sábado, 20 de fevereiro de 2010

Campeonato Espanhol

Barcelona perde invencibilidade e Real Madrid encosta de vez.

Jogando no estádio Vicente Calderón, o Barcelona tinha uma tarefa difícil: enfrentar a boa equipe do Atlético e ainda entrar em campo sem vários de seus titulares.
Os laterais Daniel Alves e Abidal, assim como o volante Touré, estão lesionados; os zagueiros Pique e Rafa Marques, expulsos na partida contra o Getafe, ficaram de fora; a ausência de todos foi muito sentida. O Barcelona tem um elenco enxuto, o técnico Guardiola teve que utilizar alguns jogadores das “canteras” - categorias de base - da equipe catalã, e os substitutos não corresponderam. Além dos desfalques, logo aos dois minutos de jogo, Guardiola perdeu Keita que saiu de campo lesionado e foi substituído pelo jovem Pedro.
Será que a bruxa que assombrou o Real Madrid durante o primeiro turno mudou de lado?

Apesar de ocupar apenas a 11ª posição na tabela, o Atlético tem uma boa equipe. Embalado pela boa campanha na Copa do Rei, o time fará a final do torneio contra o Sevilha, o Atlético entrou em campo muito determinado. Sua defesa não é muito sólida, mas do meio para frente o time não deixa nada a desejar. Os meias Reyes e Simão Sabrosa são os responsáveis pelo setor de criação e cumprem muito bem sua função em campo. No ataque, a equipe conta com o talento de uma dupla sul-americana: o uruguaio Forlán tem ao seu lado o perigoso argentino Aguero.

O JOGO:
Jogando em seus domínios, o Atlético não se intimidou e partiu para cima do líder. Marcou de perto a saída de bola da equipe catalã e não deixou o Barcelona jogar. Sem Abidal e Daniel Alves, o Barça encontrou dificuldades para criar alternativas para se livrar da forte marcação exercida. De início, o time buscou sair pelas laterais do campo; não deu certo. Os laterais Jeffren e Maxwell não conseguiram suprir a ausência dos titulares. Marcavam mal e não apoiavam com a mesma eficiência de Daniel e Abidal. A alternativa seria utilizar o meio-de-campo; também não deu resultado. O Barça buscou colocar a bola no chão, valorizar a posse de bola e esperar o time se encaixar naturalmente em campo. Apesar da presença dos principais titulares do setor – Messi, Xavi e Iniesta – o Barcelona não conseguiu sair para o jogo.

Encontrando muitas dificuldades para fazer o time se acertar em campo, só restou ao técnico Guardiola buscar uma alternativa tática. O treinador adiantou as linhas de marcação da equipe, diminuiu o espaço entre seus jogadores de meio-de-campo e defesa, forçando a equipe do Atlético a se recuar. A estratégia também não funcionou: com a mudança de posicionamento Guardiola buscava conquistar espaços no campo, porém, o principal beneficiado com a estratégia foi o Atlético. Adiantando suas linhas, o Barcelona conquistou mais espaço no meio-de-campo, mas acabou deixando algumas brechas no setor defensivo que o Atlético soube aproveitar muito bem. Aos oito minutos, após grande jogada do meia Reyes, Forlán abriu o placar. Reyes roubou a bola na intermediária defensiva, passou por dois adversários e com ótima enfiada de bola, colocou Forlán na cara do gol. O uruguaio não desperdiçou a chance e marcou seu 10° gol no campeonato. O time do Atlético continuava aproveitando os espaços deixados nas costas da defesa do Barça e chegava com muito perigo. Aos 17 minutos mais uma vez Reyes fez grande jogada e Aguero, de frente para o gol, inexplicavelmente desperdiçou. O argentino rolou a bola de lado para a chegada de Forlán, mas não contava com a presença do zagueiro Puyol que salvou o Barcelona.

2 a 0
Aos 21 minutos, em ótima cobrança de falta, o português Simão marcou o segundo gol do Atlético. O meia fez a cobrança com muita categoria e, de perna direita, colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Valdés. Com a vantagem de 2 a 0 no placar, o Atlético teve tranqüilidade parta continuar utilizando sua estratégia. Concentrava-se na marcação e explorava bem os contra-ataques.
Aos 26 minutos o Barcelona esboçou uma reação. Após cobrança de escanteio, Puyol, na primeira trave, desviou a bola de cabeça e Ibrahimovic, livre de marcação, apenas escorou para as redes. O gol deu novo ânimo ao time catalão, mas o Barça continuava cometendo os mesmos erros. A saída de bola não tinha qualidade, o setor de criação estava muito bem marcado e o ataque continuava pouco inspirado. O time seguia desajustado e timidamente buscava o ataque. A esperança catalã era a de chegar logo ao gol de empate e assumir o controle da partida. O time tentava criar, mas não conseguia superar a forte marcação da equipe atleticana.
Na segunda etapa o Barcelona continuou buscando o gol de empate, lutou muito, mas não obteve sucesso. Durante todo o jogo o time do Atlético teve uma atuação impecável. Anulou o setor de criação da equipe catalã, explorou a velocidade de seus atacantes e o placar final , 2 a 1 para os donos da casa, foi justo e merecido.

Real x Xerez

Quem agradeceu a vitória do Atlético sobre o Barcelona foi o Real Madrid. O segundo colocado da competição fez a sua parte, venceu seu adversário e se beneficiou diretamente com a vitória do rival Atlético. O time não encontrou dificuldades para vencer a frágil equipe do Xerez, lanterna do Campeonato Espanhol. Com a volta de C.Ronaldo, após cumprir suspensão de dois jogos, o time merengue conquistou os três pontos e diminuiu a vantagem do Barcelona. Os gols só vieram no segundo tempo. Arbeloa, aos 19 minutos, invadiu a área e, com categoria deslocou o goleiro Renan, ex-Internacional, abriu o placar. Aos 25 minutos foi a vez de C.Ronaldo. Após cruzamento de Kaká, o português, de cabeça, marcou seu 12° gol na competição. Um minuto depois, mais uma vez a dupla Cristiano e Kaká funcionou bem. O brasileiro invadiu a área e, após saída atrapalhada do goleiro, rolou de lado para a chegada de C. Ronaldo que teve o trabalho de apenas empurrar a bola para o gol. Com a vitória o Real Madrid somou 53 pontos, dois a menos que o líder Barcelona que segue na ponta com 55 pontos.
Se pela 22ª rodada o Barcelona enfrentou um adversário mais forte que o adversário do Real, pela 23ª a situação se inverte. Enquanto o Barça joga contra o Racing Santander (14° colocado), o Real Madrid enfrenta o bom time do Villarreal, 9° colocado na competição. Mesmo jogando no estádio Santiago Bernabéu a equipe dos brasileiros Nilmar e Marcos Senna tem técnica suficiente para arrancar alguns pontos do time merengue. (VR)
Colaboração: Vander Ribeiro

.

Nenhum comentário: