quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Araribá conquista a chave Belo Horizonte em um jogo tumultuado

Para fazer esporte é preciso ter amor pelo esporte. Para fazer jornalismo é preciso conhecer e ter ideal. Quero apresentar Claudinei Souza. Claudinei foi um colega de sala na faculdade que sempre foi diferente dos outros. Não pelo falar, não pelas opiniões, não pela ausência de cabelo. O que diferenciava Claudinei dos outros era a visão e talvez o olhar. Olhar que ele compartilhava com todos pela paixão pela fotografia. Além de olhar de forma diferente para tudo e para todos, ele alimentava a paixão pelo esporte e afinava o ideal pelo jornalismo ético e saudável.
A proposta dele no Blog do Marra é a de fazer do seu texto uma revista eletrônica. Você lê e vê. Aos poucos, espero que seu olhar seja diferente como mostra a lente do fotógrafo Claudinei.



A final da chave Belo Horizonte levou aproximadamente 8.000 pessoas ao estádio Januário Laurindo Carneiro - o popular campo do Santa Cruz - para assistirem ao famoso clássico da região nordeste/noroeste, onde a única divisória física é a Avenida Presidente Antônio Carlos. Estava em jogo a soberania na várzea entre o bairro Concórdia e a Pedreira Prado Lopes.
Inconfidência e Araribá fazem parte do seleto grupo dos maiores e mais antigos clubes de futebol amador da capital mineira e o espetáculo era algo tido como certo. E foi!
A partida foi muito disputada e com muitas faltas, provando a rivalidade das equipes e a enorme vontade de conquistar o título de melhor da capital.
Apesar das polêmicas com a arbitragem, o resultado foi justo, pelo que demonstraram em campo as duas equipes.

É uma pena que o sentimento de revanche tenha afetado o espírito de alguns presentes ao estádio, incluindo dois incidentes presenciados por mim.
O centroavante Ricca, do Araribá, foi atingido à traição e sofreu um corte no rosto, enquanto comemorava a vitória ainda dentro de campo.
Um torcedor não identificado sofreu uma fratura no nariz, devido à agressão de um grupo de baderneiros que conseguiram evadir antes da ação da Polícia Militar. É lamentável que isso ainda ocorra na várzea, que vagabundos se infiltrem entre torcedores e pais de família e promovam a violência e a coação através de intimidações vulgares próprias do submundo do crime organizado.

Mas como tudo acaba terminando em festa e esquecimento, vamos à análise do jogo!


Melhores momentos: Primeiro Tempo


1 min.: A saída de bola pertenceu ao Araribá. O time da Pedreira Prado Lopes partiu para o ataque e Milande, do Inconfidência, cometeu a primeira falta do jogo. Filipe cobrou e Taffarel defendeu com total segurança, ligando o contra-ataque de sua equipe.
3 min.: Escanteio, pela esquerda, para o Araribá. Filipe cabeceou com perigo, por sobre o gol adversário.

5 min.: Bruninho, camisa 7 do Inconfidência, recebeu o bom passe pela esquerda e chutou por sobre o arco do goleiro Amarelo.

7 min.: Falta contra a equipe representante da comunidade do bairro Concórdia. O lateral esquerdo dos azuis, Renatinho, cobrou a infração e a zaga do Inconfidência afastou o perigo, dando um bico para longe.

8 min.: A defesa do Inconfidência bateu roupa em nova investida do Araribá. Novamente ele, o capitão Renatinho, fez a cobrança. Taffarel, muito bem colocado, subiu e defendeu o cruzamento.
11 min.: Ataque alvinegro. Cris, do Inconfidência, cruzou para a área e Amarelo defendeu o lance de perigo.

13 min.: O atacante Deyvisson aproveitou a oportunidade e chutou de fora da área. O goleiro Taffarel estava atento e efetuou a defesa, sem chances de rebote.

14 min.: Contra-ataque do Inconfidência. Juninho, vestimenta de nº 11, fez o lançamento para a área. A bola passou por toda a defesa araribarense e Dudu, lateral direito da equipe, afastou o perigo quase em cima da linha divisória que define o gol. Passou sufoco a zaga do técnico Marcinho Pica Fumo.
16 min.: O Inconfidência tocava bem a bola e fazia uma boa partida, porém não conseguia concretizar as finalizações com êxito devido à forte marcação da zaga oposta.
20 min.: Juninho Gambá, camisa 10 alvinegro, recebeu a falta no meio campo. O jogo estava muito fechado pelo setor, mas com boas oportunidades para ambos os times.

21 min.: Lance perigoso do ataque da Pedreira. O centroavante Ricca recebeu e invadiu a área, chutando forte no canto direito. Taffarel saltou e defendeu a sua meta contra a ameaça.

22 min.: Contra-ataque da equipe do bairro Concórdia. Bruninho fez a jogada individual e chutou sobre o gol dos blues.

23 min.: As duas equipes erravam muitos passes, principalmente no meio campo. Everton Telé conseguiu fazer o desarme, driblou para a direita e chutou no infinito. O goleiro Amarelo apenas acompanhou o bicudo dado pelo lateral esquerdo do Inconfidência.

24 min.: Ataque dos alvinegros. O lateral direito, Cris, cruzou e Gambá cabeceou. Uma ótima atuação de Amarelo, que voou no canto direito e defendeu o que seria um gol certo.

28 min.: Pressão do Araribá. O meia atacante Toninho chutou prensado e a zaga aliviou o perigo. O jogo continuou muito equilibrado no estádio Januário Carneiro.
30 min.: Lançamento, pela direita, do time do Araribá. A bola passou pela defesa do Inconfidência e Deyvisson fez o domínio, chutando-a em cima de Telé. Escanteio pela esquerda e alívio da zaga alvinegra, que afastou o perigo em seguida.

32 min.: A partida foi suspensa temporariamente para o atendimento médico ao volante Dedé, do Inconfidência. Enquanto isso, o técnico Ronnie Hudson passava orientações para a sua defesa.

34 min.: O Inconfidência tocava melhor a bola. Telé invadiu a área e deu o passe para Dedé. O camisa nº 8 chutou e Marcinho conseguiu afastar o perigo. Bom momento do time preto e branco.

36 min.: Falta em Renatinho, do Araribá. O próprio cobrou e lançou Dudu, que recebeu e tocou para Filipe. O armador tentou o cruzamento mas o bom goleiro Taffarel estava no lance.

37 min.: O jogo continuou apreensivo, com muitos erros de passes e uma marcação bastante rígida de ambos os lados.
38 min.: A partida ficou mais violenta, com jogadas mais duras e faltas mais frequentes. A rivalidade do clássico começou a aparecer e o nervosismo atrapalhou os atacantes, que não acertavam os passes de finalização ao gol.

40 min.: Contra-ataque do Inconfidência. Gargamel evitou a investida dos alvinegros colocando a bola para a lateral. O jogo foi parado para o atendimento ao lateral Dudu, do Araribá. O jogador caiu sozinho no lance anterior.

43 min.: Gargamel recebeu o passe e tocou para Dudu. O lateral lançou Reinaldo Fizin, que tentou um chapéu na zaga do Inconfidência, mas Taffarel saiu de sua meta e evitou o complemento da jogada adversária.

44 min.: Cartão Amarelo para o zagueiro Clayton, do Araribá. O jogador fez um excelente primeiro tempo, cobrindo bem o seu setor ao lado de Marcinho. Na sequência, Cris cobrou a falta com perigo, obrigando Amarelo a espalmar o chute para a lateral direita. Após o escanteio, o ataque não se entendeu e a bola ficou com o arqueiro da Pedreira Prado Lopes.
46 min.: Final do primeiro tempo. A partida foi muito equilibrada e com poucas finalizações de perigo.


Melhores momentos: Segundo Tempo


1 min.: O toque inicial pertenceu à equipe do Inconfidência. Na roubada de bola, Deyvisson tocou para Fizin, que deu o passe para Renatinho. O lateral cruzou e Ricca subiu junto com a zaga, que aliviou a pressão. No intervalo, o técnico Ronnie Hudson promoveu a entrada de Dão, nº 21, no lugar do volante Milande.
1 min.: Contra-ataque do Inconfidência. Juninho saiu driblando e invadiu a área. Amarelo adiantou-se na cobertura e fez a boa defesa.

3 min.: Substituição na equipe do Araribá. Entrou Du, camisa de nº 13, para o descanso de Renatinho, que jogou muito bem. O Inconfidência seguiu atacando. Juninho Gambá chutou e a bola explodiu na zaga. O seu xará aproveitou o rebote, dominou e bateu; Amarelo defendeu a boa oportunidade alvinegra.

5 min.: Falta para o Inconfidência, de fora da área. O lateral Cris chutou direto e o goleiro dos blues fez a ótima defesa.

6 min.: O time da Concórdia continuou melhor. Juninho chutou sobre o gol adversário, após o bom passe dado por Dedé.
8 min.: Ataque perigoso do time do Araribá. Ricca chutou prensado e Daniel tirou para o escanteio. Na sequência, o atacante Filipe tentou ludibriar a arbitragem e caiu na área. O juiz Hélio José dos Santos não se convenceu e aplicou a punição ao jogador.

9 min.: Cartão Amarelo para Filipe, nº 10 do Araribá.

11 min.: Temendo a diminuição numérica por expulsão em seu elenco, Marcinho Pica Fumo aproveitou o momento e sacou Filipe da equipe. Em seu lugar, entrou Alex, nº 14.

13 min.: Falta à favor do Inconfidência. Juninho Gambá recebeu a obstrução. Na jogada ensaiada, Cris cobrou e tocou para Telé na esquerda, que cruzou para a área do Araribá. Marcinho subiu e tirou a bola.

15 min.: Cartão Amarelo para Daniel, zagueiro do Inconfidência, após um carrinho em Deyvisson. Jogada pela direita. Du cruzou e Fizin cabeceou por cima do travessão de Taffarel.

18 min.: Substituição na equipe do Inconfidência. O professor Hudson retirou o atacante Bruninho para a entrada do camisa de nº 18, Richard, conhecido pelo diminutivo nominal de Ri.
19 min.: Ataque da equipe do Araribá. Toninho dominou após o passe de Du e cruzou para Ricca, que subiu mas não alcançou a bola.

20 min.: Nova substituição no Inconfidência. O camisa 10, Gambá, saiu para a entrada de Davidson. O atacante alvinegro não gostou da substituição mas não polemizou a sua saída.

23 min.: A partida estava travada e muito disputada. Dudu, do Araribá, recebeu o lançamento após o contra-ataque e isolou a bola sobre o gol de Taffarel.

24 min.: Excelente ataque do Araribá. Davidson salvou o Inconfidência embaixo das traves, após o bom chute de Alex.

25 min.: O técnico Ronnie Hudson foi obrigado a mexer novamente em sua equipe. Entrou Gilberto Silva no lugar do contundido Dedé, que marcou muito bem no meio campo do Inconfidência.
27 min.: Ataque do Araribá. Toninho cruzou para a área e a zaga conseguiu interceptar. No escanteio ensaiado, Passos, zagueirão da equipe do Inconfidência, cortou o lance e deu um bico para a frente.

28 min.: O jogo foi interrompido para o atendimento à Toninho, após o choque com o camisa 11 do Inconfidência. Percebendo o mal momento em campo, o técnico Ronnie Hudson modificou novamente. Saiu Juninho para a entrada do camisa de nº 25, Buiu.

30 min.: Substituição, também, no Araribá. O professor Pica Fumo colocou o veterano Batata no lugar do contundido Toninho.

32 min.: O Inconfidência se acertou em campo. O bom sistema defensivo do Araribá continuou mantendo-se intacto e firme nos lances de ataque, dificultando as investidas dos adversários. O jogo seguiu equilibrado.

34 min.: Alex, do Araribá, fez a jogada individual e bateu fraco, recuando a bola para as mãos do goleiro Taffarel. Um bom momento desperdiçado pelo time da Pedreira.

37 min.: Ataque do Araribá. Ricca dominou e chutou forte, com perigo, em cima de Taffarel.

38 min.: GOL Sequência do lance. Após o chute de Ricca, a bola continuou em jogo, nas mãos de Taffarel. Ao arremessá-la ao ar, para repô-la em jogo, o goleiro sofreu a obstrução do atacante Alex, que solou a jogada no ar, tomou e marcou. O gol foi irregular mas muito difícil de ser avaliado imediatamente. O fato ocorreu justamente quando o juiz Hélio dos Santos estava de costas para o lance, voltando-se para o meio campo. O bandeira Douglas Almeida Costa viu o fato parcialmente, devido à mesma perspectiva do árbitro e validou o gol. A determinação da arbitragem gerou a revolta imediata dos jogadores do Inconfidência, que cercaram o bandeira. Houve invasão de campo por membros de ambas as equipes e o policiamento teve que ser acionado. O jogo foi parado para as reclamações e a contenção dos ânimos. Araribá 1X0.

45 min.: Aproveitando o ensejo, o técnico do Araribá promoveu a entrada de Hugo no lugar de Dudu. Bola novamente em jogo.

46 min.: Falta perigosíssima à favor do Inconfidência, de fora da área. Ri chutou forte, no meio do gol, e Amarelo defendeu uma bomba com endereço certo. Essa foi a defesa do jogo! O ótimo goleiro voou na bola e colocou-a ao escanteio, por sobre o seu arco.
48 min.: GOL Nova falta para o Inconfidência. Cris cruzou pela esquerda e Davidson subiu junto com a zaga e marcou. Inconfidência 1X1. Houve agora a segunda invasão de campo, com membros do espaço destinado ao Inconfidência.

50 min.: Contra-ataque do Araribá. Ricca invadiu a área e chutou sobre o gol.

52 min.: Pressão do Inconfidência. Clayton tirou, após o chute do lateral Cris.

53 min.: Escanteio, pela direita, para o time do bairro Concórdia. Na cobrança, a bola acabou saindo por trás do gol de Amarelo.

54 min.: Substituição na equipe do Araribá. Entrou Wellington Sabará, vestimenta 21, no lugar de Deyvisson.
56 min.: Após as polêmicas marcações - tanto na validação do gol do Araribá, quanto na primeira falta marcada antes daquela que resultou o gol de empate do Inconfidência -, o árbitro Hélio José dos Santos deu encerramento à partida, sinalizando a decisão pela escolha do campeão da chave Belo Horizonte através da cobrança das penalidades máximas.


Melhores momentos das Penalidades


Quem começou a série de disputas foi o time do Inconfidência, que perdeu no sorteio da moeda.

Pela lado do Inconfidência, os escolhidos foram:
Gilberto Silva (17); Cris (2); Telé (6); Ri (18) e Du (9).

Representando o Araribá, foram escalados:
Marcinho (3); Du (13); Clayton (4); Batata (18) e Fizin (8).


Autorizado pelo árbitro, Gilberto Silva converteu o seu tento batendo do lado direito de Amarelo.
Marcinho igualou o placar, sem chances para Taffarel.
O zagueirão Cris bateu e Amarelo defendeu sem rebote. Excelente defesa do goleiro do Araribá.
Dudu cobrou forte, do lado direito. Taffarel foi mas não alcançou o petardo.
Telé cumpriu o seu compromisso e marcou o seu gol. Amarelo foi no canto certo, mas atrasado no lance.
O zagueiro Clayton cobrou com perfeição. Bola para um lado e o goleiro para o outro.
Ri dá a paradinha e fica indeciso no chute. A bola bateu na trave esquerda e voltou no seu pé.
O veterano Batata ficou incumbido de decidir a partida ou dar prosseguimento à ela. Experiente em decisões, não tremeu. Deu a famosa paradinha e rolou a bola para o canto esquerdo. Taffarel ficou imóvel.
Vitória da equipe do Araribá, que conquistou pela segunda vez a chave de Belo Horizonte.


Destaques da partida:

A segurança promovida pela Polícia Militar mereceu destaque. O policiamento realizado pelo Batalhão de Choque foi muito bom, sem exageros ou violência gratuita. Apesar dos incidentes após o fim da partida, não houveram tumultos no local ou nos arredores do estádio.
Apesar do erro na validação do gol irregular convertido pela equipe do Araribá, a arbitragem foi boa. O árbitro Hélio José dos Santos coibiu a violência em campo, punindo os infratores com a marcação de faltas e distribuindo cartões amarelo. Foi traído no momento do gol por estar de costas para o lance.

Hélio dos Santos foi auxiliado por Douglas Almeida Costa e Adjailson Severo Andrade, que trabalharam bem apesar da forte pressão emocional dos times e da torcida sobre eles. Deny Emanuel foi o árbitro reserva.



Pelo Araribá:
  • O goleiro Amarelo confirmou o bom presságio contra a Portuguesa e também se destacou nesta final. Fez várias e importantes defesas, sendo o principal responsável pelo título conquistado.
  • O lateral Dudu foi outro que repetiu a boa atuação da semifinal. Marcou bem e saiu para o jogo com muita disposição. Terminou contundido no segundo tempo.
  • A dupla de zaga do Araribá, Marcinho e Clayton, marcou muito bem as investidas, pelo meio, dos atacantes do Inconfidência. Provará o seu valor no próximo domingo, jogando no Mineirão.
  • Renatinho jogou um bom primeiro tempo. O lateral esquerdo saiu no início do segundo tempo, por opção tática de seu treinador.
  • Fizin e Deyvisson atuaram bem no meio e no ataque do Araribá. A dupla incomodou muito o time do Inconfidência. Du entrou no segundo tempo e deu sequência à pressão araribarense contra o seu arqui-rival.


Pelo Inconfidência:

  • O goleiro Taffarel jogou uma ótima partida. Saía do gol com total segurança e com uma excelente visão de jogo. Um bom jogador que mereceu a honra de chegar à final da chave.
  • O lateral direito, Cris, é o cobrador oficial de faltas da equipe. Muito bom jogador em sua posição e em seu fundamento. Marca bem e joga fácil.
  • Passos e Daniel foram seguros durante a partida. A dupla de zaga conseguiu manter os ímpetos do ataque do Araribá e não tiveram interferência no gol sofrido. Uma boa atuação em campo.
  • Everton Telé apoiou o ataque muito bem. Correu bastante e demarcou o seu lado esquerdo. Um bom lateral que dificultou as investidas pelo setor.
  • Juninho Gambá é conhecido na várzea como craque. É um bom camisa 10, que já disputou várias competições pelas principais equipes da capital. Jogou bem mas não conseguiu superar, com êxito, a muralha criada à frente do gol de Amarelo.
  • Juninho foi outro atacante que se destacou na partida. Correu muito e levou perigo constante à defesa do adversário. Um jogador velocista, com uma boa visão de jogo. Ri entrou no segundo tempo e também se destacou na disputa.

O troféu foi entregue ao capitão Renatinho pelo vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Magalhães.
A grande finalíssima da 49º Copa Itatiaia terá o confronto entre o campeão da chave Metropolitana - o Frigoarnaldo, que bateu o Pedra Branca por 3X1, versus o campeão da chave Belo Horizonte - o Araribá, que venceu o Inconfidência por 4X2 nos pênaltis.

A partida acontecerá no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, no próximo domingo, dia 17 de janeiro, às 16:00 horas. Os portões serão abertos à partir das 13 horas.

Para a torcida do Frigoarnaldo serão abertos os portões 03 e 06 e, para abrigar a torcida do Araribá, serão liberados os acessos 09 e 12.

A entrada será cobrada na forma de doações de 1 Kilo de alimentos não perecíveis. Os donativos serão entregues ao SERVAS-MG.

Haverá uma partida preliminar entre artistas, cantores e ex-jogadores, além de funcionários e convidados da patrocinadora da competição. (CS)


Ficha do jogo Inconfidência 1 X 1 Araribá - (2X4 nos pênaltis) 5ª rodada - final

Local: Estádio Januário Laurindo Carneiro - Campo do Santa Cruz

Horário: 16:00 horas - 10 de janeiro, domingo

Arbitragem: Hélio José dos Santos
Douglas Almeida Costa
Adjailson Severo Andrade
Deny Emanuel

Araribá: Amarelo; Dudu (Hugo), Marcinho, Clayton e Renatinho (Du); Gargamel, Toninho (Batata), Reinaldo Fizin, e Filipe (Alex); Ricca e Deyvidsson (Wellington Sabará). Técnicos: Marcinho Pica Fumo e Sapeca

Inconfidência: Taffarel; Cris, Passos, Daniel e Telé; Milande (Dão), Bruninho (Ri), Dedé (Gilberto Silva) e Juninho Gambá (Davidson); Du e Juninho (Buiu). Técnicos: Ronnie Hudson e Anderson

Gols: Alex (A) aos 38 min. e Davidson (I) aos 48 min. do 2º tempo
Cartões amarelos: Clayton e Filipe (A) e Daniel (I)



Galeria de imagens


Leia mais com o jornalista Frank Martins no blog oficial da Copa Itatiaia

Colaboração: Claudinei Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

claudinei para vc que fala que jornalista não coloca imformação errada para o leitores que comfirmou o gol foi o assistente dois adjailson severo o lance aconteceu do outro lado