quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Coluna de O TEMPO de sexta

Bom resultado nas alturas

O resultado de empate é para ser comemorado pelo Cruzeiro? Claro que sim! É preciso analisar o contexto em que o jogo estava envolvido. Início de temporada, altitude muito elevada, jogo decisivo, frio excessivo e um certo trauma pelo que já aconteceu, lá mesmo, em 2008. Agora é decisão no Mineirão. Será que os jogadores do Real Potosí metem medo? É possível imaginar um resultado diferente de uma vitória no Mineirão? O Cruzeiro deve vencer e tem tudo para conquistar uma boa vitória em casa. Alguns outros pontos merecem uma atenção especial: a expulsão do Gilberto foi infantil e passível de punição. Gilberto poderia ter usado a experiência adquirida nos gramados do mundo. O adversário tomaria cartão amarelo e estaria tudo em paz. Entretanto, Gilberto tomou uma decisão altamente reprovável e agrediu um adversário. Se fosse o Diego Renan, pela juventude e inexperiência, eu até entenderia, no entanto, foi o mais experiente da equipe. Outro ponto que merece reflexão é o fato de o Cruzeiro ter deixado de atacar no segundo tempo. Adilson sabe o elenco que tem. A aposta foi na puxada rápida de contra-ataque e em neutralizar o setor de criação dos bolivianos.

Pressão- Achei muito interessante o que a torcida do Atlético fez na chegada do atacante Obina. O baiano falou que nunca havia recebido uma homenagem assim. A torcida fez Obina parar para pensar. Não tenho a menor dúvida de que ele vai se empenhar e muito em campo para recompensar o torcedor. Obina não é nenhum craque, no entanto, é um jogador que pode acrescentar bastante.

Ipatinga- Já virou rotina demitir treinador no Ipatinga. A imagem que passa não é boa. Passa intranqüilidade e insegurança. Flávio Lopes poderia até não conseguir fazer um bom trabalho, no entanto, todo o início de temporada foi com ele e agora ele já se foi. O pior é que a seqüência de jogos não ajuda. Amanhã tem o Cruzeiro e depois vem o Atlético. Vida dura!

Santos- Acompanhei o Peixe no início do ano e entre um gol e outro o que mais chamou a minha atenção é a qualidade técnica acima do normal do jogador Paulo Henrique Ganso. Ele é muito bom! Altamente técnico, dificilmente erra passe, ligado em campo e muito jovem. Se tudo der certo e se confirmar, em alguns anos uma dupla de seleção pode ser formada com Ganso e Pato.

América- O Coelho mostrou que vai ser um time consistente em 2010. O jogo contra o Atlético deixou claro que o time é melhor que o time de 2009. O sonho de um ano que pode levar o time à elite ainda está longe, mas parece não ser uma loucura. Aos poucos, Marco Aurélio e a direção vão perceber as carências da equipe e, um ajuste ou outro podem determinar o sucesso.

Nenhum comentário: