segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Duas propostas diferentes e um placar igual

Luxemburgo colocou em campo uma formação com 3 atacantes. Obina mais centralizado, Tardelli e Muriqui abertos e com boa movimentação. O meio tinha Zé Luis como um primeiro volante e Fabiano e Ricardinho como volantes (sem a bola) e meias (com a bola). A proposta era claramente ofensiva.

O Tigre do Vale do Aço priorizou o sistema defensivo e fez com qualidade. Três zagueiros e mais Jaílton e Max Carrasco dando proteção. Luizinho subia mais pela direita e Marinho Donizete ia mais na "boa". A ocupação dos espaços, que colocavam grilos na cuca do lateral Coelho, era feita por Jajá.

No duelo de propostas o Ipatinga foi muito eficiente. Particularmente gosto muito de esquemas defensivos. Entendo que no país do futebol moleque, treinar sistemas defensivos e aprender a neutralizar faz parte da arte de jogar.

A posse de bola do Galo foi maior, entretanto, faltava espaço para o chute claro a gol. Depois de um primeiro tempo movimentado e com zeros no placar, o início do segundo já foi apimentado demais. Jajá, de longe e fraco, bateu e Carini aceitou. Ele, que acabara de ganhar a confiança do treinador, tomou um frangaço. Outra pimenta é que um dia antes Marinho (ex-Galo) tinha feito gol no Cruzeiro e no domingo quem fez foi Jajá (ex-Cruzeiro).
O Galo aumentou o ritmo e não furava o bloqueio do Ipatinga. Luxemburgo chamou Carlos Alberto, Renan Oliveira e Marques. Tirou Ricardinho, Fabiano e Obina. Renan passou a chamar mais o jogo, entretanto, a sensação que dava era que se o Ipatinga acertasse um contra-ataque a coisa seria irreversível para o Galo.
No finalzinho, aos 42, Marques cruzou para Carlos Alberto achar Muriqui na área, dele para o gol.
É cedo para criticar, mas esconder não é minha função. O Atlético ainda tem um bom caminho a percorrer. É certo que o time do momento, o Santos, na terceira partida do ano, tropeçou no Mogi e depois reergueu. O Galo pode jogar um bom futebol, mas ainda não conseguiu.
O Ipatinga, aos poucos, vai apagando a imagem feia de 2009. A tendência é que os dois times melhorem na competição.

Um comentário:

marcia disse...

Oi Mario ,estava esperando este comentario no blog...a verdade é q o time q o luxa montou esta longe de ser aquilo q ele esta acostumado a fazer,sinto claramente uma preocupaçao em fazer aquilo q a torcida deseja,a escolha do Carini não foi na minha opinião a mais acertada o Aranha ta numa otima fase,mas frangos acontecem,o time ofensivo d+ tbm n é uma caracteristica dele,acho q tbm atendeu a um pedido da torcida...os times treinados por ele são sempre muito equilibrado ,com bola no chão e movimentação + defensiva.E o Ipatinga eu ja conheço bem,como sofri em 2009,mas parece q agora vai...o time manteve alguns jogadores e trouxe varias jogadores conhecidos da torcida ,a chegada do Luizinho e p mim uma das melhores contratações e agora Alessandro outro velho conhecido...to apostando neste time,se vamos ganhar n sei mas vamos dar trabalho....