quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Campeonato Espanhol

Após duas partidas sem vencer, o Barcelona conquistou a primeira vitória de 2010.
A partida contra o 17º colocado, Tenerife, começou com ares de tensão. A vitória do Real Madrid sobre o Mallorca - 2 a 0 com gols de Higuaín e Granero - fez com que o clube catalão, temporariamente, perdesse a liderança do campeonato.
Com a vitória, o Real superou o Barcelona na tabela e obrigou o time de Messi a vencer para voltar ao topo.
O início do jogo foi surpreendente: o Tenerife, jogando em casa, não se intimidou e partiu para cima do Barça. A ordem era pressionar e atacar. A equipe da casa adiantou sua marcação e durante aproximadamente 15 minutos, conseguiu anular o setor de criação do time do Barça.
No início da partida, o Tenerife apresentou um volume de jogo incrível.
Normalmente é ele, o Barcelona, quem ataca primeiro; é ele quem sufoca os adversários nos minutos iniciais da partida, mas desta vez foi diferente.
A equipe catalã se surpreendeu com a postura adotada pelo Tenerife e teve que se preocupar primeiro em se defender.
Até os nove minutos de jogo, o Tenerife já tinha perdido duas oportunidades claras de gol: aos quatro minutos, o atacante Alfaro acertou o travessão; aos sete, mais uma vez, Alfaro disparou uma bomba de canhota e o goleiro Valdés fez ótima defesa espalmando a bola para a linha de fundo.
Somente aos nove, o Barça teve sua primeira oportunidade: Bojan chutou cruzado e a bola passou com perigo pela direita do gol.
Aos 12 minutos de jogo, outra oportunidade desperdiçada pelo Tenerife: após boa tabela do ataque, mais uma vez Alfaro finalizou livre e desperdiçou.
O Barcelona apresentou algumas falhas defensivas. O time do Tenerife explorava principalmente as laterais do campo.
Os laterais Daniel Alves e Maxwell tiveram que se restringir à marcação e pouco apoiaram.
Aos poucos a defesa do Barça foi se organizando e o Tenerife diminuindo o ritmo. Diminuiu, mas apesar de ter diminuído, não abriu mão da postura agressiva. Jogava com duas linhas de quatro bem adiantadas e em duas oportunidades o seu goleiro, cumprindo o papel de um líbero, de fora da área, interceptou as investidas do Barcelona.
Enquanto o Tenerife atacava, ao Barça restavam duas alternativas: a primeira era valorizar a posse de bola; a segunda seria apostar nos contra-ataques.
Quando tinha a posse de bola, o Barça invertia o jogo de um lado para o outro e procurava espaços; quando roubava a bola em seu campo defensivo, investia nos lançamentos em profundidade.
Aos 35 minutos a receita deu resultado e o meio campo do Barcelona funcionou bem: Iniesta roubou a bola, soltou para Busquets que limpou o lance, tabelou com Xavi e recebeu a bola com liberdade e espaço para criar. Bojan passou pelas costas do lateral e, em alta velocidade, recebeu ótimo passe em profundidade. O atacante limpou um adversário, invadiu a área e rolou para Messi, livre de marcação, finalizar para as redes. Barça 1 a 0.
Com a desvantagem no placar, quem se assustou foi o Tenerife. A situação se inverteu: o momento do jogo, agora, era favorável ao Barcelona.
Quem pressionava agora era o Barça, que marcava a saída de bola e começava a sufocar o seu adversário.
O time Catalão passou a criar mais e não desperdiçava.
Aos 43 minutos, Puyol, de cabeça, desviou cobrança de falta de Messi e ampliou o placar.
Três minutos mais tarde, Iniesta fez uma jogada espetacular: passou por quatro jogadores no meio campo e enfiou a bola para Bojan que, aberto pela esquerda, invadiu a área e novamente rolou para Messi marcar.
Com o jogo praticamente definido, e diante de um adversário literalmente abatido, no segundo tempo o Barcelona apenas administrou a vantagem.
O Barça tocou mais a bola e com tranquilidade conseguiu ampliar o placar.
Aos 30 minutos, Messi, com muita categoria, marcou um golaço: o argentino recebeu passe na entrada da área - mais uma assistência de Bojan - e ao perceber que o goleiro Aragoneses estava adiantado o suficiente para ser encoberto, chutou para o gol: bateu com muito charme, encobrindo o goleiro e colocando a bola na “gaveta”.
Foi o seu terceiro gol no jogo e seu 12° gol na competição.
Messi agora divide a artilharia do Espanhol ao lado do atacante David Villa, artilheiro do Valência.
Mesmo com os 4 a 0 de vantagem no placar, o Barcelona continuou pressionando e, aos 40 minutos, após boa jogada individual do atacante Pedro, o zagueiro Luna tentou cortar e acabou marcando gol contra.
Placar final: Barcelona 5, Tenerife 0.
Com a goleada, o Barça se mantém na liderança da competição com 43 pontos. À sua sombra, o Real Madrid, com 42.
Pela próxima rodada o Barcelona joga em casa contra o Sevilla.
Já o Real Madrid, continua sofrendo desfalques importantes. Depois de Kaká, o lesionado da vez é o atacante Higuaín. O jogador argentino sofreu uma lesão e não enfrentará o Athletic em Bilbao pela 18ª rodada. (VR)

Colaboração: Vander Ribeiro

Nenhum comentário: