quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Araribá desbanca a Portuguesa e vai à final da Copa

Apesar das projeções otimistas de alguns torcedores sobre o favoritismo da pentacampeã Portuguesa, quem ficou com os louros da vitória na partida realizada no campo do Tupinense foi a equipe do Araribá, da Pedreira Prado Lopes.

Sob um sol escaldante e com o entorno do campo totalmente tomado pela multidão, o Araribá conseguiu o seu objetivo e garantiu a vaga para a final da chave Belo Horizonte, derrotando a Lusa varzeana a três minutos nos acréscimos do segundo tempo.

O jogo foi bom, muito movimentado e de muitos contra-ataques. As dimensões reduzidas no comprimento do campo do bairro Tupi favoreciam os chutes de longa distância contra a meta adversária.

O forte calor motivou o árbitro Walter Charles Assunção a interromper a partida algumas vezes para que os atletas bebessem água e se reidratassem.

Apesar das adversidades da temperatura, o jogo começou logo após o pedido de respeito por um minuto de silêncio pelo falecimento de um morador do bairro.

Apito na mão e bola em jogo!


Melhores momentos: Primeiro Tempo


1 min.: A saída de bola pertenceu ao Araribá, que começou atacando pelo lado onde estão localizadas as residências vizinhas ao campo.2 min.: Falta para a Portuguesa pelo lado esquerdo. A bola foi alçada para a pequena área e o goleiro Amarelo fez uma boa intervenção, dando um soco e tirando a bola de sua defesa.

3 min.: GOL Pressão da Portuguesa. Nova bola alçada à área do Araribá. Roni Papa-Léguas recebeu, dominou e marcou. O passe foi do meia Kaiser - que teve uma ótima visão de jogo - encontrando o companheiro solto, invadindo a área adversária. Portuguesa 1X0.6 min.: Falta à favor da equipe do Araribá, do bairro Santo André. O zagueiro Clayton cobrou e chutou forte, por sobre o gol de Otacílio.

8 min.: Escanteio pela esquerda, para o Araribá. Renatinho bateu e a zaga da Lusa tirou o perigo.

10 min.: Novo ataque do time da Regional Noroeste. Toninho fez o passe para a entrada da área da Portuguesa e o atacante Deyvidsson, estreante na Copa, não dominou. Ficou fácil para o zagueiro Binha, que saiu jogando pela lateral direita com Cleitinho.

13 min.: Ataque veloz da Portuguesa. Mariola chutou e o goleiro Amarelo espalmou para fora da sua área. Bom lance de contra-ataque do meio campo da Lusa varzeana.

14 min.: Sequência da jogada. Contra-ataque do time de azul. Filipe entrou em profundidade e o lateral direito, Cleitinho, conseguiu desarmá-lo.

16 min.: O auxiliar assinalou e o juiz Assunção apitou! Gol anulado do time do Araribá. Reinaldo Fizin marcou o seu tento em situação de impedimento. Permanece inalterado o placar no campo do Tupinense.

17 min.: Falta à favor do Araribá, que jogou melhor nesse início de partida. O lateral Renatinho cobrou sem direção, por sobre o gol da Lusa. Alguns jogadores da Portuguesa demonstravam nervosismo em campo, errando muitos passes.

20 min.: GOL Renatinho cobrou falta para o Araribá e lançou na área. Gargamel subiu no meio de três defensores e cabeceou sem chances para Otacílio. Araribá 1X1.

21 min.: Devido ao forte calor, o árbitro Walter Charles Assunção ofereceu uma pequena parada técnica para que os atletas se reidratassem. Enquanto isso, a torcida do time da Pedreira Prado Lopes não parava de festejar o gol marcado na poderosa Lusa.

23 min.: Substituição na Portuguesa. Saiu Roni Papa-Léguas - contundido - para a entrada do camisa de número 18, Tom.26 min.: O Araribá aproveitou bem o nervosismo da Portuguesa. Após uma falta recebida próxima ao meio campo, Renatinho lançou para Ricca que marcou na saída do goleiro. A arbitragem assinalou o impedimento do centroavante, que saiu rindo dizendo que não estava em condição irregular!

28 min.: O técnico Jesinha vai à loucura na lateral das cabines. A sua equipe não o estava obedecendo taticamente em campo e o Araribá permanecia melhor na partida. Já foram dois gols anulados e o meio campo não estava tão bem, se comparado com as apresentações anteriores.

31 min.: Nova parada técnica para a reidratação dos jogadores. O calor estava muito forte no campo do Tupinense.

33 min.: Reinício de jogo. A Portuguesa atacou pela esquerda. Tom recebeu o passe mas acabou cometendo falta de ataque contra o lateral Dudu.

34 min.: Cartão Amarelo para Tom, da Portuguesa, pela falta anterior.

36 min.: O meia Kaiser dominou no meio campo e tocou para Cleitinho. O lateral da Lusa fez o passe para Daniel, que ganhou o lateral.38 min.: Deyvidsson, camisa 11 da equipe celeste, recebeu o passe de Toninho e tentou uma jogada individual para cima da forte defesa da Portuguesa. Daniel desarmou-o e saiu jogando, com categoria.

39 min.: Daniel lançou Cleitinho em profundidade. O lateral português invadiu e bateu cara a cara, na entrada da pequena área. O goleiro do Araribá abafou, fazendo uma excelente defesa. O nome dele? Amarelo!

41 min.: Jogo parado. Toninho, volante da equipe do Araribá, ficou caído no campo recebendo os primeiros atendimentos do departamento médico de seu clube, após uma dividida com um jogador da Lusa.

42 min.: Uma das coisas mais importantes na várzea: caráter e amizade! Igor, da Portuguesa, devolveu a posse da bola ao time adversário, devidamente como manda o comportamento de fair-play. Um exemplo a ser seguido por todos os peladeiros.

45 min.: O jogo estava muito disputado no meio campo e nas laterais próximas à ele. A partida tinha muitas faltas neste setor. Devido às dimensões de comprimento do campo, é fácil arremessar a bola diretamente contra a área adversária, o que incomodava e demonstrava o risco de um gol de oportunismo. Os técnicos Marcinho Pica Fumo, do Araribá, e Jesinha, da Portuguesa, temiam principalmente este tipo de lance.

46 min.: Contra-ataque perigoso da Portuguesa. O armador Douglas chutou por sobre o gol adversário, sem perigo para Amarelo.47 min.: Cleitinho chegou atrasado no lance e fez a falta em Deyvidsson, da equipe azulada. O zagueiro Clayton bateu com perigo sobre o gol de Otacílio, da Lusa.

49 min.: Bom momento da Portuguesa. Kaiser dominou de fora da área e bateu por cima do gol de Amarelo.

50 min.: Apesar de terem o direito à cobrança de uma falta próxima ao meio campo, os jogadores do Araribá não puderam realizá-la. Walter Charles Assunção apitou o encerramento da primeira etapa da disputa pela vaga na grande final da chave Belo Horizonte.


Melhores momentos: Segundo Tempo

1 min.: Saída de bola da equipe da Portuguesa. Após ouvirem as reclamações e as ponderações motivacionais do técnico Jesinha, os jogadores que representam o bairro Providência, da Regional Norte, partiram para o ataque contra o Araribá. Igor, camisa 8 da Lusa, fez o desarme e lançou para o ataque. O chute saiu forte, impossibilitando a progressão dos atacantes que ainda continuavam próximos à linha do meio campo.

2 min.: Falta à favor do Araribá, pela esquerda. Dudu bateu e Reinaldo Fizin cometeu a falta de ataque no goleiro Otacílio.

4 min.: Ataque da Portuguesa. Teinha recebeu no meio campo, avançou e mandou para a área. O zagueiro Marcinho dominou e afastou o perigo na zaga da equipe com a vestimenta azul.5 min.: Falta à favor da Lusa, na entrada da área adversária. O zagueirão Binha, camisa de número 3, chutou por sobre a barreira. A bola acabou saindo por cima do gol de Amarelo, que só acompanhou o lance.

