sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Coluna do jornal O TEMPO de 22/01

Cruzeiro de bem com a vida

O início dos Estaduais já serve para assustar alguns clubes e animar vários outros. O Fortaleza, que já caiu duas vezes no Brasileiro, começou tomando goleada. O São Paulo parece até que continua a temporada do ano passado, até os erros são iguais. No Rio, os grandes tranqüilizam as torcidas. O Gauchão mostrou que o Grêmio passou sufoco, mas venceu. O Inter, com time reserva, reina soberano. Os resultados iniciais podem ajudar na parte emocional ou podem servir como a primeira pressão do ano. O fato é que os grandes sempre serão mais cobrados e começar ganhando já afasta dúvidas. Foi o que aconteceu com o Cruzeiro. Qual é o objetivo do Cruzeiro? A resposta não permite tempo para pensar: Libertadores. Ganhar do Uberlândia seria uma obrigação, entretanto, quando o Cruzeiro ganha sem sustos e ainda mostra que a aposta no padrão de jogo foi acertada, todo o tipo de dúvida se dissipa. Adilson ainda aproveitou para testar o time com três atacantes e Pedro Ken pela direita. O time poderia ter reforçado mais o elenco? Claro que sim! Mas o caminho percorrido já deu uma cara e entrosamento, pontos que podem determinar boas campanhas em 2010.

Campeão- Sempre alguém lembra que os gigantes argentinos não disputam a Libertadores 2010, entretanto, é bom ficarmos de olhos bem abertos com o atual campeão. O time mudou muito pouco e tem jogado um bom futebol. Recheado de técnica, garra e jogadas ensaiadas, em mais um Torneio de Verão, o Boca sentiu na pela o poder do Estudiantes, que aplicou um tranqüilo 4 a 1 nos rivais.

Galo- Além de Tardelli, o grande reforço do time estará no banco. Vanderley Luxemburgo é um sonho antigo da direção do clube e especialmente da torcida. Entretanto, é necessário ter paciência com o time no início da temporada. A contratação de Obina representa a aposta em um homem de área. A vantagem é que Tardelli e Muriqui podem funcionar pelos lados do campo.

Coelho – O Mineiro vai ajudar muito na real avaliação do atual elenco do América. Ano passado o time foi eficiente, mas faltou parâmetro para sabermos como o time pode reagir na Segundona. A direção do clube apostou em Fábio Júnior e Joãozinho, que são atacantes que carregam alguns pontos de interrogação.

Interior – A tendência é que a distância entre os grandes da capital e os times do interior seja ainda maior. Os times buscam reforços e disputam amistosos, no entanto, não é possível afastar o favoritismo dos tradicionais campeões. Preocupa a situação do Tupi, que disputou amistosos contra seleções locais e não conseguiu vencer.

Nenhum comentário: