quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sai no SUPER de domingo 31/01

De volta ao passado?

Até parece que estamos diante de uma revolução no futebol brasileiro! Adilson Batista já falou que pode atuar com três atacantes. O Santos ameaça jogar com o trio ofensivo e leve Ganso/ Neymar/ Robinho e o Atlético está para avaliar Muriqui, Tardelli e Obina. Novos tempos ou é a volta do futebol arte? Nem uma coisa e nem outra. Hoje em dia, para que um time utilize vários jogadores com características ofensivas é necessário que exista um balanço defensivo eficiente. Algum dos atacantes, ou até todos eles devem desempenhar funções menos nobres em campo. Voltar para marcar, apertar na saída de bola, recuar para obstruir a passagem dos laterais e fechar o meio são funções que já fazem parte do cotidiano dos atacantes de hoje. Exercendo várias funções e mantendo a precaução defensiva é possível escalar vários jogadores de características ofensivas. O que uma equipe não pode permitir é a falta de compromisso com o jogo coletivo. Aquela figura do homem de área paradão na área, esperando a bola alta na área ou de braços cruzados na partida só para colocar o pé antes de a bola entrar está condenada. O lema do futebol moderno é participação. Participando, movimentando, abrindo espaços é possível reviver um passado de belos jogos e muitos gols.

Cáceres- A diretoria do Atlético anunciou a chegada do paraguaio Cáceres, jogador de inquestionável qualidade técnica. Boa saída de bola e força defensiva. Ele deve ser parceiro de Jairo Campos, outro jogador técnico. O setor, que deu dor de cabeça nos últimos anos, parece que vai se tornar o ponto alto do Galo em 2010.

Tupi- O outro Galo, o de Juiz de Fora, é um time quase centenário que sempre faz boas campanhas no Mineiro. Os amistosos realizados no início de ano deram um susto no torcedor, no entanto, foi só começar a competição que o time ameaça engrenar. Para o jogo de hoje o favoritismo é do Atlético, mas é sempre bom lembrar que o Tupi vende caro os resultados.

Gilberto- Ninguém vai tirar do currículo do Gilberto o que ele já alcançou, entretanto, o que aconteceu em Potosí não poderia acontecer em hipótese alguma. Uma reflexão se faz necessária: o mais experiente da equipe não foi capaz de suportar a manha e o anti-jogo de um boliviano. Já pensou quando chegarem os argentinos e uruguaios?

Tevez- É verdade que o Manchester City não é uma super potência no futebol, entretanto, o argentino Carlitos Tevez tem mostrado em campo um futebol de muita entrega, muita força e muita eficiência. Nos confrontos contra o principal rival da cidade, Tevez não conseguiu levar seu time adiante na competição, mas marcou três gols e mostrou o que ele pode fazer na Copa.

Um comentário:

Marcelo Bechler disse...

Ora, "de volta ao passado" parece ser mais uma cópia ao presente. O Barcelona, historicamente, tem essa escola de 3 atacantes. O sucesso da temporada passada serve de inspiração, pelo menos.

O Corinthians ano passado e em 2008 já tinha Dentinho, Ronaldo (Herrera) e Jorge Henrique (Lulinha) na frente. Tomara que dê certo, que vire tendência e que todo mundo passe a encarar o futebol da maneira "como vão me anular?" e não "como vou anula-los?"

Um abraço!