7 min.: Jogo parado. Daniel, da Portuguesa, é atendido. Enquanto isso, alguns jogadores tomavam água nas laterais do campo. Reiniciada a partida, a Lusa varzeana tentou um ataque pela direita com Kaiser, interceptado pelo ótimo lateral Renatinho.

10 min.: O atacante Tom, da Portuguesa, fez uma arrancada individual, mas acabou perdendo a posse da bola para o bom zagueiro Marcinho, que estava se destacando na cobertura da defesa.

11 min.: Substituição na Lusa. Saiu o camisa 10, Douglas, para a entrada do número 20, Marcinho.13 min.: Aproveitando a boa movimentação inicial, graças ao condicionamento físico privilegiado pela recente entrada, Marcinho recebeu o passe e chutou forte, de fora da área. O arqueiro Amarelo defendeu em dois lances, evitando o perigo contra o gol do Araribá.

14 min.: Prevendo um jogo mais duro daqui para frente, o técnico Marcinho Pica Fumo resolveu mexer no esquema tático da equipe do Araribá. Convocou o camisa de número 13, Mauro, para o lugar do atacante Deyvidsson, que apresentava cansaço.

18 min.: Ataque da Portuguesa, pela direita. Kaiser, vestimenta de número 7, recebeu e chutou contra a zaga, que afastou o lance. Na sequência, Teinha recuperou e chutou com perigo. Amarelo, bem posicionado em sua meta, efetuou a defesa sem a chance do rebote.

20 min.: Nova substituição no time do Araribá. Deixou o campo o armador Filipe para a entrada de Alex, camisa celeste 14.

22 min.: A Lusa ataca. O atacante Tom bateu prensado, dividindo a bola com a zaga adversária na linha de fundo. Escanteio pela direita. No cruzamento, a bola passou por toda a área do Araribá e saiu pelo outro lado.

23 min.: Falta à favor do time do Araribá. Renatinho cobrou em direção à área e Otacílio sofreu a obstrução do ataque em sua pequena meta.

24 min.: Mauro fez falta em Cleitinho, da Portuguesa. O jogo ficou parado por alguns instantes enquanto o lateral da Lusa era atendido em campo. Daniel cobrou e chutou longe, pela linha de fundo.

25 min.: Marcinho Pica Fumo quer a vitória. Substituição na equipe da Pedreira. Entrou Wellington Sabará para o descanso do camisa 8, Toninho, que atuou muito bem em campo.28 min.: Falta para a Portuguesa. Binha cobrou e chutou mal, jogando a bola sobre o gol do Araribá.

31 min.: Pressão da Lusa. Falta perigosíssima contra o Araribá. O zagueiro Binha cobrou, a bola passou pela defesa e estourou no travessão do rival. Na sequência, Mariola cabeceou e Amarelo subiu para defender aquele que seria o segundo gol da Portuguesa na partida.

32 min.: Jesinha resolveu mexer em sua equipe. Entrou o atacante Charlinho para a saída do centroavante Mariola. O técnico exigiu aos berros, principalmente de seu setor de ataque, o gol a qualquer custo.

35 min.: Ataque da Portuguesa. Tom tocou para Charlinho que invadiu a área e bateu em cima do arqueiro Amarelo. Bom momento do atacante no seu primeiro lance no jogo. Aproveitando o ensejo, Jesinha promoveu a entrada de Adevilson Didica no lugar do atacante Kaiser. O técnico quer o gol antes dos minutos finais e evitar a desgastante decisão da vaga nas cobrança de pênaltis.

36 min.: Lance perigosíssimo contra a defesa do Araribá, pela esquerda. Após o cruzamento, a bola passou rente à linha do gol. O atacante Tom estava na jogada mas Dudu também. O zagueirão espantou o azar com um bico para frente.

38 min.: Após um belo drible de long-play pela lateral do campo, em cima de seu marcador, Marcinho acabou sofrendo a falta de Renatinho, que matou a jogada não deixando a progressão do meia ao seu setor. Binha cobrou e jogou em cima da barreira do Araribá.

40 min.: Substituição na equipe do time da Pedreira. Entrou Hugo no lugar do zagueiro Dudu. O Araribá reforçou a sua defesa, temendo uma surpresa nos instantes finais.

42 min.: Substituição também na equipe da Portuguesa. O professor Jesinha mandou chamar o lateral Xinei para a vaga de Cleitinho, visivelmente cansado e nervoso com a decisão de abandonar a partida.

44 min.: Falta à favor do Araribá no meio campo. Sabará fez o lançamento perigoso para o ataque, Ricca dominou e bateu com efeito. Otacílio defendeu o chute e segurou um pouco a bola para ganhar tempo.

45 min.: Última substituição da equipe do Araribá. Entrou Batata no lugar do recém escalado Wellington Sabará. A mudança foi uma escolha tática do professor Pica Fumo visando as possíveis cobranças de pênaltis que se aproximavam.

48 min.: GOL Lançamento para a área da Portuguesa. A bola passou pela defesa, dentro da área, e sobrou para o centroavante Ricca. O implacável matador confirmou o número da sua camisa e tocou no canto esquerdo de Otacílio. Desta vez, o gol valeu! Araribá 2X1.

50 min.: Pressão total da Portuguesa. Charlinho recebeu o passe, invadiu e chutou forte e cruzado para a esquerda da meta do time adversário. O goleiro Amarelo voou na bola e defendeu em um único lance.

51 min.: Depois de participar de cinco competições vitoriosas, a equipe da Portuguesa foi eliminada na semifinal da Copa Itatiaia. O juiz Walter Charles Assunção conferiu o seu relógio e apitou o fim do sonho português do sexto título consecutivo na várzea. Festa na Pedreira Prado Lopes e no campo do Tupinense.


Destaques da partida:

O árbitro Walter Charles Assunção Gonçalves respondeu muito bem à exigência de fazer-se um bom julgador nesta decisão tão importante.
Muito consistente durante toda a partida, o professor do apito teve a sensibilidade de interromper o jogo, por alguns instantes, para que os atletas se reidratassem do calor exaustivo que estava prejudicando o desempenho de alguns jogadores no campo do bairro Tupi.

Assunção foi auxiliado pelos bandeiras Luiz Antônio Barbosa e por Ronaldo Ferreira Costa, que trabalharam muito bem. Inclusive, foram decisivos na anulação correta de dois gols em situação de impedimento originados pela equipe do Araribá.

Também foi muito boa a arbitragem auxiliar, incluindo a atuação nos bastidores do árbitro Milton Alves de Oliveira. O substituto manteve os ânimos dos técnicos e dos jogadores reservas contidos dentro do perímetro permitido à eles, retirando aqueles que, pelo local, não poderiam estar presentes.

O delegado da partida foi o senhor Valdir Ribeiro.

Pelo Araribá:

  • O goleiro Amarelo foi uma peça muito importante no esquema do técnico Marcinho Pica Fumo. Jogou bem e demonstrou tranquilidade em todo o jogo. Vai com moral para a decisão da chave Belo Horizonte.
  • O lateral direito, Dudu, fez uma boa atuação. Marcou bem em seu setor e conseguiu manter o mesmo nível técnico até a sua substituição.
  • O zagueiro Marcinho foi outro que soube compor, com méritos, a defesa do Araribá. Conseguiu anular, em alguns lances, o confronto direto com os atacantes da Lusa.
  • O camisa de número 8, Toninho, foi um dos melhores do meio campo. Jogou muito bem, armando jogadas e apoiando tanto a defesa quanto o ataque. Saiu por cansaço.
  • Gargamel atuou com oportunismo ao marcar o seu gol. O camisa 5 subiu no meio da ótima zaga da Portuguesa e cabeceou, sem chances para o goleiro. Correu muito e ajudou a defesa a impôr-se perante o temível adversário.
  • Renatinho foi o que mais me impressionou pelo vigor e pela vontade em vencer. Marcou bem, dividiu todas as bolas que eram colocadas contra a sua defesa e fez ótimas cobranças de falta.
  • O centroavante Ricca foi o herói do jogo. Atuou o tempo todo pressionando a defesa da Lusa e até marcou um gol invalidado no primeiro tempo. Quando tudo parecia caminhar para a decisão final nos pênaltis, o matador foi lá e carimbou o passaporte para a grande final da chave. Mereceu ser carregado nos braços pelos torcedores de sua comunidade.

Pela Portuguesa:

Desta vez o elenco da Lusa não conseguiu manter o mesmo padrão de jogo que o consagrou como o melhor da várzea em 2009. O time estava nervoso e errava muito, principalmente do meio para frente.
Desejo parabenizar todos os atletas por tudo que alcançaram e manifestar o meu desejo de boa sorte nas próximas competições que se seguirão em 2010.
Vamos aos destaques:
  • O lateral direito Cleitinho, que sempre se apresentou bem, parecia muito irritado com a postura que o time demonstrava em campo. O técnico Jesinha chegou a chamar a sua atenção várias vezes durante o jogo, pedindo calma ao seu comandado. Mesmo assim atuou com responsabilidade, sendo substituído no final devido às dores musculares.
  • Os zagueiros Diogo e Binha formam uma das melhores duplas de defesa da várzea. Bons marcadores, não foram felizes no lance do primeiro gol sofrido.
  • Esperava um pouco mais do meia Kaiser. Depois do passe para o gol de Roni Papa-Léguas, o jogador não mais apareceu no jogo como um elemento decisivo. A boa marcação sobre ele acabou neutralizando-o em campo.
  • O armador Marcinho não conseguiu fazer as jogadas de criação que poderiam definir a partida. Sofreu com a forte marcação montada à frente da zaga do Araribá. É um bom jogador, mas como todo o elenco, não jogou o que podia.
  • Com a entrada do atacante Tom, que substituiu o bom oportunista Roni Papa-Léguas, a Lusa manteve a velocidade no ataque. Jogou bem e deu muito trabalho para o setor defensivo do Araribá.
  • Charlinho entrou e deu uma nova movimentação no ataque da Portuguesa. Como estava descansado, levou mais perigo ao gol adversário, substituindo Mariola - que jogou bem mas não ameaçou o goleiro Amarelo com a frequência esperada de um centroavante.

A próxima rodada será a final das chaves Belo Horizonte e Metropolitana. A equipe do Inconfidência decidirá o título de melhor de BH com o time do Araribá, no estádio Januário Laurindo Carneiro, campo do Santa Cruz.
Pela chave Metropolitana, o Frigoarnaldo enfrentará o Pedra Branca, de Ribeirão das Neves, no estádio municipal de Ibirité.
Todos os jogos acontecerão no próximo domingo, dia 10 de janeiro, às 16 horas. (CS)


Ficha do jogo Araribá 2 X 1 Portuguesa - 4ª rodada - semifinal

Local: campo do Tupinense, no bairro Tupi

Horário: 16:00 horas - 03 de janeiro, domingo

Arbitragem: Walter Charles Assunção Gonçalves
Luiz Antônio Barbosa
Ronaldo Ferreira da Costa
Milton Alves de Oliveira
Delegado do jogo: Valdir Ribeiro

Araribá: Amarelo; Dudu (Hugo), Marcinho, Clayton e Renatinho; Gargamel, Reinaldo Fizin, Toninho (Wellington Sabará)(Batata) e Filipe (Alex); Ricca e Deyvidsson (Mauro). Técnicos: Marcinho Pica Fumo e Sapeca

Portuguesa: Otacílio; Cleitinho (Xinei), Binha, Diogo e Teinha; Daniel, Kaiser (Adevilson Didica), Igor e Mariola (Charlinho); Douglas (Marcinho) e Roni Papa-Léguas (Tom). Técnicos: Jesinha e Igor

Gols: Roni Papa-Léguas (P) aos 3 min., Gargamel (A) aos 20 min. do 1º tempo; Ricca (A) aos 48 min. do 2º tempo.

Cartão amarelo: Tom (Portuguesa)


Galeria de imagens

Leia mais com o jornalista Frank Martins no blog oficial da Copa Itatiaia


Colaboração: Claudinei Souza

Nenhum comentário: