quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Balanço português

Uma pesquisa foi realizada sobre o balanço financeiro dos três principais clubes portugueses de 2001 até 2009. Os resultados comprovam que o mercado português se tornou muito mais vendedor que comprador. O FC Porto obteve um belo lucro apenas com negociações de jogadores, enquanto que o Benfica teve um pequeno prejuízo nas compras e vendas de atletas. Vamos aos números:

FC PORTO
Os "dragões" movimentaram bastante o mercado português. As cifras obtidas a partir das vendas de jogadores são quase seis maiores que seus rivais locais. O total gasto pelo clube é de 150 milhões de euros e as vendas, no mesmo período, totalizaram 340,6milhões de euros. O lucro obtido, repito, apenas com negociações de jogadores de 2001até 2009 foi de 190,6 milhões de euros.
Na temporada de 2004/05 o FC PORTO investiu 29,6 milhões de euros e vendeu 81,8 milhões de euros. As transações mais caras envolveram o zagueiro Ricardo Carvalho, que foi para o Chelsea por 30 milhões de euros. Os blues compraram também Paulo Ferreira por 20 milhões de euros. O brasileiro/português Deco foi vendido por 16 milhões de euros para o Barcelona. Entretanto, a venda de Anderson para o Manchester United é a mais cara de todas. Ele foi vendido por 31,5 milhões de euros.
As aquisições mais caras foram:
Lucho Gonzáles - 10,2 milhões de euros
Benni Mccarth - 7,8 milhões de euros
Diego - 7 milhões de euros
Cristian Rodriguez - 7 milhões de euros.

SPORTING LISBOA

O time do brasileiro Liedson, o "levezinho", obteve um lucro total na venda e compra de jogadores de 32,7 milhões de euros. Cerca de seis vezes menos que o Porto.
As vendas totalizaram 87,9 milhões e as compras foram de 55,2 milhões de euros.
O ano do último título (2001) foi o ano que o clube mais gastou. Os "leões" investiram 10,8 milhões de euros.
2007/08 foi a maior fase de vendas. O clube vendeu 30,3 milhões de euros, foi neste período que Nani se transferiu para o Manchester United por 25,5 milhões de euros. Como curiosidade, a venda de Nani foi quase 10 milhões mais cara que a venda de Cristiano Ronaldo em 2003 (16 milhões de euros).
Os maiores investimentos dos "leões" foram:
Rodrigo Tello - 7 milhões de euros - chileno.
Jardel - 5,5 milhões de euros.

BENFICA

Os encarnados tiveram um saldo negativo no período de grandes lucros dos seus rivais. O Benfica vendeu 107 milhões de euros e comprou 138,4 milhões de euros. Um balanço negativo de 31,4 milhões de euros.
O maior investimento foi na temporada 07/08 - 34,5 milhões de euros.
A temporada com vendas mais volumosas foi a mesma (07/08) - 42,2 milhões de euros.
Outra coincidência, só que não no período e sim no atleta, envolve Simão Sabrosa.
Simão foi o atleta mais caro comprado e o mais caro a ser vendido. Em 2001/02 o clube desembolsou 12 milhões de euros por ele. Na temporada 07/08 ele foi negociado junto ao Atlético de Madri por 20 milhões de euros. O paraguaio Óscar Cardozo também representou uma aquisição das mais salgadas - 11,2 milhões de euros.

O número que mais assusta é o de jogadores envolvidos em negociações. Foram vendidos pelos três gigantes portugueses 79 jogadores, no entanto, os mesmo três grandes compraram 290 jogadores. Muitos deles foram dispensados sem qualquer tipo de contra partida financeira.

Podemos tirar algumas conclusões do balanção português:
O mercado é muito atraente para os outros grandes centros europeus. Portugal se tornou uma bela prova de fogo para os atletas. Caso o jogador se dê bem lá fatalmente ele rumará para um outro mercado na Europa.
O Porto é um grande negociador. Os dragões não estão querendo ganhar Liga do Campeões, Mundial, etc, o que importa é a soberania local. Através dela o mercado olha melhor para eles e eles fazem vendas, lucros.
Todo cuidado é pouco com o Benfica. O prejuízo nas negociações de jogadores pode indicar má gestão. Na hora de negociar vale a pena esperar o Porto.

2 comentários:

Breiller Pires disse...

Portugal tem se tornado, cada vez mais, um mercado deveras atrativo. Mas com uma taxa de rejeição muito alta também.

O jogador que chega e não se adapta logo acaba ficando sem espaço, não tem uma segunda chance. A exigência é alta, a paciência, curtíssima. Tanto de torcedores quanto de dirigentes. Mas os sul-americanos têm se dado bem por lá: Hulk, Luisão, David Luiz, Falcão García, Ramires... Só falta mesmo o Keirrison engrenar.

Blog do Marra disse...

Olá, Breiller!
Sempre vai depender do talento do jogador, entretanto, de um tempo para cá é sabido que o empresário também bate um bolão!
Abraço.
Mário Marra