafe em uma partida cheia de emoção.
Normalmente as partidas de Barcelona e Real Madrid, contra clubes de menor expressão, são muito parecidas: logo no início os gigantes abrem o placar, o adversário se perde em campo e os outros gols acabam saindo naturalmente. Dessa vez o enredo foi um pouco diferente. O jogo foi mais dinâmico e exigiu um pouco mais do time catalão.

Jogando no Camp Nou, o Barcelona - como de costume - começou atacando. Encurralou o adversário em seu campo defensivo e aos seis minutos abriu o placar. Após escanteio, Touré dominou a bola no centro da grande área e, de costas para o gol, ajeitou para a batida de Messi que mais uma vez esbanjou categoria. De primeira, o argentino usou sua canhota venenosa e colocou a bola no canto direito, sem chances para o goleiro Codina. Messi marcou seu 16° gol no Campeonato Espanhol e segue isolado na artilharia da competição.

Com o gol logo no início, tudo indicava que o jogo seguiria o velho enredo: o Barça iria administrar a vantagem, o adversário mais frágil sairia para o jogo e no final, fatalmente seria goleado. Resultado seria normal e sem nenhuma surpresa. Até os 24 minutos iniciais o jogo realmente seguiu o enredo tradicional, o Barcelona pressionava e mandava no jogo. Aos 25 minutos o zagueiro Piqué cometeu uma falta violenta e foi expulso de campo. Após a expulsão a história mudou: o Getafe cresceu na partida e pressionou mais; o Barcelona, tradicionalmente conhecido e temido por seu poder ofensivo, teve que mostrar que também sabe se defender. Sem o zagueiro, o técnico Guardiola teve que reorganizar a equipe e o time catalão passou a jogar explorando os contra-ataques. A organização e obediência tática, fizeram com que o Barcelona conseguisse manter a vantagem no placar.
No segundo tempo a estratégia catalã deu certo: em um contra-ataque, aos 21 minutos, o Barça marcou seu segundo gol. Xavi tocou parra Messi que arrancou pelo meio-de-campo, partiu para cima dos defensores e, da entrada da grande área, tocou para o próprio Xavi marcar o gol da tranquilidade.
A equipe do Getafe jogava bem e já merecia marcar um gol quando, no apagar da luzes, o zagueiro Rafa Marques cometeu pênalti e, assim como Piqué, também foi expulso de campo. O atacante Soldado se encarregou de fazer a cobrança e marcou o gol de honra do time visitante. Placar final, Barcelona 2, Getafe 1. Com a vitória o time catalão somou 55 pontos e segue invicto na competição com 17 vitórias e quatro empates. Pela próxima rodada o Barça enfrenta o Atlético de Madrid, 12 ° colocado, no estádio Vicente Calderón. Já o Real Madrid tem um adversário mais fraco, pega o Xeres, lanterna da competição com apenas 11 pontos conquistados.
O Barcelona está em um momento incrível e o Real tem tudo para crescer de produção. Tudo indica que teremos um segundo turno cheio de emoções. A caçada continua!(VR)
Colaboração: Vander Ribeiro

Nenhum comentário: