domingo, 3 de janeiro de 2010

20º Jogos da Amizade atrai estrelas do futebol profissional à várzea

O primeiro dia do ano sempre foi celebrado como uma data especial na maioria dos campos da várzea. Inúmeras foram as partidas disputadas nas confraternizações temáticas que unem os peladeiros, sejam casados ou solteiros, atleticanos versus cruzeirenses, pretos contra brancos e por aí vão.
Na Regional Noroeste, a festa do futebol amador aconteceu no estádio do Grêmio Mineiro para um público entusiasmado com a presença de grandes nomes do futebol profissional, incluindo ex-jogadores e personalidades do esporte.
Os 20º Jogos da Amizade - promovido pela Diretoria de Esportes do Grêmio Mineiro - acontecem todo ano com a realização de várias partidas, reunindo os moradores da região e seus convidados, para uma exibição no estádio do bairro Nova Esperança.
As atrações incluem o tradicional Atlético e Cruzeiro - novamente empatado em 1X1 - e o esperado Pretos contra Brancos, que conta com a participação de jogadores e de ex-atletas de renome nacional.Este ano, compareceram ao evento os jogadores Jussiê - ex-Cruzeiro e atual Bordeaux, da França -; o goleiro campeão brasileiro pelo Flamengo, Bruno; o atacante Somália - ex-América e Fluminense -; Jefferson Feijão - ex-Cruzeiro - e o volante Moisés, do América.A organização do evento, na pessoa do diretor Nelson Ferreira, busca a cada ano valorizar o futebol da várzea com a presença de atletas profissionais, prestigiando os jogadores em início de carreira.
Alguns desses novos talentos participaram da disputa, destacando-se o atacante Allan Araújo, autor de dois gols na partida.
A arbitragem ficou por conta do experiente árbitro da FMF, Antônio William Gomes, que deu início a partida.


Melhores momentos: Primeiro Tempo


1 min.: A saída de bola pertenceu ao time da representação dos Pretos, que atacou em direção ao portão principal do estádio. Uma bola mal tocada pelo meio campo favoreceu o contra-ataque, com um chute perigoso contra o goleiro Dida (titular do gol da campeoníssima Portuguesa, do bairro Providência), que espalmou para o corner direito. O escanteio foi batido e a zaga aliviou.


4 min.: Boa movimentação da equipe dos Pretos. Rincón tocou para Pelé que acabou perdendo a posse da bola. O zagueiro Luizinho Kalil (ex-profissional) interviu na jogada dando um chute para frente, armando o contra-ataque. Na sequência, Dida saiu do gol e devolveu o lançamento, arremessando-o de bico.
7 min.: Chute perigoso do time dos Brancos. O arqueiro adversário bateu roupa e o jovem atacante Allan Araújo - uma das promessas para o futebol profissional - chutou no rebote. O volante Xisbéia completou a jogada, concretizando o lance com um chute sobre o gol de Dida. Uma ótima oportunidade perdida na cara do gol.

9 min.: Boa movimentação do volante Moisés pelo meio. Juninho, armador do time dos Brancos, recebeu a bola e lançou Rodrigo pela direita. Lilito fez boa cobertura e cortou o lance para a lateral do campo.

12 min.: Léo, atacante do time dos Pretos e recém promovido aos profissionais do América, fez boa jogada no meio campo e lançou para o ataque. O lateral albino Pedro Henrique pôs a bola para fora, anulando o bom momento rival. Os Blacks estão melhores na partida.

15 min.: Pretos no ataque. Thiago Pelé dominou a bola e cruzou para Feijão cabecear. O goleiro William subiu e efetuou a defesa, sem oferecer oportunidade para o atacante Léo que chegava no lance.

18 min.: Bom momento de Maurílio (ex-profissional e atual goleiro da equipe do Grêmio Mineiro), da representação albina, na partida. O volante aproveitou a sobra de um escanteio e bateu forte, sobre o gol de Dida.
21 min.: Cartão amarelo para Clevinho, lateral direito do time dos Pretos.23 min.: Modificação na equipe dos Blacks. Saiu Jaeder para a entrada da estrela da companhia, o campeão brasileiro Bruno. O técnico Paloma não poderia deixá-lo de fora do espetáculo e frustrar a torcida que compareceu em bom número ao estádio Sérgio Ferrara. O goleiro flamenguista atuou como centroavante durante todo o restante do jogo.
25 min.: GOL Thiago Pelé recebeu o passe e marcou no canto esquerdo, sem chances para William. Pretos 1X0.

28 min.: Ataque pela direita do time dos Brancos. Moisés tentou o lance individual e acabou perdendo a posse da bola.
30 min.: Devido à programação do evento, o juiz Antônio William encerrou a partida faltando um terço do tempo normal. Pausa para tomar água e para uma breve confraternização.


Melhores momentos: Segundo Tempo



1 min.: O lance inicial pertenceu à equipe dos Brancos. Logo nos primeiros instantes, Allan Araújo recebeu o passe e marcou na saída do goleiro Dida. A assistência invalidou o gol, confirmando a posição irregular do atacante.

3 min.: GOL Na cobrança de uma falta contra os Pretos, Maurílio acertou um belíssimo chute no canto esquerdo do goleiro Dida, sem chances para o defensor. Brancos 1X1.
4 min.: Empolgado com o empate, o técnico Alexandre Araújo - carinhosamente chamado de Goiaba - promoveu a entrada de Tibranco no lugar do centroavante Martim.

6 min.: Posse de bola dos Pretos. Bruno recebeu na entrada da área, fez o drible e tocou para Jefferson Feijão, que errou o chute colocando a bola por sobre o gol albino.

7 min.: Outro bom ataque dos Blacks. Novamente ele, o campeão Bruno, arrancou o suspiro das arquibancadas. O jogador perdeu um gol quase feito na pequena área dos Brancos. Aproveitando o momento, o professor Paloma promoveu duas novas substituições em sua equipe. Saiu Pelé para a entrada de Lelé e, após ouvir as orientações do técnico, Leonardo entrou no lugar deixado por Léo.

9 min.: Falta perigosa para os Pretos. Feijão cobrou e a bola saiu para fora, à esquerda de William.

11 min.: Contra-ataque albino. Passe para Allan Araújo chutar perigosamente, promovendo a defesa parcial do goleiro Dida. A zaga aliviou o lance, na sequência.

12 min.: Alteração na equipe dos Brancos. Saiu o volante Braga para a entrada de Walter Fred.

13 min.: Os Brancos estavam melhores na partida. Allan Araújo invadiu a área e acabou perdendo o tempo da bola. Sufoco na defesa dos Blacks.


16 min.: Falta para a equipe dos Pretos. Bruno cobrou com perigo, à esquerda do goleiro William. Até aqui, o jogador do Flamengo mostrou toda a sua habilidade também como centroavante, com boas assistências para seus companheiros de ataque.

17 min.: Substituição no time dos Brancos. Saiu Pedro Henrique para a entrada de Juninho.18 min.: GOL Allan Araújo invadiu a área e sofreu pênalti. O jovem atacante não se intimidou perante o experiente Dida e converteu. Brancos 2X1.
21 min.: GOL Os Brancos dominavam o jogo. Allan Araújo invadiu a área adversária, pela esquerda, e tocou na saída de Dida - no contra-pé. O goleiro nada pode fazer. Brancos 3X1.

23 min.: O jogo estava muito disputado no meio campo, com várias chances de contra-ataques para ambos os lados. Bruno recebeu a bola pela esquerda e deu um elástico para cima da zaga dos Brancos, saindo com a bola pela linha de fundo.

25 min.: GOL Após várias jogadas e demonstrando toda a sua habilidade, Bruno foi consagrado com um belo gol. O atacante varzeano - nas horas vagas - dominou e chutou forte, de fora da área, sem chances de defesa para o goleiro dos Brancos. Pretos 2X3.

27 min.: Neste momento, os Pretos jogavam melhor. Bruno recebeu o passe de Lelé e invadiu a área. Boa saída do goleiro da equipe dos Brancos, que abafou o lance de perigo.

29 min.: Escanteio pela esquerda, à favor dos Blacks. A bola passou por fora, sobre o gol de William que apenas observou o lance.

33 min.: A equipe dos Brancos administrou a partida até agora. Em uma nova investida ao lado adversário, Maurílio chutou de fora da área e Dida salvou o gol certo, mandando a bola por sobre as traves de sua defesa.

35 min.: Após a compensação pelas paradas concedidas às mudanças táticas durante a partida, Antônio William Gomes soou seu apitou apontando a linha do meio do campo, encerrando esse tradicional encontro na várzea de Belo Horizonte.


Destaques da partida:O juiz Antônio William Gomes é um árbitro experiente, seguro. Um bom profissional do quadro da Federação Mineira de Futebol. Atuou em cima dos lances sempre convicto do que assinalava. Em momento algum comprometeu o espetáculo. Foi auxiliado pelas jovens Wilza Pimenta e por Helen Araújo, além de Marcos Bernardino. Toda a equipe de arbitragem foi coerente durante o desenrolar da partida, demonstrando uma ótima sintonia e um controle total sobre os ânimos dos jogadores.

Pelos Brancos:
  • O goleiro William jogou muito bem. Seguro em suas intervenções, não teve culpa nos gols que sofreu, além de salvar a sua equipe em momentos cruciais na partida.
  • O experiente Maurílio, que já atuou na Grécia segundo o técnico Goiaba, demonstrou muita força na defesa e apoiou bem o ataque. Cobrou uma falta maravilhosa contra o goleiro Dida, deixando o arqueiro Black sem chances de defendê-la.
  • O zagueiro Luizinho Kalil foi outro que atuou bem. Conseguiu impedir as investidas dos velozes atacantes da equipe dos Pretos, anulando alguns lances de perigo.
  • Allan Araújo é uma das jovens revelações da várzea. Atualmente disputa a 2ª divisão do Campeonato Mineiro, pelo Betim. Um bom velocista que mostrou muita personalidade jogando contra jogadores experientes. Merece ser observado durante o ano de 2010.
  • O profissional Moisés, do América, é um jogador de nível bom que se movimenta bem em campo. Atuou como meia armador em alguns momentos, demonstrando categoria no repasse da bola.

Pelos Pretos:
  • Dida é um dos jogadores mais conhecidos na várzea da capital. Um excelente goleiro que sabe se posicionar em campo e sair jogando rapidamente, tanto com as mãos quanto com os pés. É detentor de seis títulos na última temporada.
  • Wesley Lilito foi outro que se destacou na partida. Jogou muito bem integrando um quadrado com Pelé, Rincón e Rafael no meio campo. Bom marcador, saía com tranquilidade para o jogo.
  • Rafael é um jogador de habilidade, que sabe utilizar os dribles de corpo contra seus adversários. Atuou bem no meio campo dos Blacks.
  • Rincón é experiente, apesar de jovem. Disputou a Copa Itatiaia pela equipe da casa e se destacou durante as suas participações. Conhece bem o estádio do Grêmio Mineiro.
  • Thiago Pelé é um bom velocista que conduz bem a bola. Jogou todo o primeiro tempo avançando contra a defesa adversária, sendo substituído por opção tática.
  • A estrela do jogo: Bruno. Para quem imaginava que o goleiro só sabia ficar em baixo das traves, o jogador provou que também sabe atuar como atacante. Jogou e mostrou talento em lances individuais, tocando o fino da bola. Mereceu toda a atenção do público, que cercou o ídolo em busca de fotos e autógrafos.

Os Jogos da Amizade são realizados todo o ano, em seu primeiro dia, no estádio Sérgio Ferrara. O campo do Grêmio Mineiro fica localizado na rua Gurutuba com a rua Garças, no bairro Nova Esperança. Este ano, o público presente foi próximo à 4.000 pessoas durante todo o dia da realização do evento, incluindo a festa de confraternização após a partida. (CS)



Ficha do jogo Pretos 2 X 3 Brancos - 20º Jogos da Amizade/2010

Local: Estádio Sérgio Ferrara - campo do Grêmio Mineiro

Horário: 16 horas - 1 de janeiro, sexta-feira


Arbitragem: Antônio William Gomes
Wilza Pimenta
Helen Araújo
Marcos Bernardino


Pretos: Dida; Clevinho, Jaeder (Bruno), Paulo e Lilito; Batata, Rafael, Rincón e Pelé (Lelé); Jefferson Feijão e Léo (Leonardo). Técnico: Paloma


Brancos: William; Pedro Henrique (Juninho), Maurílio, Luizinho Kalil e Braga (Walter Fred); Rodrigo, Xisbéia, Allan Araújo e Martim (Tibranco); Juninho e Moisés. Técnico: Alexandre Araújo, o Goiaba

Gols: Pelé (P) aos 25 min. do 1º tempo; Maurílio (B) aos 3 min., Allan Araújo (B) aos 18 min. e aos 21 min., Bruno (P) aos 25 min. do 2º tempo.

Cartão amarelo: Clevinho (P)


Galeria de imagens

Colaboração: Claudinei Souza

2 comentários:

Unknown disse...

ai brother
as fotos ficaram bacanas
pena q eu nao pude ir ao jogo..[perdi este festao..
mais esta bom
ano q vem estamos laa
rsrs

Anônimo disse...

Ai brother
as fotos ficaram bacanas msmo
pena q eu nao pude ir no jogo
mais esta bom
ano q vem tem mais,
e estaremos la
junots e misturadossss
rsrs