quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cruzeiro perde o primeiro round, mas aprende a lição

Mais uma vez um centenário entra na vida do Cruzeiro na Libertadores. Em 2008, o San Lorenzo cruzou o caminho e não fez grande coisa. Em 2010 o adversário é bem melhor, o Velez é um time bem armado e tem qualidades. Entretanto, a definição da partida não esteve com Moralez, Santiago Silva, Lopez ou Zapata. O árbitro uruguaio Martin Vazquez, antes de dois minutos, expulsou Gilberto. O lance é polêmico e de interpretação da arbitragem, no entanto, a imagem da televisão deixa claro que Gilberto não viu que o adversário estava na jogada. O meia esticou a perna para fazer o domínio da bola e acertou feio o argentino. Expulsão! Em dois jogos na Libertadores, Gilberto foi expulso duas vezes. Logo após o lance da expulsão, Zapata achou Cabrera pela direita, ele avançou no espaço deixado por Diego Renan e cruzou para Santiago Silva fazer, de cabeça, o primeiro gol do jogo.
Para complicar ainda mais o jogo, aos 36 minutos, Gil cometeu falta e recebeu o segundo amarelo. Expulso! Adilson colocou outro zagueiro: Thiago Heleno entrou no lugar de Diego Renan. Sai um lateral e entra um zagueiro. Em mais uma demonstração clara de visão de jogo e de elenco, Adilson não abriu mão de um atacante e percebeu que Diego Renan estava sofrendo na marcação. Com o estrago já feito, o Cruzeiro teve se arrumar em campo. Elicarlos assumiu a direita, Jonathan se vestiu de volante, Paraná foi para a esquerda. Thiago Ribeiro se desdobrou em tentar marcar a saída de bola e ajudar na proteção. Kleber fez o que mais gosta. Provocou, esticou o cotovelo, enfim, jogou Libertadores!
O Velez se mexeu em campo. Zapata, que já comandava pelo meio, não tinha mais preocupação defensiva e trabalhava a bola. Cabrera tratou de atacar e Moralez abria o jogo pela esquerda. Adilson não mexeu no intervalo, apenas ajustou a equipe. Recuou Jonathan e esticou, com Elicarlos e Henrique, uma última linha de quatro. Aos 6 minutos do segundo tempo, Pedro Ken substituiu o cansado Thiago Ribeiro. Pedro Ken fechava o meio e buscava jogar com Kleber e Jonathan com triangulações pela direita. Kleber não resistiu e foi substituído por Wellington Paulista.
O aniversariante técnico Gareca demorou, mas foi mortal nas substituições. Chamou Martinez e Cabral para o jogo. Sacou um lateral (Lima) e um volante (Cabrera) e abriu Cabral na esquerda e Martinez pela direita. Com o espaço ocasionado pelas mudanças o Velez chegou mais e fez o segundo gol. Moralez caiu pela direita e chou Martinez com liberdade para marcar.
É necessário destacar a serenidade do técnico Adilson Batista. Na coletiva ele procurava despertar no elenco e na torcida o espírito da competição. Reclamou da arbitragem, mas tirou proveito da situação, buscando montar o cenário da disputa, que envolve muito de técnica e muito de inteligência e competitividade.

5 comentários:

Gomezito disse...

Grande Mário.
Adilson foi sereno. O arbitro errou contra o Cruzeiro, não nos lances dos mineiros, mas na falta de cartões vermelhos aos argentinos.
Pero....
O Cruzeiro continua marcando em linha e o espaço entre o lateral e o zagueiro é um convite a felicidade ao time adversário.
Ou o Cruzeiro corrige, ou levará gols como o segundo de ontem contra o Velez, os dois contra o Estudiantes no Mineirão, etc, etc, etc,

bruno disse...

Oi Mário,
gostaria de te parabenizar pelos comentários de ontem no jogo. Foi sensacional. Voce é sem dúvida o melhor comentarista de futebol em atividade, em mg. Larga dessa de fazer jogo de SP. O resto tá osso. Muita gritaria e pouco conteúdo. Troquei de rádio. Vc e pequetito são uma baita dupla. Quanto ao jogo de ontem, quem melhor falou foi o téc. AB: o juiz foi decisivo, mas temos que corrigir certas coisas (temos uma avenida na LE e nossa zaga é fraca)e que não adianta choramingar mas sim jogar bola, competir com raça e inteligência. Por fim, faltou ao ZZP dizer que iria cobrar a CBF, que só olha pra seleção e não defende os interesses dos clubes brasileiros. Se a AFA manda na Comenbol é pq a CBF deixa. Mas isso ele não fará... Abraço

Blog do Marra disse...

Valeu, Bruno!
Obrigadão pela força. A defesa ainda está preocupante, concordo com você. O time ainda vai melhorar, mas o grupo é pesado!
Abraço

Anônimo disse...

Os cruzeirenses tem que lembrar(e parece que o Adilson e os jogadores estão tranquilos) é que o Campeão da ultima Libertadores, Estudiantes, começou sua campanha perdendo a primeira partida e de 3 justamente para o Cruzeiro, a história pode se repetir, e quem sabe dar uma final Cruzeiro e Velez, outra coisa a se destacar e que ficou parecendo que o time do Velez pode não ser muito bom, pois ganhou do Cruzeiro com 9 jogadores só de 2a0, o que não é verdade, não devemos subestimar nenhum time argentino e achar que no Mineirão o cruzeiro vai ter moleza.

Anônimo disse...

esse time do Ipatinga nao tem tradiçao para botar banca de grande.Ganhou um campeonato em 2005,alimentado pelo cruzeiro.O mascote tigre e roubado do tradicional SETe de Setembro.E muita pretnçao querer se achar mais import que AMERICA E VILA.A cidade de Ipatinga,nao deveria ter time na primeira divisao.Montes Claros,varginha,Divinopolis sao mmaia