sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

E a Coreia do Norte

Conversamos, no programa Panorama Esportivo, com o técnico Sérgio Farias. Sérgio foi treinador por cinco anos de times da Coreia do Sul. O último clube que trabalhou foi o Pohang Steelers, que chegou ao terceiro lugar no Mundial Interclubes. O treinador conhece a seleção norte coreana e destacou alguns pontos importantes do nosso primeiro adversário da Copa.
Nas últimas duas Copas o Brasil enfrentou a China, em 2002 e Japão, em 2006, Sérgio Farias assegura que a Coreia do Norte é mais forte que as outras duas seleções asiáticas. A principal característica da equipe é a força do sistema defensivo. Muita marcação, muita pegada e paciência para escapar no contra-ataque em alta velocidade. O esquema comumente utilizado é o 4-4-2. A formação é a mesma utilizada em vários times em todo o mundo, com os volantes fazendo um losango no meio. Dois saem mais para o jogo e um se posiciona próximo aos zagueiros. Os coreanos utilizam muito as duas linhas de quatro e não usam três zagueiros.
O ponto fraco é a falta de uma maior experiência internacional. O país é muito fechado e não são comuns amistosos com outras seleções. Caso o time sofra um gol no início da partida, os jogadores podem mostrar muita dificuldade para retomarem a concentração. Dois titulares atuam fora da Coreia e são os mais perigosos. O atacante Tesse joga no Kawasaki, do Japão e é um jogador de mais qualidade técnica. Tesse é filho de um japonês e mãe coreana.
Sérgio Farias, que acabou de se assumir o Al-Ahli - da Arábia Saudita não afasta a possibilidade de voltar para a Coreia afim de assumir o comando da seleção sul coreana para a Copa de 2014.

Nenhum comentário: