quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Frigoarnaldo conquista o tetra campeonato na Copa Itatiaia

Apresentando um futebol digno de um verdadeiro campeão, o Frigoarnaldo conquistou, pela quarta vez, o título unificado de melhor equipe da várzea em toda a região da Grande BH.
A partida foi realizada no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, e contou com a presença de 15.209 presentes, segundo a apuração realizada pelo ilustre Tião das Rendas. Os números, porém, não incluem a participação das diversas pessoas envolvidas na cobertura e no apoio para a realização do evento.

O domingo ensolarado favoreceu ao espetáculo em campo e nas arquibancadas. Foram muitas jogadas criativas e vários lances de perigo para ambos os lados. Prevaleceu o conjunto técnico da equipe do Frigoarnaldo, que atuou pressionando o Araribá durante todos os momentos do jogo.

A equipe do bairro Eldorado lembrou-me os bons confrontos que resultaram em antigas conquistas, como nos clássicos com a extinta equipe do Santo André. Eram atuações perfeitas de todo o elenco na época, incluindo as incríveis defesas do excelente goleiro Edmar, titular por muitos anos do gol alvirrubro.

Desejo parabenizar o presidente da equipe do Araribá, senhor Jarbas José da Silva, popularmente conhecido por Jaú, pela conquista da chave BH e pelo vice-campeonato, assim como ao restante de sua diretoria e extensivo ao técnico Marcinho Pica Fumo, pelo trabalho à frente do grupo.

Também desejo ressaltar as minhas congratulações ao presidente do Frigoarnaldo, José Arnaldo Canarinho, pela volta por cima de uma das maiores agremiações de futebol amador do país. Foram pouco mais de dez anos sem a vitoriosa presença de um time que sempre trouxe o orgulho e o respeito para a cidade de Contagem.

Parabéns, também, para a organização da competição. A credibilidade e a competência nestes quase 50 anos de disputas contemplou à inúmeros e anônimos peladeiros a inesquecível oportunidade de, pelo menos por algumas semanas, mostrarem-se como verdadeiros e legítimos craques da bola.

Por tudo isso, e mais um pouco, vamos ao que de melhor ocorreu durante a partida entre os campeões das chaves BH e Metropolitana.


Melhores momentos: Primeiro Tempo


1 min.: Toque inicial da equipe do Araribá. Um erro na troca de passes do meio campo para o ataque favoreceu o primeiro avanço de perigo do jogo. O volante Gaúcho, do Frigoarnaldo, interceptou a trajetória da bola e tabelou com Juninho, camisa de nº 7, chutando forte contra o gol de Amarelo. O arqueiro defendeu com total segurança.
2 min.: O Frigoarnaldo manteve a pressão inicial contra o Araribá. Nivaldo dominou e tocou para Odair. Dudu evitou a batida do atacante, dando um chute para uma longa distância de sua defesa.

4 min.: Reinaldo Fizin, nº 7 do Araribá, sofreu a falta. Cruzamento pela direita. Dudu, segunda camisa do time azul, lançou e Deyvisson cabeceou com perigo. Na sequência, o lateral Márcio Baiano, do Frigoarnaldo, deu uma bobeada e Deyvisson roubou-lhe a posse da bola, chutando em seguida para fora.

6 min.: Lance perigosíssimo contra a defesa do Araribá. Juninho recebeu o passe e saiu cara a cara com o goleiro, dando um chute à queima roupa contra a meta do arqueiro. Novamente ele, Amarelo, fez o milagre e evitou aquele que seria o primeiro tento da partida.

8 min.: Ataque dos blues. Toninho, nº 8 do Araribá, sofreu a falta. Ele mesmo cobrou e lançou para o centroavante Ricca. A bola foi muito rápida, se perdendo pela linha de fundo da equipe adversária.

9 min.: O Frigoarnaldo manteve um ritmo mais ofensivo de jogo e atacou mais até agora, principalmente pelo seu setor direito, com o meia Juninho. Odair, centroavante do time, chutou com perigo após a boa troca de passes com Nivaldo. A zaga araribarense afastou o perigo.
10 min.: GOL Nivaldo dominou a bola no meio campo, avançou e deu o passe por entre a zaga do Araribá. O veloz Odair estava no lance e foi impossível evitar a tragédia azul. Frigoarnaldo 1X0.

11 min.: Saída de bola. Ricca tentou surpreender a zaga adversária e partiu em velocidade, chutando direto contra o gol de Thiago. O goleiro da equipe de Contagem defendeu, sem rebote.
13 min.: O Frigoarnaldo continuou marcando bem no seu campo de ataque. O lateral direito, Márcio Baiano, lançou para Nivaldo que acabou não dominando a bola. Tiro de meta para Amarelo, pelo lado esquerdo de sua defesa.

15 min.: Juninho cometeu a falta em Reinaldo Fizin, dos blues. O zagueirão Clayton cobrou e isolou por sobre o gol de Thiago, que só acompanhou o lance.
17 min.: Toninho, do Araribá, cometeu a falta em Juninho. Nivaldo cobrou e a bola bateu na barreira, pelo lado direito do ataque alvirrubro.

20 min.: Ataque do time da Pedreira Prado Lopes. Deyvisson, vestimenta nº 11, fez a boa triangulação com Ricca e Filipe, e chutou com extremo perigo por sobre o gol do Frigoarnaldo. Bom momento do Araribá na partida.
22 min.: O excelente armador Nivaldo, camisa 10 da equipe de Contagem, partiu em arrancada pela direita, batendo cruzado para o gol. A bola passou muito perto da linha divisória das traves e saiu para o escanteio, à esquerda de Amarelo.
24 min.: Ataque do Araribá. Dudu levou para a linha de fundo e cruzou para a área. A bola passou pela zaga e Ricca não conseguiu alcançá-la, pelo alto. Domínio de Gaúcho, que saiu jogando. No contra-ataque, Cabeça, nº 3 do Frigoarnaldo, alçou a bola na área do Araribá, mas Marcinho estava atento e afastou o perigo.
27 min.: Ótimo ataque do Frigoarnaldo. Márcio Baiano tocou para Odair. O camisa 9 fez o passe para Nivaldo que cruzou a bola para a área. Amarelo subiu e efetuou a importantíssima defesa.

29 min.: O técnico Marcinho Pica Fumo resolveu modificar a sua equipe. Saiu o lateral esquerdo Renatinho para a entrada de Hugo, vestimenta de nº 20, na equipe do Araribá.

30 min.: Cartão Amarelo. Mal entrou e já fez besteira! Falta dura cometida por Hugo em Márcio Baiano, após uma dividida próxima à lateral do meio campo. Walter Assunção não pensou duas vezes e amarelou o lateral esquerdo do Araribá.
31 min.: Após a cobrança da falta, em jogada ensaiada, Odair recebeu e chutou com força. Amarelo defendeu, parcialmente, e no retorno da bola para o centro da área, o camisa 11, Sandro, cabeceou-a. O arqueiro campeão da chave BH fez jus ao título e saltou em direção ao perigo, encerrando o mal momento contra o Araribá.

33 min.: Filipe, camisa 10 dos blues, sofreu a falta. Dudu cobrou direto para o gol e Thiago rebateu. A zaga, bem postada em seu setor, aliviou o lance, saindo jogando em contra-ataque.

35 min.: Falta em Ricca. Toninho cobrou e o centroavante novamente estava lá, subindo com a ótima dupla de zaga do Frigoarnaldo. Melhor para a defesa, que fez a interceptação do lance.

38 min.: O Frigoarnaldo manteve-se melhor na partida. O bom entrosamento entre os jogadores estava dificultando a boa marcação dos laterais e do meio campo do Araribá.

40 min.: Pressão total do time de Contagem. Após várias trocas de passes na entrada da área do Araribá, Márcio Baiano concretizou a oportunidade por sobre o gol adversário.
43 min.: Ataque perigoso dos alvirrubros. O meia Sandro tocou para o meio da área para a investida de Odair. O centroavante bateu prensado, contra a zaga araribarense. O Frigoarnaldo queria, a qualquer custo, ampliar o placar ainda no primeiro tempo.

43 min.: Saída errada da defesa do Araribá. Juninho dominou e bateu no meio do gol. Amarelo defendeu o petardo, sem chances de rebote para Odair, que já estava no lance.

45 min.: Ataque dos blues. Ricca invadiu a área e chutou em cima do zagueiro Gilsinho. A bola sobrou para Thiago, que acalmou o ímpeto do atacante.

46 min.: Após conferir o seu cronômetro, o árbitro Walter Charles Assunção deu por encerrada a primeira fase da decisão pelo título da 49ª Copa Itatiaia.


Melhores momentos: Segundo Tempo


1 min.: No retorno ao segundo tempo, o professor Marcinho Pica Fumo decidiu pela mudança tática ainda no vestiário do Araribá. Du, numeração 13, entrou na vaga deixada pelo volante Toninho e o atacante Filipe deu o seu lugar em campo para o camisa de nº 14, Alex.
A saída de bola pertenceu ao Frigoarnaldo, que partiu imediatamente para o ataque. Nivaldo tentou a tabela com Sandro mas Hugo desarmou o lance para os blues.
2 min.: Du avançou e cruzou para Ricca. O camisa 9 não alcançou o lançamento e a bola se perdeu pela linha de fundo.

4 min.: Escanteio, pela esquerda, para o Frigoarnaldo. Chupeta subiu além dos zagueiros e cabeceou com perigo, por sobre o gol de Amarelo.
8 min.: A equipe do Araribá voltou melhor para a segunda etapa. Boa troca de passes no meio campo. Reinaldo Fizin lançou para Ricca que invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou à frente do gol propriamente vazio, sem que ninguém dos azuis a tocasse. Quase saiu o empate do Araribá!

9 min.: Chupeta tocou para Nivaldo. O atacante devolveu-lhe o passe mas o bandeira já havia assinalado a condição de impedimento do camisa nº 8, do Frigoarnaldo.

10 min.: A equipe do presidente José Arnaldo Canarinho segue pressionando no jogo. Odair recebeu o passe e bateu com perigo, rente à trave esquerda do goleiro Amarelo. A torcida do Frigoarnaldo vai à loucura no Mineirão!
11 min.: Investida do time da Pedreira. Após a cobrança de uma falta, Du fez o lançamento para o segundo poste mas os atacantes dos blues não conseguiram alcançar a bola.
13 min.: GOL Quando tudo parecia à crer que a equipe do Araribá atuaria melhor no desenvolver da partida, Sandro foi lá e aumentou o placar no Mineirão. Nivaldo deu o toque para o atacante que invadiu pelo meio da área e tocou com a perna esquerda, na saída de Amarelo. Frigoarnaldo 2X0.

14 min.: Saída rápida do time do Araribá, pela direita. Dudu fez o cruzamento para a área e Cabeça tirou para o time alvirrubro. Contra-ataque do Frigoarnaldo.

16 min.: Após uma longa troca de passes, Nivaldo recebeu e invadiu a área adversária, pelo meio. O atacante tocou na saída do goleiro e a bola saiu à esquerda do gol, raspando a trave.

16 min.: Substituição na equipe do Frigoarnaldo. O técnico Ricardo Roellas tirou a sua carta da manga e lançou, na partida, o jovem atacante Rondinelli. O meia, que lembra muito o estilo dos antigos ponta-direita, entrou na vaga de Juninho, que jogou muito bem.

18 min.: Cartão Vermelho para o becão do Araribá! Nivaldo recebeu a bola e deu uma arrancada para cima da defesa araribarense. O recém contratado da equipe do Guarani, de Divinópolis, saiu costurando por entre três jogadores e só foi parado após receber um surdão do camisa de nº 4, Clayton. O árbitro Walter Charles aplicou o cartão vermelho direto, mandando o zagueiro infrator mais cedo para o chuveiro.

19 min.: Cobrança da falta. Nivaldo bateu de curva, com muito efeito. A bola saiu por sobre o travessão. Amarelo estava no lance.

22 min.: Substituição na equipe do Frigoarnaldo. Entrou Thales, vestimenta de nº 16, no lugar de Serginho, contundido por uma falta recebida em um lance anterior.

23 min.: Substituição, também, na equipe do Araribá. Saiu o atacante Deyvisson para a entrada de Lima, nº 15 dos blues.

24 min.: Alex chutou com perigo contra a meta de Thiago. O goleiro campeão da chave Metropolitana segurou firme, não dando chances para a chegada de Ricca.

26 min.: Novas mudanças nas duas equipes. Pelo Araribá, o técnico Marcinho Pica Fumo optou pela entrada de Luís Fernando, camisa 22, no lugar do lateral direito Dudu. Pelo Frigoarnaldo, Ricardo Roellas decidiu pela saída do também camisa de nº 2, Márcio Baiano. Em seu lugar entrou Jair, vestimenta nº 13.

28 min.: Escanteio para o Frigoarnaldo. Nivaldo cobrou para a área e Thales dominou, chutando com perigo contra o gol do Araribá. Amarelo, bem posicionado, efetuou a defesa. Bom momento do jogador Thales na partida.

30 min.: Pressão dos alvirrubros. Em uma jogada de contra-ataque, o zagueiro Cabeça deu um bico para a frente. Nivaldo dominou e partiu, chutando com bastante perigo à esquerda de Amarelo.

32 min.: Rondinelli recebeu o passe e invadiu pelo meio. Ao se aproximar da área, o atacante perdeu o tempo da bola e o zagueiro Marcinho tirou, aliviando a ameaça na zaga do Araribá.

33 min.: O Frigoarnaldo comandou o jogo. Aconteciam muitas trocas de passes pelo meio campo e o surgimento de jogadas, em velocidade, de muita categoria pelo seu setor ofensivo. Após a cobrança de um escanteio por Nivaldo, Rondinelli dominou e tocou para Odair, que acabou sendo desarmado pela zaga adversária.

34 min.: Odair recebeu o passe e tocou para Jair. O auxiliar de arbitragem viu a condição irregular e assinalou o impedimento do jogador do Frigoarnaldo.

36 min.: O veloz e franzino Rondinelli queria jogo. Falta recebida por ele na entrada da área do Araribá. Sandro cobrou-a na barreira.

39 min.: Substituição no Frigoarnaldo. Deixou o gramado o centroavante Odair para o acesso do camisa de nº 19, Wagner.
41 min.: GOL Com o título propriamente nas mãos, o Frigoarnaldo trocava passes. Rondinelli sofreu a falta e Gilsinho fez a cobrança. A bola acabou sobrando para Wagner, que há pouco havia entrado na partida. O oportunista jogador limpou o lance e bateu, sem chances para Amarelo. Frigoarnaldo 3X0.

43 min.: Com o placar irreversível, o Frigoarnaldo continuou valorizando a posse da bola. Uma excelente atuação de todo o elenco do técnico Ricardo Roellas.

45 min.: Apesar da situação ruim, o Araribá não desistiu. Boa tabela pelo meio campo. Ricca recebeu e tocou para Reinaldo Fizin. O meia avançou e devolveu-lhe a posse da bola. Ao invadir a área, o centroavante foi desarmado pela forte marcação da ótima zaga do Frigoarnaldo.

47 min.: Contra-ataque do Frigoarnaldo. Nivaldo invadiu a área e chutou por sobre o goleiro Amarelo. O arqueiro tocou na bola milagrosamente, salvando aquele que seria o quarto gol da partida e o primeiro de Nivaldo no jogo.
48 min.: Completado o tempo suplementar, sugerido e aplicado pelo árbitro Assunção ao jogo, a equipe do Frigoarnaldo é confirmada como a campeã da 49ª Copa Itatiaia de Futebol Amador. Uma vitória convincente de uma equipe que se portou bem superior tecnicamente que a sua adversária.


Destaques da partida:

O árbitro Walter Charles Assunção Gonçalves é um avaliador que mantém a regularidade em suas atuações no comando das partidas em que gerencia. Presenciei-o arbitrar na disputa entre Portuguesa e Verona, na primeira rodada da Copa, e continuo com a mesma opinião a respeito de sua seriedade e do seu profissionalismo quanto aos critérios utilizados na avaliação imediata de cada lance em jogo.

Walter Assunção foi auxiliado pelos bandeiras Werley Moreira e por Ricardo Vieira, que também atuaram muito bem.

A arbitragem reserva foi composta pelos árbitros Carlos Inácio e Adriano Alves, sendo, o delegado da partida, o senhor Marcos Boneco.


Pelo Frigoarnaldo:Parabéns, novamente, a toda a diretoria e à comissão técnica do Frigoarnaldo pelo excelente trabalho à frente da equipe neste torneio. O time se mostrou ofensivo durante toda a competição, revelando talentos que acabariam ficando ocultos nos campos da várzea mineira.
Desejo ressaltar alguns nomes, não desmerecendo o restante do grupo.
  • O goleiro Thiago atuou muito bem, evitando alguns lances de perigo do ataque do Araribá. Demonstrou tranquilidade durante toda a partida, o que facilitou o bom entrosamento com a sua zaga.
  • Márcio Baiano e o zagueiro Cabeça foram os dois defensores que mais se destacaram no setor. Atuaram com personalidade, impondo um controle rigoroso na marcação aos atacantes do time azul.
  • O volante Gaúcho marcou muito bem na sua posição. Ajudou, em muito, o meio campo dos alvirrubros, com desarmes e toques rápidos para os meias.
  • Odair, Sandro e Rondinelli foram importantíssimos na construção do resultado no placar. Velozes, incomodaram bastante a defesa do campeão de BH.
  • Nivaldo foi o craque do jogo. Jogadas de efeito, arrancadas em velocidade, bom toque de bola (...). Toda a habilidade demonstrada em campo confirmou a expectativa da profissionalização do atleta. Que o goleador tenha muita sorte na equipe do Guarani, de Divinópolis, na disputa do Campeonato Mineiro deste ano.

Pelo Araribá:
  • Amarelo fez várias e importantes defesas. Não teve culpa em nenhum dos gols sofridos, além de evitar uma goleada do time adversário. Merece a atenção, e uma oportunidade em especial, para atuar em alguma equipe profissional e demonstrar o seu potencial como atleta.
  • O lateral Dudu atuou bem. Marcou e saiu para o jogo, auxiliando o ataque quando necessário.
  • Marcinho fez o que pode na zaga do Araribá. O ataque quase sempre implacável do Frigoarnaldo não o deixou atuar melhor na partida, impossibilitando-o nas investidas ao campo adversário.
  • Reinaldo Fizin, Gargamel e Toninho atuaram modestamente no meio campo. O setor adversário conseguiu mantê-los mais na marcação do que na criação de jogadas de ataque.
  • Hugo, Du e Alex entraram mas pouco puderam fazer para tentar mudar o placar da partida. Atuaram com muita disposição e uma pegada mais forte, o que incluiu um cartão amarelo desnecessário recebido pelo lateral esquerdo Hugo.
  • Ricca tentou mas não conseguiu superar a marcação rígida sobre ele. Correu bastante e merecia deixar o seu nome na partida.

O troféu de vice-campeão geral foi entregue ao capitão Renatinho, da equipe do Araribá, pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.
O troféu de campeão da 49º Copa Itatiaia foi entregue aos representantes da equipe do Frigoarnaldo pela prefeita da cidade de Contagem, Marília Campos.

A Prefeitura de Contagem é uma das parcerias firmadas com sucesso, pelo presidente Canarinho, para a disputa da competição.

Parabéns à ilustre alcaide pelo incentivo ao futebol amador de sua cidade. (CS)


Ficha do jogo Frigoarnaldo 3 X 0 Araribá - 6ª rodada - finalíssima

Local: Estádio Governador Magalhães Pinto - Mineirão

Horário: 16:00 horas - 17 de janeiro, domingo

Arbitragem: Walter Charles Assunção Gonçalves
Werley Moreira
Ricardo Vieira
Carlos Inácio e Adriano Alves

delegado da partida: Marcos Boneco

Frigoarnaldo: Thiago; Márcio Baiano (Jair), Cabeça, Gilsinho e Serginho (Thales); Gaúcho, Juninho (Rondinelli), Chupeta e Nivaldo; Odair (Wagner) e Sandro. Técnico: Ricardo Roellas

Araribá: Amarelo; Dudu (Luís Fernando), Marcinho, Clayton e Renatinho (Hugo); Gargamel, Reinaldo Fizin, Toninho (Du) e Filipe (Alex); Ricca e Deyvisson (Lima). Técnicos: Marcinho Pica Fumo e Sapeca

Gols: Odair (F) aos 10 min. do 1º Tempo / Sandro (F) aos 10 min. e Wagner (F) aos 41 min. do 2º Tempo
Cartão amarelo: Hugo (A)
Cartão vermelho: Clayton (A)


Galeria de imagens



Leia mais com o jornalista Frank Martins no blog oficial da Copa Itatiaia

Colaboração: Claudinei Souza

Nenhum comentário: