quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Campeonato Espanhol

Após 19 rodadas, Barcelona vence o Valladolid e encerra o primeiro turno invicto.

O Jogo:
Jogando fora de casa o Barça adotou uma postura um pouco diferente da habitual: não partiu para cima do adversário logo no início; resolveu esperar o time do Valladolid tomar a iniciativa na partida.
Com uma postura mais fria em campo, o Barcelona valorizava a posse de bola e trocava muitos passes em sua defesa, chamando o Valladolid para o jogo.
A intenção era a de atrair a equipe adversária – que exercia forte marcação sobre o setor de meio-de-campo do Barça – e abrir espaços no campo para que o trio Xavi, Messi e Iniesta tivessem liberdade para criar. A estratégia até que deu certo, porém se mostrou perigosa.
Aos poucos, sem abrir mão da marcação, o Valladolid conseguiu se soltar em campo. Até os 20 minutos iniciais a partida teve um certo equilíbrio e as duas equipes tiveram chances de abrir o placar.
Os donos da casa finalizaram muito durante a primeira etapa. O Valladolid teve 7 oportunidades contra 5 do Barcelona. A equipe chegava e, mesmo encontrando dificuldades, conseguia criar algumas chances de gol; seus avantes só não contavam com a boa atuação do goleiro Valdés. O arqueiro do Barça não trabalhou muito, é verdade, mas nos momentos em que foi exigido esteve sempre bem colocado e muito seguro.
Com seus homens de criação muito marcados, o Barcelona encontrou dificuldades para criar. O meio campo estava congestionado e o Barça procurava encontrar espaços pelas laterais.
Pela esquerda, o responsável pelo flanco ofensivo era Henry; pela direita, Daniel Alves apoiava muito bem. O Barcelona invertia as jogadas e aos 10 minutos teve uma ótima oportunidade de gol: o argentino Messi, após tabelar com Daniel Alves, chutou forte com a perna esquerda e o goleiro Villar fez grande defesa. Após o lance, as principais investidas do ataque do Barcelona aconteceram pelo lado direito do campo. E foi por lá, pelo lado direito, com as jogadas de Messi e de Daniel Alves, que o Barcelona descobriu o caminho do gol.
Aos 21 minutos o Barça aproveitou uma única brecha no meio-de-campo e armou um ótimo contra-ataque: após roubar a bola na defesa, Iniesta tocou para Xavi que, com um toque rápido de calcanhar, passou para Messi abrir, na extrema direita, para Daniel Alves cruzar na medida para ele, novamente Xavi - o criador da jogada - finalizar com um belo voleio e abrir o placar.
O gol foi um castigo para o Valladolid: o time não estava mal e, na base da vontade e da aplicação tática, além de criar, também conseguia neutralizar as armas do Barcelona. Apesar da inferioridade técnica, a equipe do Valladolid até que conseguiu segurar o time visitante por algum tempo, mas o talento dos jogadores do Barcelona derruba qualquer esquema tático.
Se o primeiro gol já foi um castigo para o Valladolid, o segundo foi maior ainda: no minuto seguinte - 22 min - a dupla Messi e Daniel Alves funcionou mais uma vez. Messi deu um passe de cabeça para Daniel que, apesar de errar o cruzamento, acertou as redes do Valladolid e marcou o segundo do Barça.
A equipe do Valladolid sentiu os gols: toda aplicação e obediência tática foram por água abaixo. De que adiantou tanto esforço e empenho durante os vinte primeiros minutos?
Se com o 0 a 0 no placar a postura do Barcelona era a de esperar o Valladolid, com a vantagem de 2 a 0 a seu favor, ao Barça só restava administrar o jogo. Ao Valladolid, apenas fingir que nada havia acontecido e tentar diminuir a diferença; não deveria mudar de postura. Se partisse pra cima, fatalmente tomaria uma goleada.

Segundo tempo:
Na segunda etapa o jogo não mudou de enredo; o Barça administrava a vantagem, só atacava com tranqüilidade e esperava as oportunidades de contra-ataque.
Já o Valladolid continuava com a árdua missão de tentar diminuir o placar e, talvez, botar mais emoção na partida. Os donos da casa buscavam encontrar o caminho do gol. Tentavam pelo meio e encontravam uma defesa muita bem postada; pelos lados, encontravam os inspirados laterais do Barça: pela esquerda o francês Abidal se restringiu à marcação, não apareceu muito no jogo, mas fez uma partida segura; pela direita Daniel Alves fez uma boa partida, foi seguro na marcação e ótimo no apoio ao ataque.
Daniel participou de todas as jogadas de gol: no primeiro, fez o cruzamento para Xavi, no segundo foi o autor do gol e, enquanto o Valladolid procurava o caminho do gol, o Barça já tinha encontrado.
Aos 9 minutos do segundo tempo mais uma vez Daniel Alves fez ótimo cruzamento para Ibrahimovic, o sueco dominou a bola e rolou para a chegada de Messi, artilheiro do Campeonato Espanhol, marcar o seu 15° gol na Liga.
No final, 3 a 0 no placar e nenhuma surpresa, o Barça tirou o pé e o Valladolid não conseguiu chegar ao seu gol de honra.
Com a vitória, o Barcelona fechou o primeiro turno com uma campanha histórica: em 19 jogos a equipe Catalã conquistou 15 vitórias e quatro empates , seguindo invicta na competição.
A última derrota do Barça pelo Campeonato Espanhol foi para o Osasuna pelo placar de 1 a 0, em partida disputada pela 37ª rodada da temporada passada. Na ocasião a derrota pouco importou: a data era de festa e o Barcelona comemorava a conquista do título Espanhol da temporada 2008/2009.
O Barça segue na liderança do Espanhol com 49 pontos, cinco à frente do irregular Real Madrid com 44 pontos. O Valência, de Davi Villa, segue em terceiro com 39 pontos e está na zona de classificação para a UEFA Champions League.
Mallorca e Deportivo La Coruña, com 34 pontos, e o Sevilha, com 33, seguem na briga por um das vagas.
Na abertura do returno o Barcelona enfrentará o 10° colocado Sporting, em Gijón. O Real Madrid joga fora de casa contra o Deporitvo La Coruña.(VR)

Colaboração: Vander Ribeiro

Nenhum comentário: